Revestimentos de Parede – Tipos e Dicas

O que são Revestimentos de Parede?

Os revestimentos de parede tem a função de preservar a construção, decorar e melhorar o isolamento térmico e acústico. A etapa de revestimento é uma das que mais sofre com a falta de planejamento da obra, pois é uma das últimas a ser executada e com alto custo, o que a torna um alvo fácil para o corte de gastos.

Revestimentos de Parede

Por isso, é essencial que seja feito um quantitativo e orçamento dos materiais que serão usados na obra. A economia não planejada com revestimentos aumenta o gasto com eletricidade e pode causar patologias na edificação.

Os revestimentos devem ser definidos no Projeto Arquitetônico e especificados no Memorial Descritivo, pois possuem grande influência no conforto térmico e acústico da edificação. Este artigo tem como objetivo apresentar as diferentes opções de revestimentos disponíveis no mercado.

Argamassa Cimentícia

A argamassa utilizada para revestimento de paredes pode ser dosada em obra ou industrializada, assim como a argamassa para assentamento de alvenaria. Usualmente a argamassa serve como base para outras camadas de revestimentos como tinta, textura e cerâmica.

Porém, quando bem executada, é possível utilizar a argamassa como camada final, tomando os devidos cuidados com sua impermeabilização, usando o traço correto e aditivos impermeabilizantes.

Chapisco

O chapisco é um revestimento de base utilizado para tornar a superfície mais rugosa e melhorar a aderência da camada seguinte. É utilizado principalmente em tijolos cerâmicos e blocos de concreto. O traço para chapisco é 1:3 ou 1:4 (cimento:areia) em volume de materiais. Ambos traços são indicados pela SINAPI, cabendo ao projetista escolher a melhor solução.

Chapisco Rolado

De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 28 dias após a execução da estrutura de concreto armado, ou alvenaria armada, para aplicar o chapisco.

Emboço

O emboço é a camada responsável por nivelar a parede e pode ser usado também como revestimento final e até mesmo como massa única, desde que bem executado. O traço para emboço indicado pela SINAPI é o 1:2:8 (cimento:cal:areia) em volume de materiais. Quando aplicado em paredes externas ou locais úmidos, o ideal é que se utilize aditivos impermeabilizantes para melhorar o desempenho da argamassa.

Acabamento com Emboço em Massa Única

De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 3 dias após a execução do chapisco para aplicar o emboço, podendo ser reduzido para 2 dias em climas secos e quentes (acima de 30º).

Reboco

#construcãocivil #pedreiro #arquitetura #engenharia Como fazer reboco de massa fina.

O reboco, quando necessário, é utilizado para corrigir imperfeições do emboço e dar o acabamento final da parede. Esse revestimento pode ser dispensado quando certos tipos de acabamentos são utilizados, como a cerâmica e porcelanato, pois as imperfeições serão preenchidas pela argamassa colante.

De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 21 dias após a execução do emboço para aplicar o reboco e 21 dias após execução do reboco para aplicação de acabamento posterior.

Gesso

O acabamento de gesso é uma opção mais barata para revestimento, porém com menor resistência e durabilidade. É indicado apenas para locais bem arejados, sem exposição ao sol e sem umidade. A indicação é que a camada não ultrapasse os 5mm de espessura pois pode haver descolamento.

Reboco de Gesso

Apesar do custo reduzido, o revestimento com argamassa de gesso requer maior número de manutenções, quando comparado ao reboco com argamassa cimentícia, devido ao aparecimento de fissuras e desgaste.

Massa Niveladora

Também conhecida como Massa Corrida, indicada para áreas internas e secas, e Massa Acrílica, indicada para áreas externas e internas úmidas, tem como função corrigir os desníveis da alvenaria após a aplicação do reboco. Também pode ser usada em substituição ao reboco.

Tintas

A tinta é um dos revestimentos de parede mais utilizados para acabamento devido à grande variedade de cores, proteção e facilidade de aplicação. Em função da grande quantidade de opções, é quase impossível estabelecer um critério para comparar o custo de cada uma. Como regra geral, quanto maior o rendimento, durabilidade e brilho, mais cara será a tinta.

Pintando Parede

As tintas podem ser classificadas de diversas maneiras, sendo a mais comum pela sua composição, pois define o local onde podem ser aplicadas. Outra maneira é pela sua qualidade, geralmente divididas em econômica, standard e premium; de acordo com a NBR 15079.

Há ainda a diferenciação no brilho das tintas, que podem ser fosca, semibrilhante, acetinada e brilhante; e também na base utilizada para diluição, que pode ser em água ou solvente.

Tinta Látex

A tinta látex, também chamada PVA ou Látex PVA, é indicada para ambientes internos e secos, pois possui um alto rendimento, baixo custo e baixa resistência à umidade. O nome PVA vem da substância contida na tinta, o Acetato de Polivinila.

Principais Características

  • Indicada para Uso Interno em Áreas Secas
  • Secagem Rápida
  • Alto Rendimento
  • Baixo Custo
  • Difícil de Limpar
  • Nenhuma Resistência à Chuva e Umidade
  • Opções de Brilho: Fosco
  • Pode ser aplicada em: Alvenaria, Argamassa e Concreto

Tinta Acrílica

A tinta acrílica possui maior durabilidade, quando comparada à tinta PVA, e é impermeável. Além disso, a tinta acrílica é mais resistente às ações da chuva, umidade e sol, tornando a escolha ideal para revestimento de paredes externas e em locais úmidos.

Além de mais resistente, a tinta acrílica ainda conta com mais opções de brilho. Outra vantagem é sua lavabilidade, que permite higienizar o ambiente com mais facilidade, sendo indicada para hospitais e outros ambientes que necessitem de limpeza constante.

