Escada Flutuante – Tipos e Execução

O que é Escada Flutuante?

Esse tipo de escada tem seus degraus embutidos na parede, não possuindo uma estrutura de suporte aparente, e por isso temos a sensação de que os degraus estão “flutuando”.

Escada Flutuante

Tratando de uma linguagem mais técnica, o degrau da escada flutuante é uma estrutura sem apoio em uma das extremidades, sendo assim classificado como um engaste (assim como a escada cascata), sustentado inteiramente por um reforço na parede em que está embutido. É uma opção bastante elegante para se investir, que garante a sensação de um ambiente amplo e arejado.

Execução da Escada Flutuante

A principal característica da escada flutuante é a ausência de um suporte aparente, uma vez que o suporte é dado inteiramente por um reforço na parede lateral.

Para as escadas de concreto armado, os degraus são feitos através do prolongamento das armaduras para dentro da parede de apoio, que normalmente possui uma viga inclinada, podendo ser executado por meio de esperas na armadura da parede ou chumbamento de barras de aço na parede já finalizada.

Para as escadas de madeira, ferro e vidro, os degraus são fixados diretamente na parede, podendo apresentar algum tipo de suporte sob o material. Normalmente, as escadas flutuantes não possuem guarda-corpo e corrimão.

Execução de Escada Flutuante
Execução de Escada Flutuante

Tipos de Escada Flutuante

Escada Flutuante de Concreto

É um dos modelos mais comuns de escada flutuante. Pode ser executado em concreto aparente, dando um ar mais robusto ao ambiente, ou pode ser finalizado com algum tipo de revestimento, como mármore, por exemplo. Ela combina muito bem com paredes de pedra ou madeira.

Escada Flutuante de Concreto
Escada Flutuante de Concreto

Escada Flutuante de Madeira

Ideal para ambientes mais rústicos, podemos encontrar escadas flutuantes de madeira de Itaúba, Garapeira e Ipê Champanhe, que são madeiras nobres, bastante resistentes e elegantes. É fundamental utilizar uma madeira de boa qualidade durante a execução da escada, que apresente baixa deformação e pouca permeabilidade.

Escada Flutuante de Madeira
Escada Flutuante de Madeira

Escada Flutuante de Ferro

As escadas flutuantes de ferro são bastante estilosas e dão um aspecto mais “industrial” ao ambiente. Os degraus são fixados por meio de solda em uma estrutura de aço na parede e também são bastante resistentes.

Escada Flutuante de Ferro
Escada Flutuante de Ferro

Vidro

É sem dúvida o modelo mais ousado de todos. Esse modelo de escada é muito atrativo e proporciona mais luminosidade no ambiente. Para aumentar a resistência do material, os degraus são compostos por várias lâminas de vidro, unidas por uma peça galvanizada que serve de fixação para a parede.

Escada Flutuante de Vidro
Escada Flutuante de Vidro

Vantagens e Desvantagens

A escada flutuante é um elemento que rouba a cena em qualquer ambiente. O seu design é bastante simples, porém moderno, que possui uma elegância de tirar o fôlego. A sua simplicidade proporciona a sensação de um ambiente mais amplo e arejado, e além disso, por não possuir uma estrutura de apoio, o espaço abaixo da escada pode ser aproveitado para outros fins, como uma estante de livros, por exemplo. Quanto à questão estética, a escada flutuante é uma escolha certeira.

Em contrapartida, tratando do quesito segurança, a escada flutuante não é uma boa opção a se ter em casa, principalmente se houver crianças pequenas ou idosos na casa. Como dito anteriormente, é comum que esse modelo de escada não tenha guarda-corpo nem corrimão, tanto devido a uma questão estética quanto a uma questão estrutural.

Como os degraus se apoiam somente de um lado, a extremidade livre não pode receber muita carga, a fim de não comprometer a estrutura. Por isso, as escadas flutuantes não possuem proteção lateral. Entretanto, caso seja necessário, é possível instalar um corrimão na parede para aumentar a segurança, porém ocorre também um aumento do custo da mesma.

Escada Flutuante ou Escada Suspensa?

É bastante comum confundir as escadas flutuantes com as escadas suspensas. Na realidade, não existe uma definição própria para cada uma. Ambas possuem seus degraus engastados na parede, mas costuma-se chamar de “suspensa” a escada que, além de engastada, possui uma sustentação adicional por cabos de aço.

Escada Suspensa

Referências