Canteiro de Obras – Elementos e Dicas

O que é Canteiro de Obras?

Canteiro de Obras trata-se de uma área fixa e temporária, cuja finalidade é servir de apoio para execução dos serviços de construção civil, sendo dividido em Áreas Operacionais e Áreas de Vivência.

Canteiro de Obras Amplo
Canteiro de Obras Amplo

O planejamento do canteiro de obras deve levar em consideração todas atividades necessárias à execução do empreendimento em suas diversas etapas, assim como a logística necessária para aumento da eficiência e segurança dos processos executivos.

Durante a execução, todas informações e eventos relevantes, que possam impactar na prestação do serviço e controle de materiais, devem ser registrados no Diário de Obra.

Instalações Necessárias

Área de Vivência
Área de Vivência

Áreas de Vivência têm como objetivo suprir as necessidades básicas dos trabalhadores em momentos específicos, sendo localizadas separadamente das Áreas Operacionais, porões e subsolos. Segundo a NBR 12284, essas áreas devem possuir:

  • Instalações sanitárias, com lavatórios e mictórios, gabinetes sanitários e chuveiros;
  • Vestiário destinado aos trabalhadores não alojados;
  • Alojamento;
  • Refeitório, para que a alimentação fique restrita somente a esse local;
  • Cozinha;
  • Lavanderia;
  • Área de lazer, de forma que se promova a recreação e integração entre os funcionários;

Também é fundamental a existência de Área Operacional, responsável por abrigar os funcionários na maior parte do tempo. De acordo com a NBR 12284, essa área dispõe de:

  • Depósito;
  • Escritório;
  • Almoxarifado;
  • Plantão de Venda;
  • Guarita;
  • Pontos de Içamento;

Tipos de Canteiro de Obras

Canteiro de Obras
Canteiros de Obras Longo e Amplo

Os tipos de canteiros de obras são classificados em função da sua área, sendo eles:

  • Restrito: quando a construção ocupa o terreno completo, ou quase completo, tornando fundamental uma boa logística de organização dos materiais, insumos e acesso;
    • Exemplos: construção em centros urbanos, ampliações, reformas e retrofit.
  • Amplos: canteiro de construções que ocupam pouca área do terreno, facilitando o acesso de veículos, criação de áreas de acomodação de pessoal e armazenamento de materiais;
    • Exemplos: plantas industriais, galpões e conjuntos habitacionais.
  • Longos: são canteiros com dimensões desproporcionais, tendo apenas uma dimensão de valor considerável, fazendo com que os acessos sejam restritos através de alguns locais.
    • Exemplos: construção em terrenos estreitos, estradas e redes de gás.

Etapas de Planejamento do Canteiro de Obras

O planejamento do canteiro de obras tem como finalidade otimizar o ambiente de trabalho, para que pessoas e máquinas transitem de forma eficiente e segura, reduzindo a necessidade de movimentação desnecessária para busca de materiais e prevendo áreas de risco.

De acordo com o Programa de Tecnologia de Habitação (HABITARE), o planejamento deve ser feito através de cinco etapas:

Análise preliminar

Obtenção e análise de dados sobre as necessidades do canteiro, informações sobre a área disponibilizada para a obra incluindo seu entorno, além das definições técnicas quanto aos métodos construtivos que serão adotados aliado ao cronograma de obra referente aos trabalhadores e ao espaço físico em conjunto com uma análise rígida do orçamento, a fim de se evitar problemas relacionados a despesas desnecessárias.

Arranjo Físico Geral

Nesta etapa é feito o planejamento das áreas e instalações de forma aproximada, levando em consideração a relação entre as mesmas. Por exemplo, define-se o local do posto de produção de argamassa relativa aos elementos que serão concretados.

Arranjo Físico Detalhado

Envolve a definição da posição de cada equipamento ou instalação dentro das áreas definidas na etapa anterior. Por exemplo, a localização do banheiro, almoxarifado, cozinha, betoneira, entre outros.

Detalhamento das Instalações

Define-se a infraestrutura e informações necessárias para o correto funcionamento das instalações, como quantidade e tipos de mesas, cadeiras, armários, técnica de armazenamento, sinalização, entre outros.

Cronograma de Implantação

O cronograma deve apresentar graficamente as fases de execução do canteiro e da edificação, além de alterações durante que ocorram durante a construção. Esta etapa é muito importante para o planejamento logístico e financeiro da obra.

O planejamento do canteiro deve ser coordenado pelo responsável técnico da obra, com participação do mestre-de-obras e com demais gestores envolvidos diretamente na execução do empreendimento.

Layout do Canteiro de Obras

Para elaboração do layout, o estudo deve ser realizado imediatamente após a disposição dos projeto arquitetônicos a fim de verificar possíveis restrições, como acesso e transporte de materiais.

É importante notar que o layout do canteiro dependerá diretamente das escolhas de projeto, por exemplo, o tipo de concreto definirá se será necessário prever a armazenagem dos insumos e produção do concreto ou acesso do caminhão betoneira.

A elaboração e estudo prévio do canteiro de obras implica diretamente em benefícios como: diminuição de perdas de materiais, aumento da produtividade, redução do risco de acidentes e aumento da satisfação dos trabalhadores.

Infelizmente, é comum que o layout do canteiro de obras não seja elaborado como recomendado, assim como diversos projetos de engenharia civil. Porém, é fundamental seja feito ao menos um croqui com informações como:

  • Locais para armazenamento dos insumos e materiais;
  • Portões de acesso;
  • Linhas de fluxo principal;
  • Pontos de içamento de armaduras e fôrmas;
  • Localização de elementos fixos, como árvores e lagos;
  • Localização de elementos móveis, como equipamentos e maquinários.

Acesso

Em algumas obras, a entrada de veículos e máquinas é comum com a de pessoas, dessa forma é necessário ter um controle de acesso eficaz, para evitar acidentes, furtos e desconforto dos funcionários e visitantes.

Recomenda-se que o trajeto destinado a visitantes seja coberto e delimitado lateralmente, visto a periculosidade do ambiente para alguém não habituado, desviando da área de produção e estoque de materiais.

Armazenamento

Recomenda-se que o armazenamento seja feito no subsolo, quando possível, visto que trata-se de um área geralmente sem intemperes e quase toda desobstruída.

Entulho

Aconselha-se que a descarga seja feita por meio de tubos coletores, de materiais resistentes com inclinação máxima de 45º, para que o mesmo descarregue no local apropriado, como caçambas de entulho.

Produção de Argamassa e Concreto

Definição do local dos equipamentos necessários para a produção, cujo é recomendado situar-se próximo ao elevador de carga, ademais se possível, incluir um sistema dosador próximo a betoneira, utilizar quadros indicadores de traço e dispor de uma betoneira de 500 litros.

Manual para Melhores Práticas

Segundo o HABITARE, devem-se elaborar manuais afim de se estabelecer um padrão para melhor controle do canteiro de obra, todavia, durante toda a obra o mesmo está sujeito a alterações por outro quando considerado mais eficiente e viável. Em vista disso, recomenda-se separar os manuais da seguinte forma:

  • Sistema construtivo das instalações provisórias, tanto de acesso a obra quanto de apoio e vivencia;
  • Segurança na obra, quanto a altura, elevadores e demais instalações
  • Manutenção e organização dos canteiros;
  • Movimentação e armazenamento dos insumos.

Além disso, outras atitudes são fundamentais para proporcionar um canteiro de obra com qualidade, como treinamentos e avaliações com todas as equipes que exercem funções na obra.

Referências