Argamassa Colante AC3

O que é Argamassa Colante AC3?

Dentre os três tipos de argamassas colantes, a ACIII é a que leva a maior quantidade de aditivo e por isso apresenta a maior aderência, sendo classificada como uma argamassa de assentamento. É ideal para assentar revestimentos de placas grandes e em ambientes de maior agressividade, pois apresenta maior resistência contra as intempéries.

Argamassa AC3

É composta por cimento Portland, agregados minerais e aditivos, formando uma massa viscosa plástica e aderente. Ela é certificada pela ABNT, que através da NBR 14081-1, estabelece alguns requisitos para as propriedades das argamassas colantes. Pode ainda apresentar propriedades especiais, sendo ACIII-D ou ACIII-E, a depender do fabricante.

Aplicação

A argamassa AC3 tem melhor aderência que as AC1 e AC2, devido à grande quantidade de aditivo em sua composição. Por isso, pode ser aplicada em locais como saunas e piscinas de água quente, por resistir melhor às variações de temperatura. É indicada também para locais com tráfego intenso e para o assentamento de placas grandes, maiores que 60cm x 60cm.

Além disso, assenta os mais diversos tipos de materiais: cerâmicas, porcelanatos, lajotas, pedras naturais, pastilhas de cerâmica, porcelanato e vidro. Algumas marcas ainda oferecem aplicação de piso sobre piso.

Tipos de Argamassa AC3

Multiuso

Tipo ACIII-D, apresenta deslizamento reduzido. Assenta revestimentos de até 1,4 m x 1,4 m, cerâmicas, porcelanatos, pedras naturais, pastilhas de cerâmica, porcelanato e vidro, lajotas e ladrilhos hidráulicos. Pode ser aplicado sobre concreto, contrapiso de argamassa, emboço de cimento, cal ou gesso e alvenaria de concreto celular. Pode ser, ainda, utilizado para assentamento de piso sobre piso.

Exemplo: M 20 – Multiuso ACIII (MC Bauchemie)

Fachadas

Tipo ACIII-E, apresenta tempo em aberto estendido. É indicado para assentamento de cerâmicas e porcelanatos de até 60cm x 60cm em fachadas, limitadas a 20 andares, saunas e pisos aquecidos de até 70ºC, pastilhas de porcelana e piscinas residenciais ou comerciais, aquecidas ou não.

Pode ser aplicado sobre emboço, alvenaria, contrapiso, paredes de concreto, placas de gesso acartonado, cerâmica, porcelanato, alvenarias de blocos vazados de concreto, blocos sílicocalcários e blocos de concreto celular, em paredes internas.

Exemplo: Argamassa Cimentcola Fachadas (Quartzolit)

Grandes Formatos

Tipo ACIII-D e E, apresenta deslizamento reduzido e tempo em aberto estendido. Assenta revestimentos de até 1,8m x 1,8m, pedras naturais, lajotas e ladrilhos hidráulicos, cerâmicas e porcelanatos e pastilhas. Pode ser aplicado em pisos e paredes, áreas internas e externas, piso sobre piso, fachadas, piscinas e drywall, além de pisos aquecidos, lareiras, estufas, saunas secas e saunas a vapor de até 80ºC.

Exemplo: M 21 – Grandes formatos (MC-Bauchemie)

Flexível

Tipo ACIII normal. Indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas de porcelana e vidro, mármores e granitos em áreas internas e externas, pisos e paredes, piscinas (inclusive aquecidas), churrasqueiras e lareiras, fachadas e sobreposição de revestimento cerâmico e/ou porcelanato sobre revestimento cerâmico antigo em áreas internas ou externas.

Pode ser aplicada sobre argamassa de revestimento, contrapiso, gesso acartonado, bloco de gesso, marmorite, piso de concreto, parede de concreto, placas cimentícias, alvenaria de bloco de concreto e revestimentos cerâmicos antigos.

Exemplo: Votomassa ACIII Flexível (Votorantim)

Preço

Devido à grande quantidade de aditivo em sua composição (fator que potencializa a propriedade de aderência), a argamassa do tipo ACIII tem um custo bem elevado em relação aos outros dois tipos.

Para algumas marcas, o custo da ACIII chega a ser o dobro da ACII, e quase 4x maior que o da ACI. Portanto, deve-se buscar bons preços com os fornecedores, além de fazer uma estimativa de quanto material será utilizado na obra, evitando a compra de material a mais ou compras de última hora, que acabam saindo mais caro ainda.

Requisitos

Conforme a NBR 14081-1, as argamassas colantes industrializadas devem atender a alguns requisitos no que se refere às suas propriedades fundamentais e opcionais. As propriedades fundamentais são o tempo em aberto e a resistência de aderência à tração aos 28 dias, em função do tempo de cura.

  • Para a determinação do tempo em aberto, através do método de ensaio descrito na NBR 14081-3, a argamassa ACIII deve apresentar o tempo de trabalhabilidade maior ou igual a 20 min.
  • Para resistência de aderência à tração, através do método de ensaio descrito na NBR 14081-4, para cura normal, submersa ou em estufa, a argamassa ACIII deve apresentar a resistência maior ou igual a 1 MPa.

Tratando das propriedades opcionais, que são o tempo de aberto estendido e o deslizamento reduzido, os critérios são iguais para os três tipos de argamassa colante (ACI, ACII e ACIII). O tempo em aberto estendido (E), determinado através do método de ensaio descrito na NBR 14081-3, deve ser de, no mínimo, 10 min, e o deslizamento reduzido (D), caracterizado pela NBR 14081-5, menor ou igual a 2mm.

Referências