Telha Metálica – Tipos e Vantagens

O que é Telha Metálica?

A telha metálica é um elemento utilizado para fechamento de coberturas, muito utilizada em telhados embutidos, cujo o principal material presente em sua composição é o aço, resultando em um produto leve e extremamente resistente.

Telha Metálica

Seu baixo peso, quando comparado a outros tipos de telhas, permite a utilização de estrutura de sustentação mais leve, consequentemente reduzindo custos. Os tipos de aços mais utilizados são:

  • Galvalume: resultante da junção do aço com o zinco, recomendado para locais com elevada corrosão, que necessitem de alta refletividade do calor e resistência a oxidação;
  • Alumínio: resultante de reações químicas oriundas do minério bauxita;
  • Galvanizado: fabricado pela fusão do zinco com o ferro, através da imersão do aço no zinco; apresenta baixa possibilidade de oxidação podendo ter durabilidade de até 300;

Tipos de Telhas Metálicas

Tendo em vista que o mercado da construção civil se encontra em constante desenvolvimento, existem diversos tipos de telhas metálicas para atender diferentes objetivos, sendo eles:

Ondulada

Telha Metálica Ondulada
Telha Metálica Ondulada

As telhas metálicas onduladas possuem seção transversal semelhante a uma sequência de ondas senoidais, tendo altura útil de aproximadamente 18mm e largura útil próximo a 10 metros. Seu uso é indicado para locais com vão menores ou em coberturas em arcos.

Trapezoidal

Telha Metálica Trapezoidal
Telha Metálica Trapezoidal

Trata-se de uma telha oriunda de uma chapa de aço e sua seção transversal é semelhante a uma sequência de trapézios. É a telha mais utilizada e edifícios comerciais e galpões industriais, devido ao seu formato que proporciona fácil instalação e maior resistência.

Existe ainda a telha trapezoidal autoportante, com uso recomendado em situações que os vãos existentes sejam grandes e que exigem leveza e facilidade de instalação.

Sanduíche

A telha sanduíche, nome popular utilizado para a telha termoacústica, é composta por duas chapas de material metálico, separadas por uma camada interna de material com propriedades de isolamento térmico e acústico, como: isopor, lã de rocha, lã de vidro ou poliuretano.

A espessura mínima recomendada para essa telha é de 30mm, sujeita a variação em função do isolamento acústico desejado.

Seu uso é recomendado para construção de galpões ou locais situados em regiões cujo índice acústico seja elevado, como: avenidas, metros, casas de shows. Todavia, seu custo de implantação é elevado e exige mão de obra especializada.

Multidobras

São telhas metálicas utilizadas quando há a necessidade de adequação com o projeto, visto que apresenta vincos próximos entre si que permitem a adaptação para o ângulo necessário, dada através de dobras transversais realizadas na chapa.

Outros Tipos

  • Zipada
  • Roll On

Montagem da Telha Metálica

Inicialmente devem ser feitas marcações, levando em consideração a inclinação e as águas previstas para a estrutura. Com isso, deve-se inserir os suportes, blocos de concretos, destinados a sustentar as calhas e demais estrutura ao longo de todas as terças, respeitando o espaçamento mínimo de 2,5 metros e máximo de 3,0 metros.

Posteriormente, executa-se o engradamento do telhado dado através da montagem das terças, que podem ser unidas por solda ou por parafusos, de acordo com as características do telhado.

Quando finalizado, inicia-se a distribuição das telhas até que todo o feixe seja completado, permitindo então o alinhamento ideal em referência a calha seguido da fixação da cobertura. Essa distribuição inicial permite que todos os feixes de telha sejam idênticos ao feixe inicial gerando uma cobertura alinhada.

Diante disso, é possível realizar a distribuição para complemento de toda a cobertura, todavia é importante ressaltar que as mesmas devem ser unidas entre si visando impedir pequenas aberturas que geram vazamentos entre as telhas, seguido da sua fixação nas terças por soldagem ou parafusamento.

Características da Telha Metálica

Devido ao aço presente em sua composição, telhas metálicas são conhecidas pela sua durabilidade e resistência, além de possibilitar todos os tipos de inclinação.

A espessura da chapa é um importante critério para escolha da telha, visto que quanto maior for a espessura mais firme é a cobertura, sendo necessário escolher aquela que atenda aos requisitos do projeto, mas evitando gastos desnecessários.

Além disso, características regionais são fortes influenciadoras no revestimento do material, sendo recomendado que a escolha da telha faça parte do projeto da edificação.

Vantagens

As telhas metálicas apresentam as seguintes vantagens:

  • Versatilidade;
  • Durabilidade;
  • Baixo prazo de execução;
  • Maior qualidade;
  • Maior área útil;
  • Reaproveitamento;
  • Racionalização de materiais e insumos pois o processo de montagem é rápido e limpo;
  • Flexibilidade, visto que as telhas podem ser fabricadas de acordo com o projeto do cliente;
  • Maior eficiência energética, quando utilizadas as telhas sanduíches;
  • Menor perda de materiais.

Desvantagens

Como todos os produtos, mesmo com inúmeras vantagens, telhas metálicas apresentam desvantagens, como:

  • Custo;
  • Necessidade de mão de obra especializada.

Apesar do custo mais elevado do material, é necessário considerar a economia em outros elementos, como: estrutura da edificação, estrutura de sustentação do telhado e manutenção.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 16373:2015 – Telhas e painéis termo acústico – Requisitos de desempenho;
    • NBR 14513:2008 – Telhas de aço revestido de seção ondulada – Requisitos;
    • NBR 14514:2008 – Telhas de aço revestido de seção trapezoidal – Requisitos