O que é Eficiência Energética?
Cada vez mais a população está se conscientizando da importância de economizar energia, para ajudar o planeta e o próprio bolso. Escolher produtos com maior eficiência energética já é uma realidade no Brasil, mesmo que o preço do produto seja mais caro, pois acaba compensando no longo prazo.
Um produto mais eficiente fará com que o gasto total seja menor ao longo da vida útil do imóvel. Mas você sabia que edificações também possuem diferentes níveis de eficiência energética?
Enquanto compramos ventiladores, por exemplo, nossa preocupação é encontrar aquele que utilize menos energia; já quando falamos de edificações, nosso objetivo é fazer com que o uso de ventiladores não seja necessário, ou que sua necessidade seja reduzida. Esse é apenas um dos fatores levados em conta para avaliar a eficiência energética de uma residência.
Além deste, podemos também avaliar a qualidade referente ao uso de lâmpadas, condicionadores de ar, aquecedores de água e ventilação. Quanto menos precisarmos de processos mecânicos/artificiais para iluminar, resfriar, ventilar e aquecer, melhor será a eficiência energética da edificação.
O que é Avaliação de Eficiência Energética?
A Avaliação de Eficiência Energética é feita para quantificar a eficiência do uso de energia da edificação em relação à iluminação, ventilação, aquecimento de água e condicionamento do ambiente. A avaliação leva em consideração diversos fatores e é calculada seguindo Normas Brasileiras e Internacionais.
É possível realizar a avaliação para edificações já construídas, para se informar antes de realizar uma compra ou aluguel de imóvel, ou para buscar meios de corrigir os problemas através de instalação de equipamentos ou reformas. Também é possível solicitar a avaliação para projetos em desenvolvimento, buscando otimizar as soluções adotadas, principalmente no Projeto Arquitetônico, a fim de tornar a edificação mais sustentável e econômica.
É extremamente indicado que a avaliação seja feita na etapa de projeto, pois é a única etapa em que as alterações não terão custo adicional e nem será necessário fazer o “quebra quebra” para adequar a edificação.
Quem Regulamenta a Eficiência Energética?
No Brasil o Programa Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações – PROCEL EDIFICA e o Programa Brasileiro de Etiquetagem regulamentam e definem critérios para avaliar a eficiência energética de edificações e projetos. Os programas são responsáveis também pela qualificação para recebimentos da Etiqueta PBE EDIFICA.
Por que fazer Avaliação de Eficiência Energética é importante?
A Avaliação de Eficiência Energética serve como comprovação da qualidade de uma edificação em relação ao aproveitamento de recursos naturais utilizados para manter o conforto térmico da mesma, sendo um grande diferencial para qualidade de vida e economia.
É muito importante realizar a avaliação, principalmente durante a fase de projeto, pois o custo para tornar a edificação confortável e econômica após construída é muito maior quando comparado ao custo de um projeto que foi pensado para ser eficiente.
Por exemplo, ao avaliarmos a eficiência energética de uma Sala de Estar e constatarmos um nível baixo de eficiência, é possível analisar o impacto de cada método para resolver o problema, como pintura externa, isolamento térmico, instalação de toldos ou brises, troca de esquadria e, após calcular exatamente a influência de cada alteração, podemos optar por aquelas que apresentarem o menor custo.
Enquanto durante a fase de projeto a troca de uma esquadria envolve pouquíssimo retrabalho, após a execução será necessário contratar uma equipe para realizar a abertura na alvenaria para troca ou instalação da nova janela, elevando o custo da intervenção.
A avaliação de eficiência energética pode ser utilizada para marketing de venda ou aluguel de imóveis, buscando atender às expectativas de um público que busca cada vez mais qualidade de vida. É importante encontrar maneiras de comprovar a qualidade de um imóvel, visto que dificilmente o comprador poderá fazer uma análise adequada com apenas algumas visitas.
Como é feita a Avaliação de Eficiência Energética?
Tudo vai depender da fase atual do projeto, se está em desenvolvimento, em execução ou se já foi finalizado. Na fase de projeto o serviço é mais simples, pois ainda podemos fazer alterações e especificações buscando otimizar o projeto, como alterar a planta baixa, escolher os tipos de janelas, tipo de cobertura, soluções para o isolamento térmico e acústico, entre outros.
Quando a obra já estiver finalizada, além da análise também deverá ser feito um Projeto de Reforma, para definir o processo de execução para implementação das alterações desejadas.