Ventilação Natural – Tipos, Planejamento e Dicas

O que é Ventilação?

A ventilação refere-se ao fluxo de ar nas edificações e ambientes, que ocorre através de janelas, claraboias, portas, peitoris ventilados, lanternins e demais aberturas.

Ventilação

Normalmente ao tratarmos do assunto no contexto da engenharia e arquitetura, estamos nos referindo especificamente à ventilação natural, visto que a ventilação mecânica possui uma aplicação mais direta e simples.

A ventilação possui diferentes aplicações e vantagens, entre elas:

  • Renovação do ar;
  • Resfriamento psicofisiológico;
  • Resfriamento convectivo;
  • Redução ou eliminação da necessidade de climatização artificial;
  • Melhoria da qualidade do ar interior;
  • Redução dos níveis de umidade;
  • Melhoria do conforto ambiental.

Ventilação na Arquitetura

Na arquitetura a qualidade de uma edificação está diretamente relacionada ao conforto ambiental de seus cômodos, que pode ser alcançado ao atingir condições ideais de funcionalidade, iluminação, temperatura, umidade, renovação de ar e isolamento acústico. A ventilação é tida com um dos aspectos mais importantes para garantir a salubridade da edificação, sendo essencial para evitar a ocorrência da Síndrome do Edifício Doente (SED).

Para projetar a edificação e planejar corretamente a ventilação dos ambientes, é necessário entender alguns conceitos sobre os sistemas passivos de ventilação. Os objetivos e o projeto variam de acordo com o padrão de uso da edificação e com o clima local, devendo considerar os ventos predominantes do local, influência do entorno e estratégia bioclimática.

Ventos Dominantes

Os ventos dominantes são aqueles com maior incidência em determinada região, podendo variar de acordo com a época do ano. Conhecer o comportamento dos ventos dominantes é de grande importância para o planejamento das aberturas.

O site Weather Spark traz diversas informações climatológicas para cada cidade, sendo possível encontrar informações como: velocidade média, variações anuais, sazonais e mensais, direção dominante, entre outras.

Porosidade

A porosidade é dada pela relação entre a soma das áreas efetivas de ventilação e a área da fachada, sendo idealmente de pelo menos 20% em duas fachadas distintas.

Permeabilidade entre Fachadas

O projeto de ventilação natural deve promover condições de escoamento de ar entre as aberturas localizadas em pelo menos duas fachadas, permitindo o fluxo de ar necessário para atender condições de conforto e higiene. A fachada com menos aberturas deve possuir pelo menos 25% da área efetiva de ventilação da fachada principal.

Área de Ventilação

A área de ventilação exigida para cada ambiente depende principalmente de dois fatores: uso e zona bioclimática. A área mínima é indicada por uma porcentagem da área de piso do ambiente.

Para áreas de permanência prolongada, o Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética das Edificações traz os seguintes requisitos:

  • Zonas Bioclimáticas de 1 a 6 – 8%
  • Zona Bioclimática 7 – 5%
  • Zona Bioclimática 8 – 10%

Calor

A quantidade de calor gerado nos ambientes deve ser levada em consideração para determinar a taxa de fluxo de ar necessária, assim como a diferença entre a temperatura interna e externa.

Tipos de Ventilação

Ventilação Cruzada

A ventilação cruzada é caracterizada pelo fluxo de ar entre aberturas localizadas em fachadas distintas. Nesse tipo de ventilação exploram-se os efeitos de pressão negativa e positiva que o vento exerce sobre a edificação, sendo necessário posicionar as aberturas em  zonas de pressão oposta para proporcionar uma boa ventilação natural.

Ventilação por Efeito Chaminé

Pelo chamado efeito chaminé, o ar mais frio, mais denso, exerce pressão positiva, o ar mais quente, por tornar-se menos denso, exerce baixa pressão e tende a subir criando correntes de convecção.

Ventilação Zenital

A ventilação zenital recebe este nome em função da localização de pelo menos uma das aberturas, sendo o zênite definido como o ponto exatamente acima de um lugar específico.

Ventilação Mecânica

A ventilação mecânica utiliza-se de equipamentos, como condicionadores de ar e ventiladores, para forçar a circulação de ar nos ambientes. A solução mais comum para esse tipo de ventilação é o Sistema de Ar Condicionado Central. Além de controlar o fluxo de ar, alguns sistemas são capazes de melhorar sua qualidade com uso de filtros e desumidificadores.

Referências

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065