Tipos de Telhas

Importância das Telhas

Ao planejar uma casa, um dos pontos que mais gera dúvidas é a escolha do tipo de telha. É muito comum, até mesmo para os profissionais da construção civil, a indecisão na hora de escolher a telha ideal. A escolha deve ser feita durante a elaboração do Projeto Arquitetônico e detalhada no Memorial Descritivo.

Esse questionamento não é à toa, e nem sua resposta tão simples. Cada tipo de material apresenta um comportamento e pode ser indicado ou não para uso a depender do tipo de cobertura e das características do meio, como temperatura média, tempo de insolação, relevo, vento, precipitação de chuva, entre outras.

Além disso, a telha é um dos elementos com maior impacto no conforto térmico, isolamento acústico e eficiência energética de uma edificação. A escolha correta pode reduzir muito o consumo de energia elétrica durante a vida útil do imóvel.

Veremos os tipos de telhas presentes no mercado brasileiro, principalmente as que possuem normatização segundo a ABNT, para que seja possível fazer a escolha mais econômica e correta para sua obra.

Telhas Cerâmicas

São telhas muito utilizadas no Brasil devido a sua herança colonial. Possuem formatos variados e podem adquirir novas características com aplicação de silicone, acabamento liso, resinas e pinturas.

Telha Cerâmica
Telha Cerâmica

É uma telha considerada pesada, quando comparada às telhas de fibrocimento e metálicas, necessitando uma estrutura de apoio mais robusta e, portanto, mais cara. Sua inclinação mínima varia de acordo com o tipo e comprimento do telhado.

São telhas indicadas para quem busca um maior isolamento térmico, podendo ser melhorado com uso de pinturas claras e sistemas de isolamento.

Telhas de Concreto

A telha de concreto é um tipo de telha composta por cimento, agregado e, opcionalmente, aditivos e pigmentos;  normalmente possui formato retangular e perfil ondulado. Sua principal vantagem em relação a outros materiais é a durabilidade.

Telha de Concreto
Telha de Concreto

Podem ser utilizadas com inclinações entre 17º e 65º possuem alta resistência, durabilidade e são ideais para o isolamento acústico da cobertura.

Telhas de Fibrocimento

As telhas de fibrocimento são telhas mais leves, com inclinações na ordem de 15%, considerada baixa em relação às de cerâmica e concreto. Graças ao peso reduzido requer uma estrutura de apoio mais simplificada e portanto mais barata.

Telha de Fibrocimento
Telha de Fibrocimento

Não proporcionam um bom isolamento térmico, por isso é indicado a construção conjunta de um forro para melhorar o isolamento térmico em espaços de habitação. É muito comum projetar uma cobertura com telhas de fibrocimento de maneira embutida com o uso de platibandas.

Telhas Fotovoltaicas

São telhas feitas de cerâmica com células fotovoltaicas embutidas, utilizadas para geração de energia solar. São mais leves que as telhas cerâmicas comuns e devem ocupar uma pequena parcela da cobertura.

Cobertura com Telhas Fotovoltaicas (Solares)
Cobertura com Telhas Fotovoltaicas (Solares)

É uma tecnologia recente e escassa no mercado, sendo ainda pouco utilizada em função do preço e aplicação.

Telhas Metálicas

As telhas metálicas são feitas de aço, pré-pintadas ou não, que quando recebem revestimento com ligas de alumínio e zinco são chamadas de galvanizadas, adquirindo maior resistência à corrosão. Podem ser comercializadas nos formatos trapezoidal e ondulado, sendo o primeiro mais comum.

Telhas Metálicas
Telhas Metálicas

Assim como as telhas de fibrocimento, também podem ser instaladas com inclinações na ordem de 15% e são consideradas leves. Sua estrutura de apoio menos robusta pode ser feita com perfis metálicos, garantindo maior controle de qualidade, rapidez na construção e redução de custos com mão de obra.

