Concreto Magro – O que é, Traço e Preço

O que é Concreto Magro?

O concreto magro é um tipo de concreto que não possui função estrutural, sendo utilizado principalmente para execução de lastros de bloco de coroamento, sapata corrida, sapata isolada, viga baldrame e demais elementos que sejam concretados apoiados sobre o solo.

Lastro de Concreto Magro

Enquanto o concreto estrutural de 25 MPa utiliza 2,3 e 2,7 partes de areia e brita, respectivamente, o concreto magro utiliza 4,5 partes de areia e 4,5 partes de brita para 1 de cimento e por isso, em razão da pouca quantidade de cimento em sua composição, é considerado como uma mistura “magra”.

Traço do Concreto Magro

Conforme indicado pelo Caderno Técnico de Composições para Produção de Concreto em Obra do SINAPI, o traço de concreto magro mais utilizado é o 1 : 4,5 : 4,5 de cimento, areia média e brita 1, respectivamente. A brita 1 pode ser substituída por seixo rolado, sendo utilizado na mesma proporção.

O que é Lastro de Concreto?

O lastro é uma camada sem função estrutural que serve para evitar que o concreto com função estrutural entre em contato com solo, protegendo o elemento de uma possível contaminação e perda de água.

Lastro em Sapata

SEGREDO NO LASTRO DE CONCRETO EMBAIXO DO RADIER

O lastro deve ter pelo menos 5cm de espessura para utilização como base de elementos estruturais e de fundação, conforme traz a NBR 6122:

Para fundações:

Em fundações que não se apoiam sobre rocha, deve-se executar anteriormente à sua execução uma camada de concreto simples de regularização de no mínimo 5 cm de espessura, ocupando toda a área da cava da fundação.

Para bloco de coroamento:

É obrigatório o uso de lastro de concreto magro com espessura não inferior a 5 cm para a execução do bloco de coroamento de estaca ou tubulão. No caso de estacas de concreto ou madeira e tubulões, o topo desta camada deve ficar 5 cm abaixo do topo acabado da estaca ou tubulão.

Preparo

Manual

  • Fazer uma mistura inicial a seco da areia e do cimento, conforme dosagem indicada;
  • Estando a mistura bem homogeneizada com o auxílio de pás e enxadas, sobre a camada de areia e cimento depositar toda a quantidade de brita e, sobre a brita, cerca da metade da quantidade de água;
  • Homogeneizar novamente com o auxílio de pás e enxadas e constituir um monte com a forma aproximada de cone;
  • Abrir uma cavidade no centro do monte e adicionar a quantidade restante de água, misturando com pás e enxadas até se obter uma massa homogênea e livre de grumos.

Betoneira

  • Lançar 1/3 do volume de água e toda quantidade de agregado graúdo na betoneira, colocando-a em movimento;
  • Lançar toda a quantidade de cimento, conforme dosagem indicada, e mais 1/3 do volume de água;
  • Após algumas voltas da betoneira, lançar toda a quantidade prevista de areia e o restante da água;
  • Respeitar o tempo mínimo de mistura indicado pela norma técnica e/ou pelo fabricante do equipamento, permitindo a mistura homogênea de todos os materiais.

Preço

O preço do concreto magro dependerá de fatores como: composição, método de preparo e espessura, sendo o preço total proporcional à área de aplicação ou volume do mesmo.

É importante ter atenção ao utilizar as composições do SINAPI, visto que algumas indicam a espessura do lastro e calculam o custo pela área de aplicação, enquanto outras desconsideram a espessura e utilizam o volume para orçar o material.

Por exemplo, as composições:

  • 01.FUES.LAST.001/01 – 96616 – LASTRO DE CONCRETO MAGRO, APLICADO EM BLOCOS DE COROAMENTO OU SAPATAS – M³
  • 01.FUES.LAST.001/03 – 96619 – LASTRO DE CONCRETO MAGRO, APLICADO EM BLOCOS DE COROAMENTO OU SAPATAS, ESPESSURA DE 5 CM – M²

Consultando as composições na tabela SINAPI, encontramos que o preço do concreto magro é R$498,75 por m³ (volume) e R$24,92 por m² (área). Consideramos a composição para 5cm de espessura visto que é a mínima exigida para elementos de fundação e estruturais.

Referências

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065