Quantitativo de Materiais: O que é e por que fazer?

O que é Quantitativo de Materiais?

O Quantitativo de Materiais é um levantamento dos materiais de construção que serão utilizados durante as etapas de execução da obra, que são definidas de acordo com o Projeto Executivo.

Para que o quantitativo seja feito de forma correta, é necessário que todos projetos da construção estejam bem definidos e detalhados.

Erros no quantitativo podem gerar grandes impactos no custo da obra, além de fazer com que o Estudo de Viabilidade, Cronograma Físico-Financeiro e Orçamento de Obra apresentem resultados que não condizem com a realidade do projeto.

Tabela de Quantitativo de Materiais

Quais os Tipos de Quantitativos de Materiais?

Os quantitativos são realizados de acordo com os projetos disponíveis. É impossível definir, por exemplo, a quantidade de areia, argamassa, brita e aço que será utilizada na estrutura se não existir um Projeto Estrutural, sendo possível apenas fazer estimativas.

O mesmo vale para os demais projetos, portanto, esta acaba sendo outra grande vantagem de adquirir todos os projetos para construção. Veja mais dicas no nosso Guia da Construção.

Quantitativo Arquitetônico

Neste quantitativo é detalhada a maior parte dos materiais que serão utilizados durante a obra. Alguns dos elementos presentes são:

O nível de detalhamento irá depender unicamente da quantidade de informações disponíveis no Projeto Arquitetônico.

Quantitativo Estrutural

Com o Projeto Estrutural é possível adicionar ao quantitativo de materiais insumos como areia, cimento, brita, formas e aço, que serão utilizado para construção das lajes, vigas, pilares e demais elementos estruturais.

Quantitativo Elétrico

A partir do Projeto Elétrico podemos incluir elementos como: fiação, equipamentos elétricos, disjuntores, caixa de distribuição, conduletes, eletrodutos, tomadas e demais itens utilizados em instalações elétricas.

Quantitativo Hidrossanitário

Apesar de vasos sanitários, pias e caixa d’água já constarem no Quantitativo Arquitetônico, com o Projeto Hidrossanitário podemos incluir elementos como: tubos e conexões, ralos, sifões, registros e demais itens utilizados em instalações hidrossanitárias.

Quantitativo de Cobertura

Neste quantitativo são detalhados os materiais utilizados para a sustentação e vedação da cobertura, como madeira, perfis metálicos, telhas, calhas e dutos de queda. Na maioria dos casos este tipo de quantitativo já está incluso no Projeto Arquitetônico, mas também é possível solicitá-lo separadamente.

Quantitativo de Luminotécnico

No Projeto Arquitetônico e Projeto Elétrico já ficam definidas a quantidade e disposição de lâmpadas, porém, caso o cliente opte por fazer um Projeto Luminotécnico, também receberá o quantitativo de acordo com os insumos e equipamentos necessários para execução do mesmo.

Quantitativo de Design

Aqui entram as cerâmicas, tintas, texturas, móveis, decorações e demais elementos que serão utilizados para o Desenho de Fachada e Design de Interiores. São materiais que visam o dar o “toque final” na edificação, melhorando principalmente sua apresentação e conforto.

Quais os elementos do Quantitativo de Materiais?

Para demonstração do quantitativo é entregue ao cliente uma planilha de quantitativo de materiais. Esta planilha contém informações importantes para a execução do projeto, como a quantidade e custo dos insumos, esquadrias, equipamentos fixos, móveis, revestimentos, entre outros.

Além disso, também é possível alterar os valores quando houver uma pesquisa de preços na cidade onde será realizada a obra, para que o orçamento fique mais próximo da realidade.

Tabela de Insumos por Etapa

Os quantitativos e custos são divididos em etapas, para que cada compra de material e alocação de recursos seja feita no tempo certo. Dessa maneira evitamos desperdício de materiais e nos prepararmos da melhor forma possível.

Por que fazer o Quantitativo de Materiais é importante?

Assim como os Projetos de Engenharia Civil, o Quantitativo de Materiais é feito com o objetivo de planejar e evitar imprevistos na obra.

É essencial que o cliente saiba exatamente quanto irá gastar durante a obra, pois só assim saberá se o orçamento condiz com sua expectativa, se irá precisar de empréstimo, se o gasto está sendo maior que o esperado (podendo assim cobrar explicações dos responsáveis), entre outros motivos.

O quantitativo também permite a elaboração do Cronograma Físico-Financeiro da obra, possibilitando o planejamento dos pagamentos e alocação de recursos por etapas

É muito importante que, antes da elaboração do quantitativo de materiais de construção, todos os itens do projeto já estejam definidos e detalhados.

É comum encontrar projetos em que somente as dimensões das portas e janelas estão especificadas, sem detalhamento de modelo e do material. Essa prática, feita muitas vezes para agilizar a entrega do projeto, acaba demonstrando descaso do projetista e pode ter um grande impacto no orçamento.

Além disso, a especificação dos elementos é importante para a eficiência energética da edificação, como vimos no Artigo sobre Avaliação de Eficiência Energética, pois o isolamento térmico e acústico depende do tipo e qualidade dos materiais.

Calculadora

Orçamento

Vai construir ou reformar? Preencha o formulário para entrarmos em contato.

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065