Isolamento Acústico – Materiais, Soluções e Normas

O que é Isolamento Acústico?

Isolamento Acústico é uma característica de materiais e elementos que auxiliam no controle de sons e ruídos, fornecendo ao ambiente o que chamamos de Conforto Acústico.

Isolamento Acústico

Através do uso de materiais e elementos isolantes é possível bloquear ou reduzir sons vindos do exterior da residência ou de cômodos vizinhos. Por essa razão, é muito importante conhecer os tipos de isolamento acústico e os materiais disponíveis no mercado, para escolher o isolamento ideal para a sua construção.

Materiais para Isolamento Acústico

Lã de Rocha

A lã de rocha é produzida a partir de rochas vulcânicas, chamadas de diábase. O material possui alto desempenho para isolamento acústico e também é excelente para aumentar o isolamento térmico do elemento.

Lã de Rocha

Os interessados podem encontrar a lã de rocha em flocos, manta, painel, feltro ou tubos. Sendo que, esse é um isolante acústico indicado para forros, paredes, pisos flutuantes, entre outros. Devido a sua alta performance, a lã de rocha é uma ótima opção para isolamento acústico de dormitórios.

Lã de Vidro

A lã de vidro é produzida de sílica e sódio a altas temperaturas. Ela também é muito resistente ao fogo e possui propriedades que a tornam um excelente isolante acústico.

Lã de Vidro

A mesma pode ser encontrada em rolos ou painéis, e a sua densidade e espessura variam bastante. Esse é um material indicado para forros, contrapisos e paredes de drywall. A lã de vidro é muito utilizada nas paredes de salas e forros de residências com segundo piso.

Lã de Pet

Uma novidade no mercado, a lã de pet é um material sustentável produzido a partir da reciclagem de garrafas plásticas. Apesar da sua origem inflamável, ela é muito resistente ao fogo, sendo indicada para áreas residenciais e comerciais.

Lã de PET

A lã de pet é distribuída em vários formatos, dimensões e densidades, e pode ser associada a estruturas metálicas, como em residências que possuem estilo arquitetônico industrial.

Espuma Acústica

A espuma acústica é um dos materiais mais conhecidos para isolamento acústico. Por ser um material inflamável, as espumas acústicas recebem um tratamento especial para retardar o alastramento do fogo e reduzir a produção de fumaça tóxica, em caso de incêndios.

Espuma Acústica

Geralmente são utilizadas em estúdios de gravações, boates e salões de festa, mas podem ser instaladas em qualquer ambiente residencial.

Tijolo Maciço

No caso de um bom isolamento acústico, quanto maior o peso ou a massa do material, maior o índice de isolamento. Nesse sentido, os tijolos maciços são uma ótima opção para criar um isolamento acústico desde a construção.

Tijolo Maciço

Quando associado a um outro material, como as lãs e espumas acústicas, garante um excelente bloqueio da poluição sonora, gerando um maior conforto no cômodo. Ele é indicado para projetos de construções próximas a rodovias movimentadas, casas de shows ou fábricas ativas.

Soluções de Isolamento Acústico

Parede

Toda parede pode ser um ótimo isolante acústico, desde que sejam construídas com tijolos maciços e, se necessário, utilizando materiais isolantes, como as lãs de rocha e de vidro, principalmente em cômodos como dormitórios e escritórios.

Isolamento Acústico

As espumas acústicas também são uma boa opção, principalmente no caso de escritórios caseiros, em que o indivíduo precisa focar no trabalho em home office, sem distrações sonoras exteriores.

Forro

Os forros geralmente são produzidos em PVC, gesso ou madeira. Quando instalados no teto com a técnica adequada, funcionam como um isolante acústico que bloqueia barulhos vindos do piso superior ou do exterior, no caso das coberturas.

Forro de Madeira Pinus

Alguns materiais como a lã de rocha e a lã de vidro podem ser aplicados entre a laje e os forros de madeira/PVC, aumentando a sua capacidade de bloquear sons de passos, equipamentos ligados, conversas, entre outros.

