Desumidificação de Ambientes – Como fazer?

O que é Desumidificação de Ambientes?

Desumidificação de Ambientes refere-se à remoção da umidade excessiva de determinado local até que se atinja o nível desejado, seja para melhorar o conforto térmico ou evitar danos à edificação, instalações prediais, equipamentos, móveis e usuários.

Desumidificação de Ambientes

O excesso de umidade favorece a proliferação de mofo, ácaros e patógenos semelhantes, que são os principais acentuadores de problemas respiratórios, como asma, crises alérgicas, rinite, bronquite e sinusite.

Além disso, a presença de umidade dificulta a transpiração do corpo, fazendo com que a sensação térmica seja superior à temperatura do ambiente.

De acordo com a OMS, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 50%. Sendo assim, o controle de umidade no ambiente é indicado para todos os locais sujeitos a umidade intensa, independente da época ou estação climática.

Além de tornar o ambiente desconfortável e insalubre, a umidade em excesso ou demasiadamente baixa pode causar danos a sistemas elétricos e eletrônicos. Para esta finalidade, o intervalo ideal varia de acordo com o equipamento e temperatura do ambiente.

Influência da Umidade no Conforto Térmico

O Conforto Térmico em edificações indica a satisfação dos usuários em relação à sensação térmica do ambiente, que é diretamente influenciada por fatores como temperatura, ventilação e umidade.

Apesar do conforto ser frequentemente associado exclusivamente à temperatura do ambiente, é necessário considerar também sua umidade relativa e ventilação, visto que o primeiro impacta em nossa capacidade de transpiração, que regula a temperatura do corpo através do resfriamento evaporativo, enquanto o segundo é responsável pela renovação do ar e manutenção da umidade.

Em vista disso, o aumento da umidade relativa implica no aumento da temperatura percebida, enquanto a redução gera o efeito contrário. Considerar os aspectos climáticos da região no Projeto Arquitetônico é essencial para proporcionar o conforto térmico aos usuários sem depender exclusivamente de meios artificiais, gerando economia na construção e durante a vida útil do imóvel.

Como Desumidificar o Ambiente?

A desumidificação dos ambientes pode ser realizada de forma passiva, através de materiais e métodos construtivos, ou ativa, utilizando equipamentos ou sistemas de climatização e condicionamento do ar.

Alguns exemplos de soluções passivas são:

  • Carvão Ativado – ajuda na prevenção de mofo e demais fungos;
  • Sílica em Gel – realiza a remoção da umidade por adsorção em até 40% do seu peso;
  • Tinta Impermeabilizante – reduz ou impede a absorção de umidade por elementos como madeira e alvenaria, reduzindo a carga de umidade do ambiente;
  • Tijolo Vazado – é o tipo de tijolo mais indicado para locais úmidos, visto que absorve menos umidade que o tijolo maciço;
  • Circulação e Renovação do Ar – realizada naturalmente através de janelas e portas, promovem o equilíbrio da umidade e eliminam parte dos microrganismos presentes no ambiente.

Quando as soluções mais simples não são suficientes, pode-se utilizar equipamentos de climatização e condicionamento do ar para atingir os níveis de umidade desejados.

É possível encontrar no mercado diferentes soluções para desumidificar o ambiente, de acordo com a potência necessária e espaço disponível, por exemplo:

  • Desumidificador Pequeno – equipamento compacto, indicado para gavetas, armários, despensas ou local semelhante;
  • Desumidificador Individual para Cômodo – possuem maior capacidade para remoção de umidade em espaços específicos, além de serem disponibilizados no mercado em diferentes modelos que possibilitam sua instalação em locais diversos, incluindo o teto, no qual é instalado sobre o forro e é drenado através de dutos;
  • Desumidificador Industrial – equipamentos de grande porte com alta capacidade de desumidificação, recomendado para locais que necessitam de controle constante de umidade, assim como empresas, armazéns e comércios.
  • Ar-condicionado – Alguns aparelhos apresentam a função adicional de desumidificação de ambientes, no qual o próprio ar-condicionado faz a captação do vapor d’água e o condensa nas suas placas de resfriamento, deixando o ambiente com a umidade ideal.

É ideal que a escolha do equipamento seja feita em função da capacidade e necessidade de desumidificação diária, aliado às características do desumidificador no que diz respeito ao seu tamanho e especificações, tal como o filtro para retenção de partículas de poeira.

Referências