O que é Concreto Ciclópico?
O concreto ciclópico é um sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional. Essas pedras são popularmente conhecidas como “pedra-de-mão” ou “matacão”.

Esse tipo de concreto tem seu nome e técnica originários das construções ciclópicas gregas. Essas estruturas eram feitas com grandes blocos de pedras sem a presença de argamassa ou cimento para fixá-las.
A utilização dessas grandes pedras limitava o número de juntas, reduzindo também os pontos fracos da alvenaria.

O concreto ciclópico apresenta algumas semelhanças e pode ser até confundido com o sistema construtivo de alvenaria de pedra argamassada, mas não se trata da mesma técnica.

Esse equívoco ocorre porque o método de dosagem dos componentes não tem embasamento em estudo técnico regulamentado. Por isso a dosagem fica a critério do profissional responsável e do órgão contratante.
O ensaio de resistência à compressão é feito através da moldagem de corpos de prova e executado conforme a norma vigente para ensaio de compressão do concreto (ABNT NBR 5739).
Composição
As pedras devem ser de rochas que apresentam o mesmo padrão de qualidade da brita utilizada na preparação do concreto.
A pedra-de-mão tem granulometria variada, sendo obtida na primeira britagem, e apresenta tamanhos superiores a 10 cm e peso médio acima de 5 kg por pedra.

O método construtivo se assemelha ao processo convencional do concreto, entretanto não é comum o uso de armadura na estrutura.
Execução
As pedras-de-mão não fazem parte da dosagem do concreto, portanto não são colocadas no caminhão betoneira para evitar danos às lâminas internas do equipamento. A pedra de mão deve ser incorporada à massa de concreto no momento da concretagem e devem ser limpas e saturadas antes do seu posicionamento.

O umedecimento das pedras é um detalhe importante para o êxito da estrutura. O objetivo é prevenir a perda de água do concreto para a pedra. Isso evita alterações indesejadas nas reações de pega do cimento e não prejudica a interface pedra-concreto da mistura.
Aplicação
O concreto ciclópico é aplicado geralmente em estruturas com componentes de grandes dimensões, que possuem demanda elevada de concreto e resistência. É encontrado nas construções de muros de arrimo, fundações, barragens e estruturas semelhantes.
O uso deste concreto em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento e no transporte interno das pedras.
Vantagens e Desvantagens do Concreto Ciclópico
Por se tratar de um concreto composto por grandes pedras, sua resistência mecânica será maior que quando comparado aos concretos convencionais.
A adição de pedras proporciona volume à mistura, reduzindo a quantidade do elemento ligante, material mais caro da composição. Isso viabiliza economicamente as construções de grandes elementos estruturais de concreto sem comprometer sua resistência.
Quando o concreto ciclópico é utilizado em muros de arrimo, sua capacidade drenante é eliminada. Portanto, nessas situações, é necessário a implementação de um sistema drenante na face em contato direto com o solo, para que a pressão na estrutura seja aliviada.

A utilização desse sistema construtivo deve ser feita por profissionais habilitados que tenham experiência com o sistema em questão. Isso se deve à falta de literatura que aborde tais tipos de elementos do ponto de vista estrutural.
A heterogeneidade do conjunto também dificulta no cálculo estrutural, já que apresenta diferentes valores de rigidez nas seções transversais da peça.

Concreto Ciclópico na Arquitetura
Apesar de ser uma excelente solução estrutural, a aparência final do concreto pode ser considerada um tanto rústica. Contudo, a arquitetura foi capaz de incorporar seu design final em alguns locais.

Outro exemplo é no Parque Veneza, na Espanha. O concreto foi utilizado na arquitetura paisagística.

Referências
- ABNT NBR 5739 – Concreto – Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndricos
- Tipos de Concreto – Guia Completo