Fundações Rasas – Tipos e Dicas

O que são Fundações Rasas?

As fundações rasas são elementos utilizados como base da edificação, sendo responsáveis pela transferência das cargas da estrutura superior ao solo. Esse tipo de fundação possui a profundidade de assentamento inferior a 2 vezes sua menor dimensão ou diâmetro.

Fundações rasas transmitem carga ao solo exclusivamente pela sua base, onde ocorre o equilíbrio entre a carga aplicada e tensão no solo, portanto não são indicadas para solos moles e com baixa resistência superficial. O dimensionamento dos elementos deve ser feito no Projeto de Fundação, com auxílio da Sondagem do Solo.

Tipos de Fundações Rasas

Bloco

Blocos de fundação são elementos não armados que possuem suas tensões absorvidas pelo próprio concreto, portanto sua resistência está limitada à resistência de compressão do concreto utilizado. Pode ser feito com concreto simples, usinado ou ciclópico.

Bloco de Fundação

A dimensão mínima em planta deste elemento é de 60cm e é indicado para edificações de pequeno porte e que não apresentam grandes vãos.

Radier

O radier é tipo de fundação que se assemelha a uma laje contínua sob a edificação, podendo ser de concreto simples, concreto armado ou concreto protendido.

Radier

O radier normalmente é utilizado para obras de pequeno porte e horizontais, não sendo comum o uso em edificações altas. Apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundações rasas.

Radier Estaqueado

O radier estaqueado funciona de forma similar ao conjunto do bloco de coroamento com estacas profundas, porém neste caso o radier também contribui na transferência de cargas ao solo, podendo ser considerado um tipo de fundação mista.

Radier Estaqueado

Esse tipo de fundação é indicada para solos com elevada resistência superficial, mas que ainda requerem a utilização de estacas.

Sapata Associada

A sapata associada, também conhecida sapata combinada, é utilizada quando a distância entre dois pilares é pequena, fazendo com que as sapatas fiquem ainda mais próximas ou até mesmo sobrepostas, o que faz com que sua capacidade de carga seja reduzidda.

Sapata Associada

Nestes casos é necessário unir as sapatas, tornando um elemento único para dois pilares.

Sapata Corrida

A sapata corrida funciona como um esteira e recebe carga distribuída linearmente ou de três ou mais pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

Sapata Corrida

É um tipo de fundação muito utilizada em construções de alvenaria estrutural e pequeno porte. Também é bastante usada na construção de muros, paredes de reservatórios e piscinas.

Sapata de Divisa

A sapata de divisa é um tipo de fundação utilizada quando temos um pilar localizado no limite do terreno ou muito próximo dele. Como não é permitido invadir o terreno vizinho, pode-se deslocar o elemento de fundação, que passa a ser excêntrico em relação ao pilar, ou utilizar a sapata de divisa.

Sapata de Divisa

Em razão da assimetria do elemento, a sapata de divisa acaba apresentando maior custo que uma sapata simples, poir isso, sempre que possível deve-se avaliar o custo-benefício entre a sapata de divisa e o deslocamento da fundação.

Sapata Isolada

sapata isolada é bastante utilizada em edificações devido à sua simples execução e o seu baixo custo, além de ser bastante versátil, podendo apresentar espessura constante ou variável, e base em diversos formatos, como quadrado, trapezoidal, redondo e retangular – este sendo o mais habitual.

Sapata Isolada

Esse tipo de fundação não possui ligação com outros elementos através de vigas, estando submetidas às cargas de apenas um pilar. É necessário estar atento à possibilidade de deslizamento, em função da falta de travamento lateral. A dimensão mínima deste elemento em planta é de 60cm.

Sapata

A sapata, ou sapata simples, é um dos elementos de fundação mais utilizados na construção civil brasileira. Funciona de forma similar à sapata isolada, porém conta com auxílio das vigas baldrames para unir as sapatas tornando o sistema mais rígido e eliminando a possibilidade de deslizamento das sapatas.

Fundação com Sapatas

Visto que possuem método de execução similar, é comum que sejam usadas em conjunto com as sapatas isoladas em uma mesma construção.

Referência

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065