O que é Telha de Fibrocimento?
As telhas de fibrocimento são aquelas compostas por cimento e fibras. São utilizadas como alternativa às tradicionais telhas compostas por fibra de amianto, substância cancerígena proibida desde 2017 pelo Supremo Tribunal Federal em todo o Brasil.
Trata-se de um tipo de telha presente na arquitetura brasileira desde o Brasil Colônia, que vem sendo modernizada tanto na sua composição quanto na sua aparência, sendo disponibilizado em diversos modelos e variações. Seu principal atrativo é o baixo custo, tanto do material quanto para instalação.
Tipos
Telha Ondulada de Fibrocimento
Telhas onduladas apresentam seção transversal definida por formatos de ondas regulares e faces uniforme, todavia sua forma deve ser retangular com os lados totalmente alinhados. Sua coloração é extremamente influenciada pelo tipo de pigmento presente no cimento utilizado.
Segundo a NBR 7581, pode ser encontrada com espessuras de 5mm, 6mm e 8mm; com uma tolerância de aproximadamente 8,0%. Quanto à largura, podem apresentar valores entre 910mm a 3660mm.
Seu uso é recomendado para residências ou construções consideradas como pequenas, com inclinações baixas; além disso, empresas especializadas na sua confecção apresentam inúmeros tipos de derivação, ficando a critério do projetista analisar e optar pelo mais viável para determinada situação.
Telha Estrutural de Fibrocimento
Telhas de fibrocimento estruturais apresentam superfícies uniformes e regulares, podendo apresentar variabilidade quanto a cor, de acordo cimento utilizado na sua composição e da adição de pigmentos ou aplicação de tintura.
Segundo a NBR 7581, são telhas que suportam carga maior ou igual a 2KN, quando possuem largura útil de até 0,7m, e cargas superiores a 2,5KN, quando possuem largura útil maior que 0,7m.
Seu uso é recomendado para grandes coberturas e fechamentos laterais, devendo ser estudadas previamente as condições estruturais no Projeto Estrutural da edificação, de forma que se possa comparar ao catálogo para escolha do produto mais adequado.
Instalação
Inicialmente, é fundamental ter conhecimento sobre a quantidade de telhas necessárias, dada pela razão entre a área de cobertura pela área útil da telha (veja o artigo: Quantitativo de Materiais).
A montagem inicia-se pela parte mais baixa em direção ao ponto mais alto, na sequência deve-se instalar as cumeeiras, considerando que as águas opostas devem ser instaladas no sentido contrário dos ventos.
A fixação é dada através da perfuração na telha, no ponto mais alto do perfil, e na estrutura, utilizando as brocas específicas para cada produto e considerando uma distância mínima de 5cm da extremidade livre do material.
Deve se ter cuidado no processo de inserção dos parafusos de forma que ao apertá-los não seja aplicado tanta força, evitando trincas e rachaduras; além disso não é recomendado, por fatores de segurança, que se caminhe sobre as telhas.
Manutenção
Como todo em qualquer tipo de telhado, as telhas de fibrocimento necessitam de manutenções periódicas, para aumentar a durabilidade do material e garantir a vedação da cobertura.
Em vista disso, é imprescindível que vistorias constantes sejam realizadas, utilizando tábuas de madeira para locomoção sobre as telhas, verificando se há presença de trincas, rachaduras, além do alinhamento e fixação das peças, que podem ser alterados pela ação do vento.
É válido também realizar a limpeza com a aplicação de jatos de água misturada com água sanitária, a fim de se preservar a estética do material, e verificar as calhas e rufos, eliminando a possibilidade de entupimento e surgimento de infiltrações.
A manutenção se faz ainda mais necessária quando a telha de fibrocimento é utilizada em conjunto com a platibanda, pois pode haver empoçamento da água, causando patologias construtivas desagradáveis.
Inclinação da Telha de Fibrocimento
A inclinação da telha de fibrocimento varia de acordo com as características do produto. Por exemplo, para telhas com espessura de 5mm a inclinação mínima é de 10º (17,6%), enquanto para telhas com espessura de 6mm ou mais a inclinação mínima é reduzida para 5º (9%).
Vantagens
- Redução da quantidade de telhas;
- Simplificação da estrutura de sustentação (madeiramento);
- Menor gasto com mão de obra para montagem e instalação;
Desvantagens
- Estética desvalorizada em função do baixo custo e utilização, que remete a um estilo mais simples;
- Resistência mecânica reduzida, que ocasiona maior número de manutenções, principalmente em locais com ocorrência de tempestades e chuvas de granizo.
Referências
- Normas Técnicas
- NBR 7581 – Telha Ondulada de Fibrocimento
- Parte 1: Classificação e Requisitos
- Parte 2: Ensaios
- Parte 3: Padronização
- NBR 15210 – Telhas Onduladas e Peças Complementares de Fibrocimento sem Amianto
- Parte 1: Classificação e Requisitos
- Parte 2: Ensaios
- NBR 7581 – Telha Ondulada de Fibrocimento