Bloco de Concreto – Dimensões, Tipos e Normas

O que é Bloco de Concreto?

Os blocos de concreto são elementos modulares normalmente utilizados para construção de estruturas como muro de divisa, muro de arrimo, alvenaria estrutural, alvenaria de vedação, entre outros. Suas dimensões e formatos são definidos pelas NBR6136 e NBR12118.

Bloco de Concreto
Bloco de Concreto Vazado

O bloco de concreto é considerado um elemento de alvenaria cuja área líquida (descontando os vazios) é igual ou inferior a 75% da área bruta (sem descontar os vazios).

Classificação dos Blocos de Concreto Simples

Existem blocos de concreto de diversos tipos, os quais são classificados de acordo com a resistência à compressão, verificada através de ensaios padronizados, e o seu uso, podendo ser:

  • A – Uso com função estrutural para elementos de alvenaria abaixo ou acima do nível do solo.
  • B – Uso com função estrutural para elementos de alvenaria acima do nível do solo.
  • C – Uso sem função estrutural para elementos de alvenaria acima do nível do solo.

Tipos de Bloco de Concreto e Dimensões

Os blocos são modulados e subdivididos em famílias com dimensões múltiplas do módulo M = 10 cm, existindo os blocos tipo M/2, M/4.

Por razões de praticidade e segurança na construção de quinas, amarrações de parede e similares, a norma permite blocos com outras dimensões, desde que atendam aos requisitos básicos.

Esses blocos são conhecidos como compensadores A ou B e amarração L ou T, que chegam a ter 54 cm de comprimento para melhor modulação. Dessa forma não é necessário serrar os blocos em obra e correr o risco de comprometer sua resistência.

Bloco de Concreto para Vedação

São blocos de concreto com baixa resistência à compressão (ordem de 2 a 3 MPa) e devem ser utilizados combinados com elementos estruturais como colunas ou pilares.

Apesar da possibilidade, a solução não é muito indicada na maioria dos casos pela disponibilidade de alternativas mais baratas e com melhor desempenho, como os tijolos cerâmicos e os sistemas de drywall.

Para mais informações veja o artigo: Alvenaria de Vedação – Guia Completo

Bloco de Concreto Estrutural

São blocos de concreto com resistência à compressão superior a 4,5 MPa e possuem função estrutural. Seu uso dispensa o uso de colunas e pilares, sendo necessário reforçar as paredes com cintas ou grautes, que podem ser feitos dentro dos blocos.

Para mais informações veja o artigo: Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

Canaleta de Concreto

São blocos de concreto com formato em U, usados em conjunto com blocos estruturais ou de vedação. Esse formato possibilita a passagem de barras de aço e outros elementos para aumentar a resistência do elemento.

Bloco de Concreto Chanfrado

Se assemelha ao meio bloco de concreto, com um chanfro em uma das arestas com 45° de inclinação, possibilitando mudanças de direções quando necessário.

Bloco de Concreto Elétrico ou Hidráulico

São blocos específicos para acomodação de pontos de elétrica e hidráulica; evitam o desperdício de material, reduzem o tempo de execução e economizam na mão de obra.

Bloco de Concreto Celular Autoclavado

São blocos feitos de cimento, pedra calcária, pó de alumínio, areia e água. Com o pó de alumínio ocorre a formação de bolhas de ar, deixando o bloco aerado e diminuindo sua densidade, mantendo sua resistência mecânica.

Bloco de Concreto Celular Autoclavado
Bloco de Concreto Celular Autoclavado

A tabela abaixo é uma adaptação feita da tabela da NBR 6136 que possui informações sobre as dimensões mais usuais no mercado, estimativa de custo, peso unitário e quantidade por m² referentes apenas aos blocos inteiros de concreto estrutural.

