Alvenaria de Embasamento

O que é Alvenaria de Embasamento?

Alvenaria de embasamento é a alvenaria situada diretamente sobre a viga baldrame, com a principal finalidade de regularizar o nível para o início da alvenaria de vedação, possibilitando também a passagem de tubulações, inserção de contenção lateral para aterros dos pisos e aplicação da camada impermeabilizante do contrapiso.

Alvenaria de Embasamento
Alvenaria de Embasamento

Execução

Neste sistema construtivo o material utilizado é o tijolo maciço ou bloco de concreto, que ajudam no processo de retenção da água, sendo o primeiro mais recomendado em função das suas dimensões, pois facilitam permitem diferentes espessuras para as alvenarias. Os tijolos escolhidos são assentados com argamassa de cimento e areia com o possível acréscimo de aditivos, abaixo do nível planejado para o piso acabado.

Segundo o documento Especificações e Normas Técnicas – OBRA: Emei “José Gori” – Bauru/SP, elaborado pela secretaria de Planejamento de Bauru – SP, sua disposição é feita com três fiadas de tijolos assentadas com argamassa mista de traço 1:4/12, cujas juntas devem ser menores que 1,5cm.

Diferentemente da Especificação Técnica, o Caderno Técnico de Alvenarias Diversas indica que o traço deve ser do tipo 1:2:8 (cimento, cal e areia). Como mencionado anteriormente, essa variação ocorre de acordo com a finalidade e tipo da obra, por isso a necessidade de levar em consideração as características do empreendimento, para assim analisar e adotar a melhor solução dentre as possíveis soluções.

Impermeabilização

Em função da localização e posicionamento da alvenaria de embasamento, é fundamental que exista impermeabilização em toda a alvenaria, principalmente na última fiada, de forma que não impeça a percolação da água advinda do solo para as paredes da estrutura. Ademais, recomenda-se que a viga baldrame, situada sob a alvenaria, também seja totalmente impermeabilizada para obtenção de um melhor resultado.

Viga Baldrame Impermeabilizada
Alvenaria de Embasamento Impermeabilizada

A impermeabilização mais adequada depende integralmente de cada caso, pois inúmeros fatores devem ser analisados, tais como: geometria das peças, nível do lençol freático e características específicas do local de aplicação. A execução deve atender a NBR 9574, além de especificações técnicas e semelhantes, e garantir as condições mínimas de proteção contra a passagem de fluidos nas estruturas da edificação.

Normas Técnicas (NBR)

Atualmente no Brasil, mesmo diante da inserção de alvenaria de embasamento em todas as obras construtivas, não existem normas ou diretrizes específicas destinadas para esse elemento. Entretanto, quando necessário, a secretaria de planejamento de cada cidade realiza estudos e análises os quais possibilitam a elaboração de sua própria especificação técnica para a obra de interesse.

Em vista disso, algumas especificações técnicas, memoriais de cálculo ou semelhantes podem ser disponibilizadas pela prefeitura de sua cidade, todavia é importante ressaltar que isso é possível somente quando a finalidade, estrutura e tipo das obras são compatíveis entre si.

Além disso, é possível encontrar composições completas da alvenaria de embasamento no Caderno Técnico de Alvenaria Diversas, disponibilizado pelo SINAPI.

Referências