Concreto Armado – O que é, Composição e Uso

O que é Concreto Armado?

O concreto armado é um tipo de concreto que faz a junção de dois elementos bastante utilizados em construções: o concreto e o aço. É uma tecnologia que causou grande impacto no setor de construção civil, possibilitando a construção de estruturas ainda mais altas, esbeltas e seguras.

Viga de Concreto Armado
Viga de Concreto Armado

Atualmente é o tipo de concreto mais utilizado, mesmo que venha cedendo cada vez mais espaço às novas tecnologias, como concreto protendido e light steel framing. Vale lembrar que apesar do concreto protendido ser um tipo de concreto armado, o termo normalmente refere-se às estruturas armadas com vergalhões, sem que haja aplicação de tensões prévias.

Importância do Concreto Armado

O concreto armado possibilitou grandes avanços na arquitetura e permitiu o desenvolvimeto de Projetos Arquitetônicos totalmente independentes da estrutura da edificação, algo que não é possível em construções de alvenaria estrutural.

Atualmente o maior edifício da América Latina, o Yachthouse, localizado em Balneário Camboriú/SC, tem sua estrutura feita em concreto armado, assim como grande parte das maiores edificações do mundo. O Yahcthouse utilizou em toda sua estrutura 57.000 m³ de concreto.

O material foi essencial no desenvolvimento da arquitetura moderna, sendo muito utilizado por arquitetos e paisagistas como Rosa Grena, Lucio Costa, Márcio Kogan e Oscar Niemayer, conhecidos internacionalmente por esbanjarem curvas e grandes vãos livres em suas construções, que possibilitou uma maior harmonização dos edifícios com o ambiente a sua volta.

Sua aplicação vai muito além de casas e prédios, podendo ser usado em todos os tipos de estruturas, como aeroportos, estádios, hidrelétricas, como a de Belo Monte, entre outras.

Composição do Concreto Armado

O concreto armado é composto por dois materiais principais, o concreto e o aço, podendo conter também aditivos para melhorar suas características, como resistência, trabalhabilidade, consistência, tempo de cura, entre outros.

A união dos materiais permite aproveitar a elevada resistência do concreto aos esforços de compressão e do aço aos esforços de tração.

Concreto

O concreto é composto por cimento Portland, agregado graúdo, agregado miúdo, água e aditivos. O tipo de cimento e demais características devem ser definidas de acordo com a estrutura que será concretada, assim como condições ambiente, cargas, entre outros fatores.

Para garantir que o concreto possui a resistência e a fluidez desejada é necessário realizar, respectivamente, o Slump Test e o Ensaio de Compressão.

Aço

O aço utilizado no concreto armado é considerado uma armadura passiva, pois diferentemente do que ocorre no concreto protendido, o aço apenas resiste aos esforços aplicados sobre o elemento, sem aplicação de tensões prévias.

As barras de aço que compõem a armadura podem ser cassificadas como:

  • Positiva – Localizada na parte inferior do elemento estrutural.
  • Negativa –  Localizada na parte superior do elemento estrutural.
  • Transversal (Estribo) – Barras que correm no sentido de menor dimensão da estrutura.

Outro detalhe importante é que as barras de aço são obrigatoriamente nervuradas ao longo de seu comprimento, para garantir a aderência no concreto.

Estruturas de Concreto Armado

É possível observar sua utilização em diversas edificações, sendo notado principalmente pela volumetria das fachadas, através de elementos como sacadas, e pela esbeltez das construções.

Laje de Concreto Armado
Execução de Laje de Concreto Armado

Exemplos de estruturas que utilizam o concreto armado em sua composição:

Quando comparado a diferentes tecnologias com capacidade técnica semelhante ou superior, como concreto protendido e estruturas de aço leve ou pesado, o concreto armado se mostra vantajoso principalmente pela facilidade de uso, conhecimento amplamente disseminado, experiência dos profissionais e custo reduzido.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 5738 – Concreto – Procedimento para Moldagem e Cura de Corpos de Prova
    • NBR 5739 – Concreto – Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndricos
    • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento
    • NBR 7680 – Concreto – Extração, Preparo, Ensaio e Análise de Testemunhos de Estruturas de Concreto
      • Parte 1: Resistência à Compressão Axial
      • Parte 2: Resistência à Tração na Flexão
    • NBR 8953 – Concreto para Fins Estruturais – Classificação pela Massa Específica, por Grupos de Resistência e Consistência
    • NBR 9479 – Argamassa e Concreto – Câmaras Úmidas e Tanques para Cura de Corpos de Prova
    • NBR 12655 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle, Recebimento e Aceitação – Procedimento
    • NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento
    • NBR 16886 – Concreto – Amostragem de Concreto Fresco
  • Artigos