Principais Características

  • Indicada para Uso Externo e Interno em Áreas Molhadas
  • Secagem Rápida
  • Lavável
  • Durável
  • Impermeável
  • Opções de Brilho: Fosco, Semibrilho e Acetinado
  • Pode ser aplicada em: Alvenaria, Argamassa e Concreto

Tinta Esmalte

A tinta esmalte, também chamada de esmalte sintético, é a opção indicada para pintar superfícies metálicas e de madeira. Sua principal característica é a película formada após secagem, sendo possível “puxar” a tinta. Pode ser encontrada à base de água e solvente.

Principais Características

  • Forma Película Protetora
  • Lavável
  • Durável
  • Impermeável
  • Anticorrosiva
  • Opções de Brilho: Fosco, Semibrilho, Acetinado
  • Pode ser aplicada em: Madeira e Metal

Tinta Epóxi

A tinta epóxi é considerada a “top de linha” pela sua durabilidade e resistência ao ataque de químicos, proteção contra corrosão e brilho. Esta tinta é indicada para indústrias, locais com alta agressividade ambiental e locais com alta movimentação de pessoas e automóveis. Também pode ser usada em substituição à cerâmica, com o devido preparo da argamassa da base.

Principais Características

  • Resistente a Ataques Químicos
  • Resistente a Abrasão
  • Forma Película Protetora
  • Lavável
  • Durável
  • Impermeável
  • Anticorrosiva
  • Opções de Brilho: Semibrilho, Acetinado e Brilhante
  • Pode ser aplicada em: Qualquer Superfície

Textura

Parede com Textura

A textura é aplicada de forma semelhante às tintas e também possui diversas opções de composição, base e qualidade. Para escolher a textura adequada basta seguir as indicações dos diferentes tipos de tinta. A textura pode ser utilizada para personalizar o ambiente com formas únicas e fugir da simplicidade. Também é útil para esconder imperfeições da alvenaria.

Grafiato

Parede com Grafiato
Parede com Grafiato

O grafiato tem função exclusivamente decorativa e é semelhante à textura, porém se diferencia pelos grãos de areia presentes em sua composição, que criam ranhuras no acabamento.

Cerâmica

Parede com Cerâmica
Parede com Cerâmica (ou Porcelanato)

A cerâmica é o revestimento mais utilizado em áreas úmidas como banheiro, cozinha e lavanderia. Sua principal característica é a impermeabilidade, que impede a infiltração de água na alvenaria e a protege da umidade. Possui o melhor custo/benefício quando comparado às outras opções de revestimentos impermeabilizantes.

Porcelanato

Diferença entre porcelanato e cerâmica

O porcelanato é a versão mais “chique” da cerâmica e possui maior durabilidade, acabamento mais brilhante e homogêneo, maior resistência a impacto, é totalmente impermeável e, por conta disso, também é muito mais cara, chegando a custar cerca de 5x o valor da cerâmica.

Vidro

Revestimento de Vidro
Parede Revestida com Vidro

Assim como a cerâmica e o porcelanato, o vidro pode ser utilizado para proteger uma superfície devido sua impermeabilidade, mas sem a necessidade de escondê-la graças à sua transparência. É indicado que se utilize vidro temperado e, de preferência, com película protetora para evitar maiores danos em caso de acidente.

Pastilha

Parede com Pastilhas
Parede com Pastilhas

As pastilhas são como pequenas “cerâmicas” utilizadas para decorar e proteger a superfície. Sua aplicação, impermeabilidade e durabilidade variam de acordo com o material com que são feitas. Existem opções de pastilhas de vidro, cerâmica, porcelanato, mármore, pedras, entre outras.

Resina

A resina é utilizada para impermeabilização de superfícies porosas sem alterar seu aspecto original. É bastante utilizada em paredes de alvenaria exposta e concreto aparente. As opções mais comuns são as Resina Acrílica e Resina Epóxi, sendo a última indicada para ambientes mais agressivos.

Tijolo com Resina
Tijolo com Resina

As resinas são essenciais para manter a alvenaria protegida e aumentar seu tempo de vida. Além da proteção, sua aplicação dará mais brilho à superfície, deixando o ambiente ainda mais bonito.

Verniz

O verniz tem a mesma função da resina, porém é indicado para aplicação em madeira. Pode ser utilizado em pisos, portas, móveis ou qualquer material de madeira que seja interessante aumentar sua proteção e brilho.

Papel de Parede

Os papéis de parede são revestimentos simples e com uma infinidade de opções de cores e desenhos, sendo possível imitar o visual de todos os outros tipos de revestimentos e até mesmo utilizar desenhos encontrados na internet ou de autoria própria.

Papel de Parede Rei Leão
Já pensou o trabalho e custo para desenhar direto na parede?

Assim como as tintas, existem diferentes tipos de papéis de parede que são indicados de acordo com a necessidade. Há ainda papéis de parede com preenchimentos em alto relevo e veludo, que dão um aspecto diferente ao material.

  • Tradicional: Uso interno em áreas secas e sem muita circulação.
  • Vinílico: Uso em áreas úmidas ou que seja necessário limpeza constante.
  • Tecido Não Tecido (TNT): Semelhante ao vinílico, porém com aspecto de tecido.

Referências e Normas

  • Normas Técnicas
    • NBR 7200 – Execução de Revestimento de Paredes e Tetos de Argamassas Inorgânicas – Procedimento
    • NBR 15079- Tintas para Construção Civil – Especificação dos Requisitos Mínimos de Desempenho de Tinta Látex nas Cores Claras
  • Cartilha de Tintas Imobiliárias – SINDUSCON-MG

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065