O que é Desenho de Fachada?
O Desenho de Fachada, também conhecido como Design de Fachada ou Projeto de Fachada, é um serviço que tem como objetivo o planejamento e detalhamento das fachadas principais da edificação, através da representação de elementos arquitetônicos e estruturais, como esquadrias, platibanda, telhado, laje em balanço, muro, entre outros.
O serviço faz parte do Projeto Arquitetônico e pode ser feito tanto para construções novas quanto para reformas, sendo o detalhamento da fachada um dos documentos requeridos para Aprovação do Projeto pela prefeitura.
Importância da Fachada
Estética
A fachada é o cartão de visita do imóvel e pode ser uma característica determinante para que o proprietário alcance seus objetivos, como vender o imóvel ou atrair clientes para um comércio. Mesmo para moradia, a fachada possui grande impacto sobre a satisfação do usuário e, consequentemente, sua qualidade de vida.
Por mais simples que seja uma edificação, a fachada deve receber um cuidado especial. Assim como cuidamos de nossa aparência e utilizamos acessórios para expressar nossa personalidade, a fachada deixa transparecer a essência da edificação e de seus usuários.
Conforto
Além da estética, a fachada é um elemento de grande importância para o conforto dos usuários da edificação, pois sua orientação em relação ao sol, cores, tipos de esquadrias e quantidade de aberturas influenciam ou são influenciadas diretamente pelas soluções de conforto térmico adotadas.
As aberturas são essenciais para o planejamento da ventilação natural do imóvel, devendo promover condições de circulação de ar entre pelo menos duas fachadas. Além disso, o posicionamento deve levar em consideração a poluição sonora do entorno, evitando vias de alto fluxo ou utilizando janelas antirruído e outras soluções de isolamento acústico.
Elementos da Fachada
Esquadrias e Vidros
As esquadrias e vidros são elementos que chamam atenção nas fachadas e são considerados um dos mais importantes no planejamento da edificação, sendo utilizados para controle de iluminação, ventilação e ruídos.
Tecnologias como vidro de baixa emissividade, vidro duplo e películas se fazem necessárias quando ocupam uma grande área da fachada.
Volumetria
Uma fachada volumétrica possui elementos que “saltam” da edificação, podendo possuir finalidade exclusivamente estética ou serem utilizados com objetivo de sombrear e proteger a fachada.
Para trazer ainda mais modernidade à fachada, é possível unir a volumetria a geometrias curvas.
Outro elemento que aproveita a evolução dos materiais e das técnicas construtivas criar volume nas fachadas é a estrutura em balanço.
Geometria Independente
Ao observarmos uma fachada, normalmente é possível identificar exatamente a localização de cada pavimento e sua altura.
Porém, é possível ‘esconder’ certas características sob a fachada, tornando-a uma estrutura quase que independente do imóvel e trazendo ainda mais personalidade à edificação.
Cobertura
A cobertura é um elemento que pode definir a forma e apresentação da fachada, basta observar a diferença estética entre uma casa com telhado aparente e outra que faz uso da platibanda, mesmo em estilos arquitetônicos semelhantes.
Para aprender mais sobre os diferentes tipos de coberturas e seus elementos, leia o artigo: Cobertura – Guia Completo
Referências
- Normas Técnicas
- NBR 6492 – Documentação Técnica para Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos – Requisitos
- NBR ISO 16283 – Acústica – Medição de Campo do Isolamento Acústico nas Edificações e nos Elementos de Edificações
- Parte 3: Isolamento de Fachada a Ruído Aéreo
- NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho
- Parte 1: Requisitos Gerais
- Parte 4: Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas — SVVIE
- NBR 16636 – Elaboração e Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos