Manutenção Preditiva – Exemplos e Tipos

O que é Manutenção Preditiva?

Manutenção Preditiva, também conhecida como manutenção controlada, é um tipo de manutenção realizada através da análise de dados e do monitoramento rotineiro de equipamentos, permitindo alcançar uma alta qualidade de serviço, com o objetivo de reduzir ao mínimo a quantidade de manutenções preventivas e evitar a manutenção corretiva.

Planejamento de Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva difere-se da manutenção preventiva principalmente por não precisar intervir diretamente no elemento, sendo realizada através de coletas de dados obtidos por sensores, análise de resíduos, entre outros. É uma atividade periódica que está incorporada nas atividades das empresas, podendo ser realizada até mesmo em tempo real por meio de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Gêmeos Digitais.

É um procedimento relativamente mais simples para executar, porém requer um alto nível de automação e planejamento, sendo necessário adquirir e analisar informações como o desempenho, pressão, temperatura, vibração e outros indicadores que permitirão definir se há necessidade ou não da interrupção das operações. As características analisadas variam de acordo com o equipamento ou sistema manutenido.

Para que serve a Manutenção Preditiva?

Da mesma forma que a manutenção preventiva, ela busca evitar que peças e equipamentos apresentem defeitos ou falhas. Esse procedimento permite realizar a manutenção de um equipamento sem a necessidade de interromper sua atividade, proporcionando assim a economia de tempo, serviço e custos.

Monitorar os equipamentos de forma rotineira aumenta a vida útil dos componentes, otimizando a produtividade e reduzindo custos de substituição de peças e intervenções. Além disso, implementar uma rotina de inspeções preditivas aumenta a segurança das atividades e reduz o risco de acidentes.

Tipos de Manutenção Preditiva

Análise de Vibração

Essa técnica é bastante comum de ser aplicada na indústria metalomecânica, com o objetivo de detectar oscilações nas máquinas, que podem comprometer o seu funcionamento. Com ela, é possível identificar irregularidades elétricas em motores, desgastes em rolamentos e engrenagens, falta de lubrificação, desalinhamento de eixos, entre outros.

Análise de Óleo

É um procedimento realizado em laboratório que busca detectar a existência de detritos e contaminantes que prejudiquem o desempenho do óleo, além de identificar oxidações e irregularidades em válvulas, rotores e engrenagens.

Análise de Trincas

A fim de detectar trincas ou fendas em diferentes materiais (como tubulações, por exemplo), esse método permite prever a ocorrência de falhas com bastante antecedência, evitando possíveis vazamentos e fugas de material.

Na construção civil, podemos citar como exemplo o Teste de Integridade de Estaca (PIT), que analisa a continuidade do concreto ao longo das estacas, detectando falhas como trincas e fissuras. Esse procedimento consiste na colocação de um acelerômetro no topo da estaca e a aplicação de golpes de martelo na superfície, gerando uma onda de tensão no decorrer da estaca, que sofre reflexões ao encontrar alguma variação no material.

Termografia

Como o próprio nome diz, esse procedimento busca analisar o nível de temperatura emitido por algum equipamento, através de um sensor que mede a taxa de radiação infravermelha, a fim de evitar danos provocados por superaquecimento.

Ultrassom

Esse método funciona a partir da análise de frequências sonoras, identificando vazamentos em sistemas de transporte de ar comprimido, gases e vapor. Pode ser utilizado também para a detecção de defeitos mecânicos e fuga de corrente elétrica.

Assim, o uso do ultrassom permite a economia de energia nas empresas, além de evitar danos causados por vazamentos perigosos.

Procedimentos para Manutenção Preditiva

Inspecionar o Equipamento

É bastante comum nos depararmos com uma falha no equipamento no momento em que estamos executando uma atividade. Por isso, procure organizar determinados horários do dia ou dias fixos na semana para inspecionar os equipamentos e ferramentas que serão utilizados durante a jornada de trabalho.

Dessa forma, é possível detectar alguma anomalia antecipadamente, permitindo realizar a manutenção a tempo da atividade, sem precisar interromper o serviço. Esteja atento para sons estranhos, vibrações excessivas ou altas temperaturas, pois normalmente são fatores que indicam irregularidades.

Detectar a Origem da Irregularidade

Uma vez que tenha observado alguma anomalia no equipamento, deve-se proceder com a identificação da causa da irregularidade. É algum desgaste no rolamento? De onde está vindo esse vazamento? É preciso resfriar o motor? Busque acompanhamento de um profissional qualificado para isso, assim, as chances de encontrar o problema são muito maiores.

Buscar uma Solução para o Problema

Detectado o problema, vamos ao próximo passo: como resolvê-lo? Novamente, procure o auxílio de um profissional qualificado para solucionar o problema, assim, garantimos um serviço seguro e evitamos maiores danos ao equipamento. Procure identificar todos os materiais que serão necessários para realizar a manutenção do equipamento, além de verificar a disponibilidade do profissional que irá prestar esse serviço.

Realize a Manutenção

Então, deve-se proceder com a definição de um horário para a execução da manutenção do equipamento, de forma que não haja interrupções das atividades.

Antes da execução dessa atividade, certifique-se de que disponha de todas as ferramentas e materiais necessários para o serviço, a fim de evitar imprevistos. O executante deverá estar devidamente equipado, utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como capacete, óculos de proteção, luvas, protetores auditivos, calçados e vestimentas apropriadas.

Se for algum trabalho em altura, por exemplo, esteja com a certeza de que o cinto de segurança está funcionando corretamente. Designe somente profissionais qualificados para realizar este serviço! Além disso, certifique-se de que haja o acompanhamento de algum vigia durante a atividade, dessa forma, garantindo segurança ao serviço e aos profissionais.

Referências