Telhado Embutido – Definição e Vantagens

O que é Telhado Embutido?

Telhado embutido, também conhecido como telhado caixote ou telhado não aparente, é um tipo de cobertura que não é visíveis pela fachada, pois está situado atrás de pequenas paredes no topo da edificação, denominadas platibandas.

As platibandas podem ser executadas com diferentes materiais, como alvenaria e pré moldados de concreto, podendo apresentar altura variável.

Telhado Embutido
Telhado Embutido

O modelo mais comum de telhado utilizado é o do tipo exposto, atualmente conhecido como telhado colonial, sendo amplamente usado. Diante disso, o telhado embutido trata-se de um artifício inovador, sendo muito utilizado em casas com estilo moderno, oriundo da priorização do mercado por uma estética moderna e minimalista, resultando em edificações leves com linhas retas, diretas e simétricas.

Seu uso deve ser previsto no Projeto Arquitetônico, ficando a critério do projetista a especificação técnica, materiais e medidas. Sua utilização é recomendada para qualquer tipo de edificação e possui vantagens em relação ao custo de construção e manutenção.

Tipos de Telhas

As telhas recomendadas para uso em telhados embutidos são aquelas de fácil instalação e de baixo peso, além de ser importante enfatizar que, é totalmente irrelevante a estética da telha, visto que elas não são visíveis para os usuários da edificação. Usualmente, utiliza-se as seguintes telhas:

Fibrocimento

Telha de Fibrocimento
Telha de Fibrocimento

Apresenta um comprimento e largura considerável, cobrindo maiores quantidades de área sem a necessidade muitas telhas, gerando um menor custo e maior economia, além disso possuem diversos formatos oferecendo ao cliente possibilidade de escolha, todavia trata-se de um material extremamente frágil e sujeito a ruptura;

Metálicas

Telhas Metálicas
Telhas Metálicas

Telhas de aço, também conhecidas como telha sanduíche, são resultantes de um processo de galvanização, apresenta propriedades semelhante as de fibrocimento, exceto pelo isolamento térmico e por apresentar uma boa resistência;

Polipropileno

Semelhantes às telhas de vidros, sua principal função é proporcionar iluminação natural ao ambiente podendo ser usada em conjunto com a duas outras telhas, visto que possui formatos adaptativos encaixando-se em outros telhados.

Características

A escolha pelo uso do telhado embutido em comparação ao telhado usual resulta em uma estrutura mais leve e simples, inclusive nas telhas, tesouras, terças e caibros a serem utilizados.

Entretanto, quando localizado em regiões com temperaturas mais elevadas, pode ser necessário a inclusão de mantas isolantes para garantir o conforto térmico na edificação.

Drenagem da Água Pluvial

Quanto ao escoamento pluvial, esse tipo de telhado apresenta em torno de uma ou duas águas, superfícies planas inclinadas, dada por uma estrutura composta de metal ou madeira.

Elementos de Cobertura com Telhado e Platibanda
Elementos da Cobertura de Telhado Embutido

Pelo fato de a água da chuva não ter para onde escorrer como nos telhados aparentes, é fundamental um dimensionamento cauteloso para execução das calhas para evitar problemas oriundos do acúmulo de água.

Além disso, também é necessária a implantação de rufos, pingadeiras para platibanda e impermeabilização da laje, de forma a se evitar infiltrações nos locais de intersecções das águas e em todos os demais elementos estruturais presentes ou próximos.

Inclinação

As inclinações são determinadas em função da telha a ser utilizada, sendo fundamental que as informações estejam presentes no material fornecido pelo fabricante, apresentando as medidas mínimas e máximas recomendadas.

Para os telhados embutidos, adota-se inclinações menores que para os telhados aparentes visto que geralmente são utilizadas telhas cerâmicas, enquanto nos telhados embutidos utiliza-se telhas de fibrocimento ou metálicas, que necessitam de menor inclinação.

As inclinações são dadas de formato percentual, sendo o valor proporcional a medida de 1 metro na horizontal, ou seja: 15% de inclinação indica que para cada 1 metro horizontal, a altura do telhado deve corresponder à 15cm, caso sejam 2 metros horizontais então a distância vertical recomendada passa a ser 30 cm.

Vantagens e desvantagens

O uso desse tipo de cobertura proporciona inúmeras vantagens quando comparado aos telhados tradicionais, sendo elas:

  • Estética moderna;
  • Redução de elementos estruturais;
  • Facilidade de execução;
  • Menor tempo de instalação;
  • Sustentabilidade;
  • Menor custo em comparação ao telhado aparente;

Cuidados e Manutenção

Por ser um elemento escondido, vistorias ao local são fundamentais para detecção de possíveis problemas ainda em fase inicial. Alguns componentes exigem mais cuidados, como as calhas, cumeeiras e rufos, a fim de se preservar a qualidade da cobertura e da edificação como um todo.

Recomenda-se que seja realizada a impermeabilização do telhado, porém com materiais e produtos que não geram cargas extras, sobrecarregando todo o sistema estrutural de cobertura.

Referências