Suas vantagens estão principalmente na resistência, que reduz o número de manutenções necessárias e risco de acidentes. Podem ser encontradas no mercado com 12 metros ou mais, dependendo do comerciante, cobrindo grandes vãos, sendo indicada para galpões e armazéns. Não é um bom isolante termoacústico, sendo a principal desvantagem desta telha o barulho decorrente de chuva.

Telhas Termoacústicas

São telhas metálicas com enchimentos plásticos termofixos, como o poliuretano, que garantem maior isolamento termoacústico. Os materiais envolvidos não propagam chamas.

Telhas Gravilhadas

Telhas Gravilhadas
Telhas Gravilhadas

É uma variação da telha metálica, comercializada com formatos que lembram a telha cerâmica estilo francesa e romana. Recebe uma camada de rocha moída na superfície, proporcionando maior conforto térmico.

Telhas PET

São telhas produzidas a partir da reutilização de garrafas PET, sendo uma tecnologia ecologicamente correta. São ainda mais leves que as telhas cerâmicas, que contribui na economia da estrutura de sustentação.

Telha PET
Telha PET

São telhas resistentes, suportam altas temperaturas e não são porosas. Também possuem a opção de telhas translúcidas, que proporcionam maior iluminação natural e consequentemente economia de energia elétrica, se utilizadas corretamente.

Pode apresentar um custo mais elevado que a telha cerâmica por conta de seu processo produtivo.

Telhas de Policarbonato

As telhas de policarbonato também se apresentam como opção para quem deseja mais iluminação natural no interior da edificação.

Telhas de Policabornato
Telhas de Policabornato

Podem ser encontradas nas opções translúcida e transparente. São leves, duráveis, resistentes e possuem cobertura de proteção contra raios UV (ultravioleta), para evitar amarelamento da telha. São muito usadas em áreas de piscina, ambientes externos, estufas e áreas gourmet.

Telhas de PVC

É um tipo de telha que imita muito bem uma telha cerâmica, inclusive na cor. São mais leves e mais caras que as telhas cerâmicas, entretanto a redução do custo do sistema de apoio, como o madeiramento, pode tornar esta opção de telha mais barata no final.

Cobertura com Telhas de PVC
Cobertura com Telhas de PVC

Não possui a capacidade de isolamento térmico que uma telha cerâmica tem, portanto é necessário alternativas construtivas para garantir o conforto térmico, como revestimentos isolantes e forros.

Telhas Shingle

São telhas produzidas com massa asfáltica muito comuns em casas norte-americanas. São telhas muito resistentes, leves e finas comparadas às de cerâmica e fibrocimento.

Cobertura com Telhas Shingle
Cobertura com Telhas Shingle

Necessitam de pouca manutenção e estão disponíveis em diversas cores.

Telhas de Vidro

São usadas para permitir a passagem de luz natural em ambientes internos. Pode ser usada em conjunto com telhas cerâmicas ou de concreto.

Cobertura com Telhas de Vidro
Cobertura com Telhas de Vidro

É um tipo de telha que exige manutenção e limpeza constante para não impedir a passagem de luz. Não é recomendado seu uso em regiões com chuva de granizo.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 7196 – Telhas de Fibrocimento sem Amianto – Execução de Coberturas e Fechamentos Laterais – Procedimento
    • NBR 13858 – Telhas de Concreto
      • Parte 1: Projeto e Execução de Telhados
      • Parte 2: Requisitos e Métodos de Ensaio
    • NBR 14513 – Telhas de Aço revestido de Seção Ondulada – Requisitos
    • NBR 15310 – Componentes Cerâmicos – Telhas – Terminologia, Requisitos e Métodos de Ensaio
    • NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho
      • Parte 1: Requisitos Gerais
      • Parte 5: Requisitos para os Sistemas de Coberturas
    • NBR 16737 – Telhas de Policloreto de Vinila (PVC) para Telhado