Tabela de Tipos de Bloco de Concreto

As dimensões mais procuradas no mercado são:

  • Bloco de Concreto 9x19x39
  • Bloco de Concreto 14x19x39
  • Bloco de Concreto 19x19x39

Composição do Bloco de Concreto

Os materiais que constituem os blocos de concreto precisam de cuidados e alto controle de qualidade.

O cimento utilizado é do tipo Portland e a água de amassamento deve estar livre de agentes nocivos à hidratação do cimento. Os agregados miúdos e graúdos devem obedecer às especificações da norma NBR 7211.

É necessário cuidado também com a dimensão máxima característica do agregado graúdo, que não deve ser maior que metade da menor espessura de parede do bloco, para permitir uma boa homogeneização e compactação da massa.

As normas permitem o uso de aditivos, escória de alto forno, cinzas volantes, argila expandida ou outros agregados leves como o pó de alumínio, desde que estes não prejudiquem o desempenho final alterando as características físico-mecânicas do concreto ou provoquem uma deterioração no concreto e redução do tempo de vida útil da estrutura.

Ensaios para Avaliação do Bloco de Concreto

Durante o processo de compra de um lote grande para uma obra, o comprador deve atentar-se à qualidade técnica e ao número máximo de 20.000 unidades de blocos por lote.

No recebimento do lote cabe ao comprador ou representante legal verificar se os blocos satisfazem as especificações técnicas e se apresentam defeitos, como arestas danificadas, trincas, entre outros.

Devem ser retiradas amostras que serão submetidas a diversos tipos de ensaios, como: análise dimensional, conferindo se as dimensões estão corretas (altura, largura, largura e inclinação das paredes, área bruta e líquida, etc.), retração de água, tempo de secagem e a resistência à compressão.

A quantidade de amostras é definida na NBR 6136 e os procedimentos de ensaio na NBR 12118.

Os resultados devem ser acompanhados pelo comprador e o responsável técnico da obra para aprovação ou rejeição do lote.

Utilização dos Blocos de Concreto

Temos hoje um grande número de tipos de blocos de concreto, cada um sendo indicado para um caso específico. Os blocos podem ser usados para construir paredes estruturais, paredes de vedação, muros, possuir cores, texturas e podem receber outro tipo de acabamento caso estejam acima do nível do solo.

O bloco de concreto celular autoclavado vem sendo usado para vedação e preenchimento de lajes, pois sua estrutura proporciona ainda maior isolamento térmico que os blocos de concreto convencionais.

As canaletas de concreto são usadas em conjunto com os blocos de concreto vazados, quando é necessário um reforço mecânico adicional, e facilitam a confecção de cintas, vergas e contravergas.

Os blocos de concreto chanfrado também são usados em conjunto com os blocos de concreto vazados para possibilitar a mudança de alinhamento de paredes.

Como Fazer Bloco de Concreto?

Os blocos de concreto podem ser feitos tanto artesanalmente quanto em escala industrial. Existem hoje fôrmas dos módulos e uma grande variedade de máquinas pesadas, que podem ser operadas manualmente ou automáticas , por exemplo as máquinas de blocos de concreto pneumática e hidráulica.

A massa de concreto é mais seca que o usual para concretagem, com relações de volume no traço de 1 de cimento para 5 de areia ou outro agregado miúdo. A quantidade de água é pouca ao ponto da massa apresentar um aspecto farinhento e precisa de compactação para ganhar um formato específico.

Os blocos precisam ser curados de acordo com o tipo de cimento utilizado, seja de Alta Resistência Inicial (ARI) ou cimento comum. A desidratação deve ser controlada para evitar trincas e o bloco deve permanecer em um local protegido do sol e chuva, permanecendo imóvel até que a cura esteja concluída.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 6136 – Bloco Vazado de Concreto Simples para Alvenaria – Especificações
    • NBR 12118 – Bloco Vazado de Concreto Simples para Alvenaria – Métodos de Ensaio
    • NBR 7211 – Agregados para Concreto – Especificações