Alvenaria Estrutural – Guia Completo

O que é Alvenaria Estrutural?

Alvenaria Estrutural tem a função de receber as cargas da edificação e transferi-las à fundação, que por sua vez irá transmiti-las ao solo. Além disso também faz a vedação da estrutura, dispensando sistemas adicionais, como a alvenaria de vedação.

Alvenaria é a classificação dada às construções feitas com blocos de concreto, blocos cerâmicos ou pedras sobrepostas, com utilização ou não de argamassa de assentamento e revestimento. O elementos pode ser de vedação, que não suporta as cargas da edificação, ou estrutural, que veremos neste artigo.

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural deve ser prevista no desenvolvimento do Projeto Arquitetônico e detalhada no Projeto Estrutural.

Tipos de Alvenaria Estrutural

A escolha do tipo de alvenaria estrutural a ser utilizado vai depender de diversos fatores, como arquitetura, número de pavimentos, experiência do projetista, disponibilidade de empresas e materiais na região, resistência do solo, entre outros.

Em alguns casos pode ser necessário um estudo de viabilidade mais aprofundado, avaliando o custo dos diferentes sistemas construtivos.

Alvenaria Estrutural de Blocos Cerâmicos

Bloco Cerâmico Estrutural

Os tijolos para alvenaria estrutural são diferentes dos utilizados para alvenaria de vedação, sendo necessário projeto para determinar sua resistência.

O projeto estrutural de alvenaria com blocos cerâmicos deve seguir as orientações da NBR 15812, partes 1, 2 e 3, que tratam sobre estruturas deste tipo.

Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto

Bloco de Concreto

O projeto estrutural de alvenaria com blocos de concreto deve seguir as orientações da NBR 15961, partes 1 e 2, e NBR 16522, que tratam sobre estruturas deste tipo.

Vantagens

Custo

Quando comparado ao modelo convencional de concreto armado, a alvenaria estrutural mostra-se mais barata até uma certa quantidade de pavimentos, que varia de acordo com cada construção.

A economia se deve à simplicidade do projeto, redução do consumo de materiais, execução da tubulação em conjunto com a alvenaria e revestimento diretamente sobre o bloco (quando de concreto).

O tempo de execução reduzido, quando comparado ao sistema de concreto armado, ajuda a diminuir ainda mais o custo, pois impacta diretamente no gasto com mão de obra.

Economia de Materiais

Graças à resistência elevada dos blocos, é menos comum que eles se quebrem acidentalmente durante o serviço. Também não é necessário quebrar os blocos para instalação hidráulica e elétrica, como é feito na alvenaria de vedação, pois são previstos e executados juntamente com a alvenaria estrutural.

Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

Desvantagens

Projeto ‘Engessado’

Em edificações de alvenaria estrutural dificilmente vemos elementos como sacadas, marquises ou qualquer outro volume em fachadas, em função da baixa capacidade de absorver esforços de tração e flexão. Há também uma limitação no tamanho de vãos e aberturas. Apesar de não ser impossível a utilização destes elementos, o custo é mais elevado.

Além disso a planta dos pavimentos precisam ser iguais para que as paredes fiquem sobrepostas. Este é um dos pontos mais importante e o motivo pelo qual o método construtivo deve ser decidido antes mesmo da concepção do Projeto Arquitetônico.

Dificuldade para Reforma

Como as paredes fazem a sustentação da edificação, qualquer modificação requer projeto e intervenção para reforço e redistribuição das cargas. No método convencional as cargas são suportadas pelas lajes, vigas e pilares, por isso, é possível alterar as paredes e abrir novas portas e janelas sem grandes complicações.

Retirar uma parede em uma construção de alvenaria estrutural seria semelhante a destruir um pilar ou viga no sistema de concreto armado, podendo causar o desabamento da edificação.

Venda Dificultada

Por mais que você seja uma pessoa decidida e tenha certeza que nunca irá alterar a planta da casa, podem ocorrer imprevistos que levem à necessidade de venda do imóvel.

Em função das desvantagens apresentadas, muitas pessoas acabam optando pela compra de imóveis com estrutura de concreto armado, principalmente pela maior liberdade para reformas, que são extremamente limitadas e caras em edificações de alvenaria estrutural.

Menos Pavimentos

Para a maioria das pessoas esse ponto não chega a ser um problema, pois nem todos irão precisar construir mais que o limite de pavimentos. Porém, é uma limitação do sistema estrutural e deve ser considerado na escolha da solução.

Apesar de ser possível construir edifícios altos com o sistema, a indicação de especialistas é que não se ultrapasse os 25 pavimentos em função da inviabilidade econômica.

Conteúdo Relacionado

O sistema construtivo de alvenaria estrutural possui diversos elementos e componentes relacionados. Para saber mais sobre eles, veja os artigos:

Normas e Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 16868 – Alvenaria Estrutural
      • Parte 1: Projeto
      • Parte 2: Execução e Controle de Obras
      • Parte 3: Métodos de Ensaio
    • NBR 15270 – Componentes Cerâmicos – Blocos e Tijolos para Alvenaria
      • Parte 1: Requisitos
      • Parte 2: Métodos de Ensaio

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065