Escada Cascata – Definição e Vantagens

O que é Escada Cascata?

Escada cascata, também conhecida como escada plissada, é um modelo de escada com estrutura diferenciada, com seus degraus engastados entre si, faz com que sua parte inferior apresente forma igual ao da sua parte superior. O design traz uma sensação de eficiência e modernismo, dando impressão de que o elemento foi esculpido, consequentemente, mais espaçoso e mais leve.

Escada Cascata ou Plissada

Características

Escadas do tipo cascata podem ser construídas em estrutura de concreto armado, metálica ou de madeira. Além disso, é grande a variedade de acabamentos possíveis, podendo ser: vidro, granito, mármore, inox, mdf, madeira, alumínio e afins.

Trata-se de um modelo possível de ser moldada in loco, construída durante a obra, ou pré-moldada, sendo necessário somente a colocação no local previsto. Para ambas hipóteses existem empresas especializadas no serviço, desde a execução até a implantação.

Os formatos aplicáveis a esse tipo de escada são:

  • Formato I: A escada é dada numa linha reta sem nenhuma mudança de direção, podendo apresentar um ou mais lanços;
  • Formato U: Escada com patamar destinado a mudança de direção de valor igual a 180º;
  • Formato L: Inicialmente de formato reto com posterior mudança no patamar, de direção igual à 90º.

Dimensionamento

Inicialmente, o projetista responsável deve se atentar ao espaço disponível e a preferência do cliente pelo tipo e formato da escada, optando pelo resultado mais viável diante do ambiente disponibilizado.

Quanto ao seu dimensionamento, de forma idêntica aos demais tipos de escada, utiliza-se a Fórmula de Blondel para determinação da largura do piso em função da altura adotada para o espelho, que segundo a NBR 9077:2001 deve estar situada entre 16 a 18 cm em situações normais, podendo haver exceções em função do tipo de ocupação.

É importante, necessariamente nessa etapa, considerar as regulamentações existentes para adequações de acessibilidade dado pela NBR 9050 e pelas normas e regulamentações municipais e estaduais, e realizar as modificações pertinentes quando necessário.

Todavia, referente ao projeto estrutural, escadas cascatas necessitam de um cálculo totalmente diferente do utilizado para escadas convencionais, exigindo cuidados técnicos e específicos para assegurar sua funcionalidade devido a necessidade de maior tempo para execução para montagem das fôrmas e armação.

Quando as escadas cascatas são armadas longitudinalmente, é necessário que a mesma seja considerada como uma viga de eixo não reto para fins de cálculo, diferenciando-se de situações em que a armação é feita transversalmente onde os pisos dos degraus são considerados como lajes e os espelhos como vigas.

Escada Cascata
Escada Cascata

Vantagens

Escadas cascatas proporcionam uma estética mais agradável aos usuários, além da disponibilização de espaço, possibilitando a implantação de um novo ambiente sob a escada, como dispensa, bares, sala de jantar, pequeno espaço para interação e similares.

Desvantagens

Diante dos demais tipos de escada, escadas cascatas são extremamente desvantajosas quanto ao seu custo, devido ao seu maior consumo de madeira e aço para execução de sua armadura, exigindo um maior investimento financeiro e disposição de tempo para execução da estrutura.

Referências

Atualmente no Brasil, escadas são estruturas que não apresentam normas e regulamentações específicas quanto ao seu projeto, dimensionamento e execução, todavia são amparadas pelas seguintes Normas Técnicas:

  • NBR 9077 – Saídas de Emergência em Edifícios
  • NBR 9050 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos
  • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento

Além disso, escadas do tipo cascatas não apresentam uma grande quantidade de bibliografias relevantes, tornando escassas as informações mais específicas sobre essa estrutura, deixando a critério do projetista adotar os melhores parâmetros baseado nas normas e cálculo estruturais.