Tijolos Cerâmicos
O tijolo cerâmico é o material mais utilizado para construção de alvenarias no Brasil. Segundo a ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) o material está presente em cerca de 90% das construções em alvenaria, sendo utilizados principalmente em alvenarias de vedação.
Existem diversos modelos classificados como “tijolos cerâmicos” que serão mostrados a seguir, cada um com sua utilidade, vantagens e desvantagens.
Tijolo Baiano
Também é conhecido como tijolo furado e pode ter 4, 6, 8 ou 9 furos. Seu custo é menor quando comparado aos outros tipos de tijolos, porém, possui um índice de desperdício mais elevado devido sua fragilidade.
De certo modo, esse tijolo é indicado para qualquer situação comum, sendo o mais utilizado para alvenaria de vedação, porém nem sempre é a melhor opção.
Tijolo Maciço
Também conhecido como tijolo comum e tijolo de barro cozido, possui um acabamento mais regular e pode ser utilizado de forma decorativa, com a devida impermeabilização. Em contraste ao tijolo furado, o tijolo maciço absorve umidade com facilidade e deve ser evitado em áreas molhadas. Sua maior vantagem é o isolamento acústico superior aos demais tijolos.
O tijolo maciço pode ser utilizado para melhorar a qualidade do ar da edificação, pois libera a umidade absorvida quando o ar está seco. É indicado para cidades com clima seco e deve ser evitado em cidades com clima úmido.
Normalmente possui dimensões menores que os tijolos furados, por isso requer um maior uso de argamassa de assentamento e quantidade de tijolos, além de ser mais caro, o que acaba encarecendo a alvenaria.
Tijolo Refratário
O tijolo refratário recebe um tratamento para resistir a altas temperaturas.
É o tipo de tijolo mais indicado para fornos e churrasqueiras em alvenaria.
Tijolo Laminado
Também conhecido como tijolo de 21 furos, o tijolo laminado possui um acabamento semelhante ao tijolo maciço, porém muito mais liso.
Possui maior resistência, durabilidade e não absorve umidade. Graças a essas características é o tijolo mais indicado para execução de alvenaria de vedação exposta.
Tijolo Ecológico
Tijolo ecológico, também conhecido como tijolo solo-cimento, é um modelo de tijolo que não passa pelo processo de queima, o que consequentemente evita o uso de combustíveis e a emissão de gases poluentes durante sua fabricação.
São feitos a partir da mistura homogênea de solo + cimento + água (geralmente 1 parte de cimento para 8 de solo), compactado por prensa manual ou hidráulica. O solo pode ser de qualquer tipo, desde que não contenha matéria orgânica, sendo uma alternativa econômica aos blocos de concreto.
Proporciona economia de argamassa pelo formato feito para encaixe e reduz a necessidade de rasgos na alvenaria para passagem de tubulações e eletrodutos.
- Mais informações no artigo: Tijolo Ecológico – Tipos, Vantagens e Normas
Tijolo Vazado
Também conhecido como cobogó, o tijolo vazado possui função decorativa e reduz a visibilidade entre os ambientes, sem atrapalhar a ventilação e a entrada de luz.
Pode ser utilizado, por exemplo, entre a cozinha e a lavanderia, pois normalmente são ambientes que não precisam de privacidade entre si.
Tijolo de Vidro
Os tijolos de vidro são bastante utilizados em fachadas, pois permitem a passagem de luz e bloqueiam a visibilidade, trazendo luz natural ao interior da edificação sem abrir mão da privacidade.
Outra vantagem desse tipo de tijolo é sua capacidade de isolamento térmico e acústico, porém apresenta um custo muito maior se comparado aos tijolos cerâmicos. Assim como os tijolos cerâmicos, existem diversos modelos de tijolos de vidro, com grande variedade de cores, tamanhos, eficiência e custo.