Laje Maciça de Concreto

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:14/11/2022

O que é Laje Maciça?

A laje maciça é um elemento estrutural horizontal responsável por transmitir as ações de peso e pressão para os outros componentes estruturais, que transferem essa carga até a fundação.

Laje Maciça Lisa
Laje Maciça Lisa

Segundo a norma, as lajes de concreto se dividem em dois grupos, lajes maciças e lajes nervuradas. Neste artigo serão apresentados modelos construtivos das lajes maciças, que recebem essa classificação tanto pela sua técnica construtiva como pelo seu tipo de apoio.

Essas lajes variam sua espessura de 5 cm a 16 cm, em função da sua aplicação e carregamento. Dentre os seus benefícios se destacam a facilidade em vencer vãos, simplificação do canteiro de obras e um acabamento liso na estrutura.

Laje Convencional

A laje convencional maciça é culturalmente o tipo de laje mais utilizada no Brasil, sendo altamente resistente e oferecendo um bom isolamento térmico e acústico. É moldada in loco e constituída de uma malha de vergalhões de aço e concreto lançado sobre uma fôrma, sendo portanto um elemento de concreto armado. A estrutura é apoiada em vigas, que recebem os esforços da laje e transmitem para os pilares.

Laje Maciça Convencional - Concretagem
Laje Maciça Convencional – Concretagem

São muito utilizadas em pequenos vãos como em residências.  Seu uso em maiores vãos pode inviabilizar o projeto, já que o seu peso próprio aumentaria consideravelmente sem ganho expressivo de resistência.

Dentre as vantagens da laje convencional está a pouca espessura da estrutura que, apesar de fina, resiste aos esforços exigidos. Também possui facilidade na execução e por se tratar de uma técnica muito difundida, não exige mão de obra especializada.

Entretanto, possui baixo potencial sustentável pelo seu consumo de madeira. E devido ao seu peso, a laje convencional exige mais dos elementos de apoio.

Laje Convencional Protendida

As lajes convencionais protendidas possuem um elemento adicional em sua armadura. Uma bainha é inserida dentro da laje, onde encontra-se um cabo de aço que será tensionado por um macaco hidráulico para que a laje sofra compressão, diminuindo a tensão total da estrutura.

Desse modo, os elementos promovem uma maior resistência à laje, reduzindo o peso da construção e o consumo de materiais, podendo até diminuir o número de vigas e pilares.

Laje Maciça Protendida - Armação
Laje Maciça Protendida – Armação

São muito utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc. Todavia, nada impede seu emprego em qualquer tipo de obra.

Como vantagem esta laje apresenta um peso estrutural menor, além da redução de deformações e fissuras. Contudo, esse modelo construtivo requer uma equipe especializada para sua execução, podendo tornar a laje protendida mais onerosa para construção.

Lajes Cogumelo

A laje cogumelo é definida como maciça pelo seu tipo de apoio, já que possui um sistema estrutural diferente do tradicional sobre vigas e pilares; a estrutura da laje cogumelo se apoia diretamente no pilar.

Laje Maciça Cogumelo
Laje Maciça Cogumelo

No contato entre o pilar e o plano da laje é adicionado o capitel, para reduzir o efeito de punção. Nesse efeito a tensão entre o pilar e a laje é tão elevada que o pilar pode “furar” a estrutura da laje caso não seja projetado corretamente.

O capitel se localiza nas adjacências do pilar onde a espessura da laje é aumentada com o objetivo de elevar sua capacidade resistente nessa região de alta concentração de esforços cortantes e de flexão.

Apesar de não ser utilizada com tanta frequência, quando comparada a outros modelos, essa estrutura de laje permite vencer grandes vãos como em projetos de estacionamentos, cinemas, entre outros.

A ausência de vigas gera uma continuidade na execução das fôrmas, permitindo fácil execução da estrutura. Esse sistema apresenta a vantagem de ter maior iluminação e ventilação nos pavimentos em que é aplicado, já que a viga é eliminada no perímetro do edifício.

No entanto, essa laje possui baixa economia em sistemas inteiramente maciços, já que o gasto de aço e concreto poderá ser muito maior. Outra desvantagem é o risco de punção devido a tensão entre o apoio e o plano da laje.

Laje Lisa

Esta laje também é caracterizada maciça pelo seu tipo de apoio e difere da laje cogumelo em apenas um componente. Enquanto as lajes cogumelos são apoiadas em pilares com capitéis, as lajes lisas são apoiadas diretamente nos pilares sem a presença de capitéis.

A falta desse elemento ocasiona na execução de uma laje mais espessa, a fim de suportar os esforços entre o pilar e a superfície da laje. Quanto a sua aplicação, a laje lisa é geralmente utilizada em edifícios de múltiplos andares.

Referências

  • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento