Construção Modular – O que é, Tipos e Vantagens

O que é Construção Modular?

Construção Modular é um método construtivo executado através da montagem de módulos, que normalmente são produzidos em fábricas, transportados até o canteiro de obra e, por fim, montados no local designado, configurando uma estrutura modular.

O método foi previamente normalizado na NBR 5706, que somente indicava as condições exigíveis na elaboração dos projetos. Em 2010, foi publicada uma nova Norma Técnica para a construção modular, a NBR 15873, válida para todos os tipos de edificações.

Construção Modular

Esse sistema construtivo já é muito usual no exterior em razão da sua versatilidade, podendo ser utilizado em obras residenciais, comerciais e industriais, independente do estilo arquitetônico ou padrão do imóvel.

No Brasil o método de construção modular ainda é pouco aplicado, porém, o cenário vem apresentando mudanças desde o contexto emergencial da pandemia, no qual a construção modular foi amplamente adotada nas construções dos hospitais de campanha.

A construção modular pode ser utilizada para edificações temporárias, como canteiro de obras e hospitais emergenciais, ou permanentes, como residências e lojas.

Vantagens da Construção Modular

Redução do Tempo de Construção

O conograma de obra apresenta uma redução significativa, visto que os módulos podem ser feitos simultaneamente nas fábricas, o que implica na conclusão de várias partes da obra concomitantemente.

Outro detalhe é que a construção modular permite que a edificação seja pré-fabricada antes mesmo da execução da fundação, algo impossível na construção convencional.

Sustentabilidade

A forma de produção proporciona um trabalho sem desperdício de materiais ou mão de obra, assegurando a sustentabilidade do método.

Precisão e Qualidade

Em função da construção dos módulos ocorrer em um ambiente industrial, há um maior controle de qualidade sobre todas as etapas do processo.

Transporte e Limpeza

Os módulos são transportados somente quando necessário e costumam ser diretamente dispostos no seu respectivo local, o que resulta numa obra mais limpa e maior espaço de canteiro de obra.

Flexibilidade

A produção dos módulos possibilita a adaptação à necessidade individual de cada usuário permitindo modificações, desde que previamente informadas.

Tipos de Construção Modular

Aliados ao avanço tecnológico e uso de impressoras 3D, as construções modulares permitem que seus módulos sejam feitos de diversos materiais, os quais caracterizam a sua versatilidade e praticidade.

Concreto

Fazendo uso de matérias primas idênticas às utilizadas em construções de alvenaria, a construção modular de concreto é muito usual e recomendada para executar obras que demandam de cronograma acelerado e maior controle de qualidade.

Construção Modular de Concreto

Madeira

Construções modulares de madeira são consideradas uma das mais populares, visto que sua estética harmônica associada à sua aplicabilidade e facilidade de ser encontrada no mercado favorecem integralmente o seu consumo.

Construção Modular de Madeira

Outra característica desse tipo de construção é a possibilidade de reciclagem e reaproveitamento, sendo um diferencial importantíssimo para certos empreendimentos.

Aço

Se necessário resistência aliado a um menor peso, a aplicação de aço como matéria prima da construção modular é a mais recomendada. Além disso, a sua versatilidade e estética proporciona resultados singulares.

Construção Modular de Aço

O sistema de Light Steel Framing também pode ser utilizado em conjunto como a construção modular, com a possibilidade de inserção, ainda em fábrica, dos elementos referentes ao acabamento interno como revestimentos, louças, mobiliário fixo e semelhantes.

Casa em Light Steel Framing

Contêiner

As construções em contêineres se tornaram muito comuns, principalmente em edificações temporárias e uso esporádico, como área de lazer e área de alimentação nos canteiros de obras.

Construção Modular de Contêiner

Apesar de menos comum, também é possível utilizar esse tipo de construção para residências, desde que alinhado a um excelente projeto de conforto térmico e acústico.

Referências