Eficiência Energética – O que é, Benefícios e Importância

O que é Eficiência Energética?

A eficiência energética é uma abordagem de projeto e construção que busca minimizar o consumo de energia em edifícios e infraestruturas. Na engenharia civil e arquitetura, a eficiência energética é um elemento crucial para construir edifícios sustentáveis e reduzir a pegada de carbono das obras.

A eficiência no uso de energia nas edificações pode ser alcançada através de técnicas de projeto e construção, como iluminação e ventilação natural, que colaboram para reduzir a utilização de lâmpadas, aquecedores, ar condicionado e outros sistemas que utilizam energia.

Para que isso seja possível, há um desenvolvimento constante de novas tecnologias que possuem a mesma produtividade mas utilizam menos energia. Um ótimo exemplo para ilustrar essa evolução é a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que consomem até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes.

Apesar dos preços mais elevados de produtos mais eficientes, pode-se notar uma grande economia a longo prazo, além de contribuir para a preservação do meio ambiente com o uso de tecnologias sustentáveis.

Eficiência Energética na Arquitetura e Engenharia

Quando falamos em Eficiência Energética, é comum pensarmos em equipamentos elétricos, contudo, a Eficiência Energética na arquitetura e engenharia vai ainda mais além. O objetivo não é apenas utilizar equipamentos eficientes, mas também reduzir ou eliminar a necessidade da utilização desses equipamentos sempre que possível.

Através de um Projeto Arquitetônico de qualidade, é possível proporcionar uma maior economia de energia, por exemplo, eliminando a necessidade do uso de lâmpadas durante o dia com aproveitamento da iluminação natural; iluminação essa que pode ser obtida através do uso de vãos, janelas, claraboias e vidros fixos. De maneira similar, uma ventilação natural adequada elimina ou reduz a necessidade do uso de ventiladores e climatizadores, a depender da zona bioclimática e época do ano.

O isolamento térmico também é um grande aliado para a Eficiência Energética nas edificações, visto que permite controlar o ganho ou perda de calor do ambiente, reduzindo assim a variação térmica e o tempo de funcionamento de aparelhos de climatização. Dessa forma, a edificação consegue proporcionar conforto térmico aos seus usuários e também economizar energia.

Como vimos no artigo Conforto Térmico – O que é, Soluções e Dicas, algumas das estratégias bioclimáticas que podem ser utilizadas são:

A principal ideia que o projetista deve ter em mente é que o usuário sempre buscará controlar as características do ambiente a fim de torná-lo confortável, dessa forma deve-se utilizar soluções, preferencialmente passivas, que forneçam o conforto necessário com o menor custo possível, considerando também o consumo energético ao longo da vida útil da edificação.

Além da redução ou eliminação do uso de determinados equipamentos, também é necessário considerar sua substituição por diferentes modelos, como a troca de Ar-Condicionado Split por Climatização Central.

Apesar da economia de energia elétrica ser a mais interessante do ponto de vista financeiro, a economia de água e a reciclagem de resíduos também são aspectos importantes para a eficiência energética das edificações.

Certificações de Eficiência Energética

Buscando identificar e recompensar medidas que proporcionam o uso consciente de recursos naturais, foram criadas certificações para equipamentos e edificações, que possuem o objetivo de atestar que determinado elemento foi desenvolvido para operar de forma otimizada. Ou seja, ao longo do seu ciclo de vida, operam de forma a gerar um impacto reduzido sobre o meio ambiente.

Selo Procel

Para facilitar a identificação e compra de produtos que oferecem uma melhor Eficiência Energética, o Inmetro criou o Selo Procel. Ele indica aos consumidores quais são os produtos que consomem menos energia, mantendo a sua qualidade de funcionamento.

Selo de Eficiência Energética

Como um menor consumo de energia significa uma economia no valor da conta, os produtos com esse selo são muito procurados no mercado. Esse fato motiva os fabricantes a se adequarem cada vez mais aos padrões de consumo consciente, criando produtos mais eficientes, com o objetivo de receberem o Selo Procel.

Alguns dos produtos que recebem este selo, são:

  • Ventilador;
  • Máquina de lavar;
  • Geladeira;
  • Lâmpada;
  • Televisão;
  • Ar-condicionado.

Quando o uso desses produtos é combinado com um Projeto Arquitetônico comprometido com a Eficiência Energética, o bolso e o meio ambiente agradecem!

Certificação LEED

A certificação LEED atesta as edificações que aplicam as melhores práticas e estratégias de mercado. Ela impulsiona os empreendimentos em direção ao alto desempenho, visando a eficiência e baixo consumo de recursos naturais, mantendo a qualidade e o bem-estar dos seus usuários.

Certificação LEED

Ter uma certificação LEED é uma excelente estratégia de marketing, pois ela valoriza a edificação, aumentando seu valor de locação, valor de venda, entre outros. A certificação LEED é reconhecida globalmente, sendo necessário um acompanhamento profissional no desenvolvimento dos projetos e na execução do empreendimento para que o edifício consiga o selo.

Etiqueta PBE Edifica

Assim como os eletrodomésticos possuem uma etiqueta de eficiência energética disponibilizada pelo Inmetro, as edificações também são etiquetadas de acordo com a sua eficiência. Essa etiquetagem possui origem brasileira e se trata de uma avaliação das edificações quanto a sua eficiência energética. Na avaliação, são observados aspectos como iluminação, sistema de condicionamento de ar, entre outros.

PBE Edifica

Para receber a Etiqueta PBE Edifica é necessário atender os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) ou Regulamento Técnico da Qualidade para  o Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais (RTQ-R).

Importância e Benefícios da Eficiência Energética

A Eficiência Energética está diretamente ligada à sustentabilidade, pois ela visa uma redução no uso de recursos e, consequentemente, no impacto que causamos na natureza. Por esse motivo, ela é muito importante para o meio ambiente e para todos os seres vivos.

Além da degradação do planeta proveniente do uso exacerbado de recursos naturais, uma crise elétrica mais grave pode até mesmo inviabilizar nosso atual estilo de vida.

Confira abaixo alguns dos benefícios de adotar medidas com foco na Eficiência Energética:

  • Redução de custos durante toda a vida útil do empreendimento;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Marketing verde: em empresas, o fato de estarem se preocupando com a sustentabilidade valoriza a imagem do negócio;
  • Valorização do imóvel, visto que abre possibilidade de vender para um público preocupado com o meio ambiente;
  • Economia na compra de equipamentos, visto que poderá reduzir a necessidade de processos artificiais para melhoria do ambiente.

É indicado que a Avaliação de Eficiência Energética seja feita na fase de projeto, para que o profissional possa montar uma estratégia adequada de economia de energia, sem que custos adicionais sejam necessários. O custo para tornar uma edificação eficiente aumenta exponencialmente quando há necessidade de reforma e adaptação após sua construção.

Referências

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065