Tipos de Janelas

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:14/11/2022

Importância da Janela

A janela é um dos elementos mais importantes das edificações, tanto na questão estética quanto na qualidade de vida. Você sabia que um dos critérios da avaliação da eficiência energética de um ambiente é que sua área de iluminação seja pelo menos 12,5% da área de piso? Já a área de ventilação varia entre 5% a 10%, de acordo com a zona bioclimática em que o projeto se localiza.

Janelas Antirruído

Para tornar seu ambiente confortável e eficiente é necessário escolher o tipo de janela levando em consideração características como: área de abertura, área de vidro, manutenção, custo, isolamento térmico e acústico, entre outros. Para facilitar sua escolha, conheça os diferentes tipos de janelas que podem ser utilizadas em sua casa.

Janela de Abrir

As janelas de abrir possuem duas folhas que são projetadas para fora ou para dentro do ambiente. Esse modelo é muito utilizado em salas e quartos. Essas janelas tem a vantagem de disponibilizar todo vão, trazendo bastante ventilação ao cômodo, por isso são ideais para locais mais quentes.

Janela de Abrir

Sua principal desvantagem é a facilidade da ocorrência de danos decorrentes do vento, que pode causar impactos caso a janela não tenha dispositivo de travamento.

Janela Sanfonada ou Camarão

A abertura desse tipo de janela ocorre com a dobra de suas folhas, fixadas em pontos que correm por um trilho. Desse modo é possível uma abertura quase total do vão, proporcionando um ambiente bem iluminado e ventilado.

Janela Sanfonada
Janela Sanfonada

As janelas sanfonadas com vidro deixam o ambiente mais iluminado mesmo com a janela fechada e trazem muita elegância à casa. Devido às suas características, é mais recomendada em ambientes espaçosos. A abertura sanfonada também é utilizada com venezianas para controlar e até bloquear a entrada de luz. No entanto seu mecanismo de abertura tende e emperrar mais facilmente.

Janela de Correr

Esse modelo é muito comum e bastante utilizado em salas, cozinhas e quartos. A janela de correr tem, no mínimo, duas folhas. Sua abertura é por meio do deslizamento horizontal das folhas, que é feito rapidamente e com pouco esforço, permitindo a regulagem de ventilação no ambiente.

Janela de Correr 4 Folhas
Janela de Correr 4 Folhas

Como desvantagem, sua abertura geralmente se restringe à metade do vão devido ao recolhimento das janelas. No caso de janelas grandes, é possível ter várias folhas correndo para o mesmo lado e abrir uma maior parte do vão.

Janela Guilhotina

A janela do tipo guilhotina é semelhante à de correr, porém seu sistema de abertura é vertical. Esse modelo é composto por duas folhas onde uma é fixa na parte superior e a folha de baixo é móvel. Sua principal desvantagem é o risco de danos e acidentes, caso não seja travada corretamente.

Janela Guilhotina
Janela Guilhotina

 

Esse modelo permite a entrada de boa ventilação, no entanto apenas metade da área. É mais indicado para projetos que necessitam de um ambiente bem iluminado mas com ventilação reduzida. Apesar de ser geralmente encontrada em casa antigas, existem alguns modelos mais atuais no mercado.

Janela Pivotante

Na abertura da janela tipo pivotante suas folhas giram em torno do seu próprio eixo, podendo regular e direcionar o fluxo de ar. Esse modelo é geralmente utilizado em banheiros, circulações e salas.

Janela Pivotante
Janela Pivotante

Esse sistema é ideal no caso de janelas estreitas e altas, já que a folha da janela se projeta pouco além da espessura da parede. Contudo, seu sistema de abertura não é compatível com grades, cortinas ou telas.

Janela Maxim Ar ou Projetante

Como o nome sugere, esse modelo fornece uma boa circulação de ar na área instalada. A abertura da janela é feita para o lado externo do ambiente e sua folha se projeta inteiramente para fora em até 90º.A janela maxim ar é produzida em diferentes tamanhos e pode ser facilmente usada em ambientes pequenos.

Janela Maxim Ar
Janela Maxim Ar

Uma grande vantagem deste tipo de janela é a possibilidade de mantê-la aberta em dias de chuva, ideal para projetos em locais quentes. É indicada para banheiros, área de serviço e até em cozinhas, locais que exigem bastante circulação de ar.

Janela Basculante

A janela basculante é composta por várias folhas onde uma única alavanca posicionada na lateral regula sua abertura e as folhas são projetadas metade para fora, metade para dentro simultaneamente.

Janela Basculante
Janela Basculante

O tipo de abertura utiliza boa parte do vão e aumenta a circulação de ar, no entanto suas divisões limitam a visibilidade, por isso acaba sendo utilizada apenas em locais onde seja necessário privacidade no ambiente, como lavanderias e banheiros.

Janela de Tombar

O modelo de abertura é semelhante ao da maxim ar, entretanto é feita pelo lado contrário.

