Estilos Arquitetônicos – Conheça os tipos e suas características!

O que são Estilos Arquitetônicos?

Estilos Arquitetônicos, no escopo do Projeto de Arquitetura Residencial, são definidos pelo conjunto de características relacionadas à construção, acabamento e decoração das edificações, como tipo de cobertura, desenho da fachada, revestimentos, disposição estrutural, elementos decorativos e mobiliário.

Estilos Arquitetônicos Moderno e Rústico Combinados
Combinação dos Estilos Arquitetônicos Moderno e Rústico

Normalmente o estilo arquitetônico reflete o gosto pessoal dos usuários/proprietário, porém, visto que está diretamente relacionado ao custo e funcionalidade dos ambientes, é necessário analisar o espaço e orçamento disponível antes da definição do estilo, garantindo assim o alinhamento dos conceitos projetados conforme o local físico, buscando proporcionar harmonia e conforto ao ambiente, além de garantir a viabilidade do projeto.

Abaixo são apresentados alguns dos mais usuais estilos arquitetônicos residenciais.

Estilo Clássico

A arquitetura estilo clássico dispõe de aparência mais tradicional, remetendo à arquitetura do seu local de origem, a Grécia Antiga.

Arquitetura Estilo Clássico

O estilo clássico relaciona o uso de colunas redondas, detalhamentos simétricos em alto relevo e fachadas impressionantes no tamanho, aliado ao posicionamento dos elementos que proporcionam amplitude nos espaços internos.

Elementos

  • Colunas
  • Arcos
  • Molduras
  • Afrescos
  • Móveis Antigos
  • Esculturas

Estilo Mediterrâneo

Inspirada em casas de região litorânea, a arquitetura mediterrânea possui forte influência da Espanha, Itália e Grécia. As cores representativas são claras, normalmente em tons de verde e azul, que visam transmitir a sensação climática da região.

Arquitetura Estilo Mediterrâneo

É um estilo muito adepto ao uso de materiais naturais, proporcionando um aspecto rústico e despoluído. Além disso, os ambientes são amplos e costumam apresentar terraços ou beirais harmonizados decorados com elementos específicos como peças de ferro forjado e portas grandes.

Elementos

Estilo Tropical

Classificado como o melhor estilo para ser utilizado no Brasil, é uma arquitetura que valoriza a fauna e preza pelo paisagismo com utilização de materiais naturais. Elementos de bambu, palha, plantas e jardins são muito utilizados nas composições dos espaços.

Arquitetura Estilo Tropical

O uso de cores quentes junto a estampas também é um aspecto marcante e altamente indicado para proporcionar um ambiente alegre e confortável, desde que haja iluminação e ventilação favoráveis.

Elementos

  • Pisos de Madeira
  • Cores Vivas
  • Grandes Janelas
  • Mobília de Rattan ou Vime

Estilo Colonial

O estilo colonial surgiu no período de mesmo nome, sob influência das correntes existentes na Europa, diferenciando-se pela necessidade de adaptação às condições locais, como insumo e mão de obra.

Arquitetura Estilo Colonial

A arquitetura colonial é caracterizada principalmente pela construção de casas e sobrados de forma padronizada, aliado a uma boa iluminação e decorações tradicionais. O telhado desse tipo de arquitetura é tipicamente aparente, assim como as colunas da área externa; as janelas são de vidro do tipo veneziana com acabamento em madeira.

Elementos

  • Cores Sóbrias
  • Móveis de Madeira Escura
  • Cortinas Pesadas
  • Pisos de Madeira
  • Decoração de Cobre ou Bronze

Estilo Moderno

Originado no movimento modernista, o qual prezava pelo rompimento com o tradicionalismo da época através de ideais de vanguarda, trata-se de um estilo arquitetônico que resulta em construções surpreendentes utilizando somente itens simples.

Arquitetura Estilo Moderno

A arquitetura moderna é composta por formas geométricas e estrutura independente, além de plantas livres e pilotis que possibilitam a reorganização dos ambientes e espaços amplos, trazendo maior liberdade ao Projeto Arquitetônico. O uso de vidro e integração com a natureza também são elementos marcantes e característicos do estilo.

Elementos

Estilo Minimalista

A adoção do minimalismo na arquitetura é uma tendência nova tida por muitos como uma atualização do estilo moderno. Sua definição pode ser dada através do conceito “menos é mais”, que incentiva o desapego de coisas desnecessárias com a utilização de poucos elementos aliado a um maior investimento na disposição dos espaços e cores.

Arquitetura Estilo Minimalista

Assim, o estilo minimalista tem como características o uso de geometrias suaves, linhas retas, cores claras e simplicidade do ambiente, excluindo ao máximo elementos de decoração. Além disso, o aproveitamento da iluminação é muito importante, assim como a necessidade de móveis multiuso, como estantes dobráveis e pequenos armários.

Elementos

  • Linhas Simples
  • Mínimo de Mobília
  • Cores Claras e Neutras
  • Objetos Funcionais

Estilo Rústico

O estilo rústico tem como principal fonte de inspiração os elementos da natureza, como madeiras e pedras, que faz com que seja associado a casas de campos e um modo de vida rural tranquilo.

Arquitetura Estilo Rústico

As principais características presentes nesse estilo variam desde aplicação de texturas até inserção de pedras naturais em formato de mosaicos na fachada, que proporcionam uma iluminação quente e amena.

Elementos

Estilo Industrial

Considerado uma manifestação cultural que promove o reaproveitamento e menor custo, o estilo industrial promove a praticidade alternando entre o rústico e o moderno.

Arquitetura Estilo Industrial

Com ausência de forros e revestimentos, a estrutura aparente e acabamentos foscos marcam presença no estilo industrial, assim como instalações hidráulicas e elétricas visíveis, espaços sem divisórias e utilização de elementos metálicos.

Elementos

Estilo Americano

Dispostas no meio do terreno, residências de arquitetura americana apresentam o aspecto de jardim integrado e usualmente não possuem muros altos ou próximos à residência. Outra característica marcante é o telhado pontiagudo com telhas shingle e a existência de porões.

Arquitetura Estilo Americano

Sua caracterização inicia-se pela planta, a qual prioriza espaços abertos e integração entre os ambientes de socialização, promovendo assim uma maior entrada de iluminação natural. As cores utilizadas normalmente são de tonalidade clara como os tons pastel, cinza e branco.

Elementos

  • Piso de Madeira
  • Móveis Grandes e Confortáveis
  • Cores Claras e Acolhedoras
  • Janelas Amplas
  • Iluminação Cênica