Janela Antirruído

As janelas antirruído, também chamadas de janelas acústicas, proporcionam isolamento para os ambientes em que são instaladas, bloqueando parcialmente a entrada de sons no ambiente.

Janelas Antirruído

Lembrando que, essa é uma solução para a redução desses ruídos. Em outras palavras, elas diminuem consideravelmente os barulhos, mas não bloqueiam completamente a poluição acústica exterior.

A sua estrutura é formada por duas ou mais lâminas de vidros, com espessura de até 10mm. São conectadas por câmaras acústicas e borrachas amortecedoras, que podem chegar até 20mm de espessura.

Porta Acústica

Assim como a janela antirruído, a porta acústica também possui o objetivo de fornecer isolamento acústico para o cômodo no qual foi instalada. Assim, ela cria um bloqueio à passagem do som de um recinto para outro.

É possível encontrar portas acústicas de correr, com trilho, ou de giro. Normalmente são encontradas prontas, mas também podem ser feitas sob medida, para atender perfeitamente cada necessidade.

Vegetação

Apesar de não ser um elemento próprio da edificação, o entorno possui um papel importantíssimo no isolamento acústico. A vegetação tem a capacidade de absorver vibrações, reduzindo assim a capacidade de propagação de sons, além de contribuir para o conforto térmico.

Porém, mesmo que seja uma excelente opção para auxiliar no isolamento acústico, é uma solução onerosa, principalmente devido aos custos dos serviços de jardinagem, além de ser um elemento heterogêneo e que passa por mudanças de acordo com a estação do ano.

Conclusão

Os sons, que podem variar desde uma música até o barulho do caminhão de lixo, tornam-se um grande incômodo, mesmo quando normalmente seriam agradáveis, a partir do momento que não temos controle sobre quando iremos ouvi-los. A poluição acústica pode ser proveniente de conversação, trânsito, obras, fábricas, entre outros.

Você sabia que o campeão de reclamações em condomínio é o barulho? Seja por conta do salão de festas, da televisão do vizinho ao lado ou do salto alto da vizinha de cima, o barulho é um dos maiores inimigos da paz e saúde dos moradores. Por isso, não deixe para pensar no isolamento acústico de sua residência apenas após centenas de noites mal dormidas.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR ISO 3382-1 – Acústica – Medição de Parâmetros de Acústica de Salas
      • Parte 1: Salas de Espetáculos
      • Parte 2: Tempo de Reverberação em Salas Comuns
      • Parte 3: Escritórios de Planta Livre
    • NBR 10151 – Acústica – Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora em Áreas Habitadas – Aplicação de uso Geral
    • NBR 10152 – Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos a Edificações
    • NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho
      • Parte 1: Requisitos Gerais
      • Parte 2: Requisitos para os Sistemas Estruturais
      • Parte 3: Requisitos para os Sistemas de Pisos
      • Parte 4: Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas – SVVIE
      • Parte 5: Requisitos para os Sistemas de Coberturas
      • Parte 6: Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários
    • NBR ISO 16283 – Acústica – Medição de Campo do Isolamento Acústico nas Edificações e nos Elementos de Edificações
      • Parte 1: Isolamento a Ruído Aéreo
      • Parte 2: Isolamento a Ruído de Impacto
      • Parte 3: Isolamento de Fachada a Ruído Aéreo
    • NBR 16313 – Acústica – Terminologia
    • NBR 16425 – Acústica – Medição e Avaliação de Níveis de Pessão sonora Provenientes de Sistemas de Transportes
      • Parte 1: Aspectos Gerais
      • Parte 2: Sistema de Transporte Aéreo
      • Parte 4: Sistema Ferroviário
    • NBR 16832 – Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall – Lãs de PET para Isolamento Térmico e Acústico – Requisitos e Métodos de Ensaio
    • NBR 16970 – Light Steel Framing – Sistemas Construtivos Estruturados em Perfis Leves de Aço Formados a Frio, com Fechamentos em Chapas Delgadas
      • Parte 1: Desempenho

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065