Janela de Tombar
Janela de Tombar

A base inferior da janela é fixa e a superior se movimenta, abrindo para dentro do ambiente. Esse tipo de janela traz ventilação para o local e contribui para a iluminação do ambiente, seu uso é mais indicado em espaços pequenos.

Janela Oscilo-Batente

A janela oscilo-batente é muito versátil e possibilita dois tipos de abertura: abrir ou tombar, admitindo a entrada parcial ou total de vento.

Janela Oscilo-Batente
Janela Oscilo-Batente

Esse tipo de janela pode ser instalada em diferentes ambientes, dependendo da necessidade.

Janela Veneziana

A janela veneziana tem como característica as lâminas horizontais em suas folhas, que permitem a passagem de ventilação e iluminação mesmo com a janela fechada. É utilizada em quartos e escritórios, ideal para ambientes muito ensolarados.

Janela Veneziana Sanfonada
Janela Veneziana Sanfonada

Além do controle de iluminação, a janela também oferece segurança e privacidade para o cômodo. As desvantagens que essa esquadria apresenta é a necessidade de caixilhos na parte interna, sua limpeza é mais difícil e acumula sujeira com facilidade.

Janela Bay Window

As janelas bay window surgiram da cultura inglesa, por isso costuma ser vista em casas no estilo americano ou inglês. Esse modelo é formado por três faces projetadas para o exterior da residência, seu tamanho garante uma ampla iluminação natural no ambiente.

Janela Bay Window
Janela Bay Window

É indicada tanto para áreas pequenas quanto para as grandes. A escolha deste tipo de janela requer o uso de vidro com isolamento térmico a fim de manter o conforto térmico do ambiente.

Janela de Alumínio

As janelas de alumínio são encontradas em diversas opções como venezianas, de correr, maxim ar, entre outras. Possui bom acabamento através de uma pintura especial, podendo receber diversas cores.

Janela de Alumínio
Janela de Alumínio

Dentre as suas vantagens está a baixa manutenção, alto isolamento térmico e acústico e leveza. A resistência da janela à corrosão e maresia eleva a procura dessa esquadria em regiões litorâneas e com muita poluição.

Janela de PVC

Assim como as janelas de alumínio, as janelas de PVC são extremamente resistentes e duráveis e devido às propriedades do material, oferecem um ótimo isolamento térmico e acústico.

Janela de PVC
Janela de PVC

Seu acabamento também é diversificado e pode até mesmo imitar madeira.

Janela de Madeira

As janelas de madeira são utilizadas em projetos dos mais variados estilos. Além de seu acabamento oferecer um belo resultado final, o material também possui qualidade e durabilidade.

Janela de Madeira
Janela de Madeira

Apesar disso, as janelas de madeira possuem algumas desvantagens como a dificuldade na limpeza, a baixa durabilidade quando muito exposta a umidade e o possível ataque de cupins. Por isso seu uso não é recomendável em áreas desprotegidas da chuva ou que possa ter incidência de água.

Janela de Ferro

As janelas de ferro se tornaram populares por causa do baixo custo e são mais comuns em casas antigas. Existem variados modelos quanto à abertura em janelas de ferro.

Janela de Ferro
Janela de Ferro

Uma das principais desvantagens dessas esquadrias é a possibilidade de corrosão e ferrugem, por isso é necessário manter a pintura em dia e evitar locais com umidade constante.

Janela Acústica ou Antirruído

A janela antirruído é utilizada principalmente para barrar sons e ruídos externos. Os vidros variam de acordo com a necessidade de isolamento, podendo ser duplo, triplo e até quádruplo, sendo separados por uma câmara de ar ou camada de película isolante.

Janela Antirruído
Janela Antirruído

Além de proporcionar um ótimo isolamento acústico, seu uso também é indicado em locais com uso constante de condicionadores de ar, visto que reduzem a troca de calor entre os ambientes interno e externo, gerando economia na conta de luz. Geralmente são instaladas em escritórios e salas de reuniões, mas não há restrições quanto à sua aplicação.

Janela Blindex

As janelas blindex tem como característica principal a utilização do vidro temperado, que permite a entrada de luz natural e proporciona mais segurança. O material do vidro passa por um tratamento térmico que torna sua resistência cinco vezes maior que a de vidros comuns.

Janela Blindex
Janela Blindex

O acabamento deste tipo de janela garante privacidade e conforto visual. Os modelos de janela blindex podem ser instalados em qualquer cômodo da residência e também é utilizado em espaços comerciais.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 10821 – Esquadrias para Edificações
      • Parte 1: Esquadrias Externas e Internas – Terminologia
      • Parte 2: Esquadrias Externas – Requisitos e Classificação
      • Parte 3: Esquadrias Externas e Internas – Métodos de Ensaio
      • Parte 4: Esquadrias Externas – Requisitos Adicionais de Desempenho
      • Parte 5: Esquadrias Externas – Instalação e Manutenção