Platibanda – Elementos, Imagens e Dicas

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:06/11/2022

O que é Platibanda?

A platibanda é uma extensão da parede externa das edificações que normalmente é utilizada para esconder o telhado. Esse elemento é utilizado nos telhados embutidos e terraços, onde o prolongamento cria uma moldura no topo da edificação.

A utilização do elemento deve ser planejada durante o desenvolvimento do Projeto Arquitetônico e ser compatível com as soluções adotadas para a cobertura, como tipo de telha, inclinação do telhado, madeiramento, escoamento pluvial e impermeabilização.

Casa de Alto Padrão com Platibanda
Casa de Alto Padrão com Platibanda

A principal finalidade do uso da platibanda é criar uma fachada com linhas retas, por isso é um elemento muito utilizado na arquitetura moderna.

Para conhecer outros elementos utilizados em fachadas de casas modernas, veja o artigo: Fachadas Modernas – Elementos, Imagens e Dicas

Tipos de Platibanda

Geralmente a platibanda é construída com o mesmo material utilizado nas paredes externas da edificação. No Brasil, na maioria das vezes as casas são construídas em alvenaria de tijolos, blocos de cerâmicos ou blocos de concreto.

Platibanda de Alvenaria com Pilares para Travamento
Platibanda de Alvenaria com Pilares para Travamento

Há também construções onde são utilizadas platibandas metálicas, que possuem sua estrutura e revestimento feitos em metal. Essas platibandas são mais usadas em edificações comerciais.

Platibanda Metálica
Platibanda Metálica

Tem-se ainda o uso de pré-moldados, como a platibanda com placas cimentícias, que acompanha o restante da vedação.

Platibanda com Placa Cimentícia
Platibanda com Placa Cimentícia

O acabamento da platibanda pode ser executado com diversos materiais, como: tinta, textura, cerâmica, pedras naturais, metais, entre outros.

Para conhecer os diferentes tipos de revestimentos veja o artigo: Revestimentos de Parede – Tipos de Dicas

Platibanda com Beiral

Apesar de serem muito confundidos, e até mesmo usados como sinônimos, a platibanda e o beiral são elementos distintos. O beiral é uma solução diversa à platibanda e é caracterizado por ser uma continuação da cobertura.

Esse equívoco ocorre pelo fato de algumas platibandas possuírem um avanço em relação à parede.

Beiral com Platibanda
Beiral com Platibanda

Este avanço é feito com o intuito de proteger a fachada ou ambiente da incidência do sol e da água da chuva. É possível definir a platibanda como uma estrutura vertical, enquanto o beiral é uma estrutura horizontal.

Elementos da Platibanda

Para impedir o surgimento de patologias construtivas em decorrência do uso da platibanda, é preciso incluir alguns elementos de proteção contra infiltrações e vazamentos.

A parte superior da platibanda deve receber um acabamento denominado coroamento ou pingadeira; na junção entre o telhado e a platibanda, na direção de caimento, tem-se os rufos e nos pontos baixos estão as calhas, para a captação da água da chuva.

Elementos de Cobertura com Telhado e Platibanda
Elementos de Cobertura com Telhado e Platibanda

O coroamento no topo da platibanda é utilizado tanto para proteção quanto por questões estéticas. Deve ser executado com leve inclinação para o telhado, a fim de evitar possíveis infiltrações e manchas provocadas pelo escoamento de água na parede, que podem gerar um efeito visual desagradável na fachada da construção.

Os rufos são responsáveis pela proteção entre a parede e o telhado no sentido de escoamento da água, evitando infiltrações e vazamentos que possam chegar à laje.

A calha da platibanda é fabricada sob medida e caso seu dimensionamento não seja feito corretamente, ou não seja feita manutenção de acordo com o planejamento, o escoamento da água pode ficar comprometido, gerando infiltrações e ocorrência de mofo.

Nas lajes dos terraços também deve haver uma impermeabilização, que se estende do contrapiso até parte da platibanda, ficando recoberta pelo emboço.

Telhamento

Como se trata de um modelo construtivo que esconde a cobertura, não há necessidade de telhas com apelo estético. Isso faz com que as mais utilizadas nesse tipo de cobertura sejam as telhas metálicas e telhas de fibrocimento.

A estrutura para estes tipos de telhas torna o sistema mais simples e leve, quando comparado com as estruturas compostas por tesouras, terças, ripas e caibros dos telhados tradicionais. Além do madeiramento, também há a possibilidade do uso de estruturas metálicas, incluindo ligas de galvalume.

A inclinação dos telhados com platibanda é menor que dos telhados tradicionais, tendo em vista o tipo de telha utilizado. No entanto, o espaço interno entre a laje e o telhado fica restrito, dificultando a manutenção do local, caso não seja previsto acesso especial, e impossibilitando colocação de caixa d’água sob a cobertura.

Uma das soluções mais utilizadas em residências é a construção de um compartimento à parte, em função da facilidade de execução e integração com o design da construção.

Compartimento para Caixa D'Água
Compartimento para Caixa D’Água

Altura da Platibanda

A altura da platibanda deve ser suficiente para cobrir as telhas, devendo ser igual ou maior ao ponto mais alto da cobertura. Dentre as telhas citadas, a inclinação mínima entre elas é de 10%. Isso significa que em um vão de quatro metros, a altura do telhado será de aproximadamente 40 centímetros (sem considerar o madeiramento).

A platibanda deve ter uma altura de pelo menos 5 cm acima do acabamento final do telhado (considerando o madeiramento), para evitar problemas de execução. No caso dos terraços, por ter fácil acesso de pessoas, a platibanda deve medir pelo menos 1,5 m, para garantir a segurança.

Vantagens e Desvantagens da Platibanda

Uma grande vantagem da platibanda é o resultado estético que ela oferece às fachadas das construções, principalmente se o desejo é por uma arquitetura moderna. A variedade de acabamentos também favorece sua utilização, podendo integrar a platibanda à fachada ou então destacá-la.

Outra vantagem é a economia, pois além de possibilitar o uso de telhas de baixo custo, a simplicidade estrutural da cobertura reduz a quantidade de material utilizado, tempo de execução e, consequentemente, os gastos.

No entanto, a mão de obra especializada é imprescindível na execução da platibanda e na colocação das calhas, visto que há uma tendência maior a infiltrações e umidade.

Outro fator importante é a manutenção, que deve ser realizada de acordo com o desgaste dos materiais e também para limpeza das calhas, a fim de evitar empoçamento o da água.

Dicas

Apesar da platibanda parecer inviabilizar o sombreamento da fachada, a disposição dos elementos pode ser a solução. Como mostrado na imagem abaixo, as paredes recuadas podem formar facilmente uma área de varanda.

Fachada Moderna com Platibanda e Volumetria
Fachada Moderna com Platibanda e Volumetria

Esse modelo de cobertura produz uma fachada com estilo moderno e sóbrio, sendo comum o uso de cores como o branco, cinza e bege.

Fachada Moderna e Minimalista
Fachada Moderna e Minimalista

A platibanda também pode ter traços curvos, aumentando a elegância e beleza da edificação.

Platibanda com Curvas
Platibanda com Curvas

As edificações de menor porte também se beneficiam com o uso do elemento, ganhando um ar de modernidade e luxo.

Fachada Simples com Platibanda e Volumetria
Fachada Simples com Platibanda e Volumetria

Referências