Plano de Manutenção – O que é, Tipos e Dicas

O que é Plano de Manutenção?

O Plano de Manutenção é o documento onde são detalhadas todas as informações e orientações relevantes ao planejamento, execução e controle das atividades de manutenção..

Plano de Manutenção

O documento também é conhecido como Programa de Manutenção, sendo essencial para padronizar os processos e auxiliar na gestão da manutenção predial, seja de um componente, sistema ou edificação.

O plano de manutenção tem como objetivo:

  • Informar as características técnicas do objeto instalado/construído;
  • Descrever procedimentos recomendáveis e obrigatórios para a conservação, uso e manutenção;
  • Informar e orientar as obrigações no tocante à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização;
  • Prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado;
  • Contribuir para que o objeto atinja a vida útil planejada.

Tipos de Plano de Manutenção

Os planos de manutenção podem ser divididos de acordo com o tipo de manutenção e escopo das atividades. Alguns exemplos são:

  • Plano de Manutenção Predial
  • Plano de Manutenção Corretiva
  • Plano de Manutenção Preventiva
  • Plano de Manutenção Preditiva
  • Plano de Manutenção de Equipamentos
  • Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)
  • Plano de Manutenção de Instalações Hidrossanitárias

A necessidade de subdividir os planos dependerá de fatores como quantidade de elementos, complexidade, localização, modelo de gestão, entre outros.

Informações do Plano de Manutenção

Caracterização do Documento

Quando lidamos com documentos oficiais é essencial que sejam estabelecidos processos para evitar que as informações sejam perdidas ou se tornem obsoletas. A falta de controle pode causar sérios problemas, como mau dimensionamento das soluções e, consequentemente, prejuízo financeiro.

Informações desatualizadas podem, por exemplo, indicar quantitativos incorretos para compras centralizadas. Imagine que uma empresa resolva fazer uma reforma geral e aproveite para alterar as cores de alguns ambientes de verde para azul. A gestora de manutenção, não tendo ciência da alteração,  fará uma compra centralizada de tintas, pensando na manutenção de rotina dos ambientes, porém haverá um excedente de tintas verdes e falta de tintas azuis.

Esse tipo de problema pode ser evitado com a implantação de processos referentes à atualização de projetos, memoriais e demais documentos técnicos, assim como a definição de seus responsáveis, arquivamento e divulgação. Poderia ser previsto, por exemplo, uma inspeção predial após a reforma para que a própria gestora faça a atualização da documentação.

A fim de evitar esse e outros problemas, sugere-se que o documento tenha, no mínimo, as seguintes informações:

  • Código de identificação;
  • Data;
  • Canais e procedimentos de:
    • Registro;
    • Arquivamento;
    • Atualização;
    • Consulta;
    • Divulgação.
  • Controle de versão;
  • Indicação dos responsáveis pela elaboração e revisão.

Caracterização do Objeto

A caracterização do objeto tem como função identificar as informações relevantes às atividades de manutenção, determinar o escopo dos serviços e condicionantes aplicáveis, por exemplo:

  • Tipologia;
  • Modelo;
  • Série;
  • Vida útil estimada;
  • Estado de preservação;
  • Características de uso;
    • Potência;
    • Voltagem;
    • Eficiência;
    • BTUs;
  • Componentes;
  • Garantias;
  • Fornecedores;
  • Documentos de referência;
    • Normas;
    • Projetos;
    • Memoriais;
    • Manuais;
  • Impactos do clima e ambiente no desempenho;
  • Histórico de falhas e intervenções.

As informações presentes dependerão do tipo de objeto detalhado, por exemplo, a caracterização de um sistema elétrico será completamente diferente de um sistema de abastecimento hidráulico, visto que ambos possuem equipamentos, componentes e funções diferentes. Por isso, é essencial que os responsáveis pela elaboração dos planos de manutenção tenham pleno conhecimento sobre os elementos do escopo.

Caracterização das Atividades

O detalhamento das atividades tem como objetivo orientar e padronizar os procedimentos de manutenção, buscando garantir a eficácia, eficiência e segurança durante todo o processo. Alguns exemplos de informações úteis são:

  • Periodicidade;
  • Profissionais;
  • Treinamentos;
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
  • Ferramentas;
  • Insumos;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados (POP);
  • Procedimentos para registro e arquivamento;
  • Procedimentos para comunicação;
  • Método de priorização dos serviços.

Além disso, deve-se identificar os meios disponíveis para acionamento das equipes, como telefone ou sistema informatizado, e os procedimentos prévios necessários para a execução dos serviços, como apresentação do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e emissão da Ordem de Serviço (OS).

Indicadores

Os indicadores são informações utilizadas pelo gestor para acompanhar e fiscalizar a eficácia e eficiência do planejamento e execução dos serviços de manutenção. Além disso, é possível utilizar os indicadores para medir a produtividade da equipe, depreciação dos elementos, desperdício de materiais, necessidade de substituição de equipamentos/componentes, entre outros.

Exemplos de indicadores:

  • Taxa atendimento dos planos de manutenção;
  • Relação entre demandas geradas e atendidas;
  • Relação entre custo estimado e efetivo;
  • Relação entre tempo estimado e efetivo;
  • Taxa de sucesso, medida pelo retrabalho;
  • Relação temporal de custo x benefício por manutenção;
  • Preservação do valor da edificação;
  • Relação entre manutenções preventivas e manutenções corretivas.

Como elaborar um Plano de Manutenção?

O primeiro passo para elaboração do plano de manutenção é o levantamento e análise da documentação técnica existente, como projetos, memoriais, laudos, manuais e demais documentos que tenham orientações e determinações sobre procedimentos de manutenção.

Caso não seja possível determinar as atividades necessárias através dos documentos obtidos, ou se houver dúvidas quanto à fidelidade em relação ao atual estado do objeto, será necessário realizar uma inspeção predial, a fim de realizar o levantamento técnico e emissão de laudo, contendo todas informações relevantes para o serviço de manutenção.

Alguns Sistemas de Gestão de Manutenção (CMMS) são capazes de gerar planos de manutenção de forma automática, a partir do cadastro de itens, indicação da periodicidade das atividades de manutenção e demais informações necessárias.

Referências

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065