Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ

O que é Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ?

O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), também conhecido como Concreto Asfáltico, é um tipo de concreto utilizado para pavimentação de estradas com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente ao elemento.

Concreto Betuminoso Usinado a Quente

No Brasil possuímos basicamente dois tipos de revestimentos para estradas, de concreto e concreto asfáltico, sendo cerca de 95% das estradas pavimentadas com concreto asfáltico.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT o CBUQ é uma mistura executada, aplicada e compactada a quente, produzida em usina apropriada devido ao controle tecnológico necessário. É composta por agregado graduado e cimento asfáltico, podendo conter material de enchimento se necessário.

Agora que já sabemos o que é o CBUQ, vamos conhecer sua composição e porque usamos em nossas estradas. Todos os materiais usados precisam atender as especificações do DNIT.

Composição do CBUQ

Cimento Asfáltico

O cimento asfáltico é um material obtido por meio da destilação do petróleo e tem como principal função a ligação entre os materiais da mistura, semelhante aos cimentos de concretos convencionais utilizados em estruturas.

É classificado de acordo com sua resistência à penetração e viscosidade, analisados por meio de ensaios em laboratório específicos.

Agregado Graúdo

O agregado graúdo pode ser pedra britada, seixo rolado, preferencialmente britado, escória ou algum outro material.

Algumas universidades brasileiras chegaram a desenvolver o asfalto borracha, reutilizando pneus processados como agregado graúdo, também conhecido como Asfalto Modificado por Borracha (AMB), com registros no Brasil desde 1900.

Agregado Miúdo

O agregado miúdo pode ser areia, pó-de-pedra, a mistura de ambos ou outro material indicado em especificações complementares.

Material de Enchimento (filler)

A aplicação do material segue a norma DNER-EM 367, onde os materiais (cimento Portland, cal extinta, pós calcários, cinza volante, etc.) são finamente divididos e limpos, eliminando-se torrões de argila e impurezas, essa mistura deve estar seca.

Como é aplicado o CBUQ?

Saindo da usina ainda quente e atendendo as especificações técnicas do projeto, o concreto asfáltico é transportado por caminhões basculantes para o local de aplicação. Chegando lá é transferido para máquinas com a função de espalhar a mistura de maneira adequada, às vibroacabadoras.

Pavimentação asfáltica em Joinville/SC

Essas máquinas permitem espalhar de maneira bem uniforme a mistura no pavimento, nivelando e pré-compactando o asfalto; as vibrações ajudam ainda a reduzir a quantidade de espaços vazios na massa.

Após aplicação o pavimento é novamente compactado por rolos compactadores, rolos pneumáticos ou metálicos, que conferem maior estabilidade ao pavimento, deixa a superfície suave, faz com que a distribuição de carga no pavimento seja mais eficiente, reduz os vazios, aumenta a vida útil e permite um pavimento desempenado.

Essas etapas de lançamento, espalhamento e compactação são feitas ainda com a mistura quente e é de extrema importância que esteja na temperatura ideal de aplicação, nem mais quente ou mais frio, para não comprometer o resultado final do pavimento, apresentando patologias construtivas como rachaduras ou craqueamento.

Vantagens do CBUQ

Sua capacidade de transmitir a carga às camadas inferiores, resistir ao atrito e fricção do tráfego (temos caminhões que circulam hoje com mais de 60 toneladas), impermeabilizar o pavimento, ter boa durabilidade e um custo de aplicação moderado dependendo da distância de usinas asfálticas.

Podemos compreender então o motivo pelo qual quase todas as estradas brasileiras são pavimentadas com concreto asfáltico. Sua durabilidade, plasticidade e possibilidade de mudança em sua composição para aplicação em condições extremas o tornam um material muito chamativo para a construção de estradas.

Em Santa Catarina existe a Rodovia SC 390, passando pela Serra do Rio do Rastro, situada a 1,4 mil metros acima do nível do mar, um exemplo de grandes obras de engenharia com o concreto betuminoso usinado a quente.

Referências