Tubulão – Definição e Tipos

O que é Tubulão?

Tubulão, segundo a NBR 6122, é classificado como um tipo de fundação profunda, de concreto armado, sendo composto por: cabeça, fuste e base. Essa estrutura apresenta formato cilíndrico com base alargada. Sua base com formato diferenciado é tido como sua principal característica, visto que grande parte das cargas são transmitidas para o solo através dela.

Seu uso é indicado quando as camadas rasas do solo não apresentam a resistência necessária prevista em projeto, sendo necessário a adoção de fundações mais profundas e de técnicas menos mecanizadas, sendo necessário o trabalho manual para expansão da base.

Normas

Atualmente não há normatização técnica específica para tubulões, todavia a NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações apresenta as parametrizações de dimensionamento adequadas para essa estrutura, como a recomendação de que a base apresente altura menor que 1,80m e formato de falsa elipse ou base circular.

Além disso, a NR-18 – Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção também apresenta recomendações de premissas com base na segurança e bem estar do trabalhador responsável pela execução, diferenciando-se da NBR em algumas recomendações que tange ao profissional responsável pela execução do serviço.

Tipos de Tubulão

Os tubulões são escolhidos em função do tipo de terreno a ser penetrado e também do nível do lençol freático, sendo eles segregados em dois tipos: tubulões a céu aberto e tubulão a ar comprimido (pneumático).

Tubulão a Céu Aberto

Para fundações do tipo tubulão, esse é o tipo mais usual, constituído de um poço perfurado aliado à concretagem, oriundo de perfuração manual ou mecânica. A perfuração citada é muito profunda, logo para o alargamento da sua base é fundamental a descida de uma pessoa para execução do serviço.

Além disso, é fundamental se atentar ao tipo de solo em que se está trabalhando, visto que para solos menos estáveis é necessário que haja o revestimento das paredes durante a escavação, para que não ocorram deformações e desabamentos.

Execução

Inicialmente é necessário fazer a delimitação do gabarito, marcação da circunferência do tubulão e do eixo da peça no terreno. Feito isso inicia-se a escavação do poço com o método escolhido até a cota de escavação prevista em projeto.

Quando alcançado a cota de projeto, se torna possível o alargamento e limpeza da base feito totalmente de forma manual. É importante enfatizar a necessidade de inspeção para verificar se a estrutura e o solo se encontram igual ao previsto no projeto.

Ao final do processo de execução e verificação, a estrutura está pronta para receber a armação e a concretagem.

Tubulão a Ar Comprimido

Esses tubulões eram recomendados para casos em que as estruturas são executadas abaixo do nível d’água e em obras com carregamento excessivos como pontes, viadutos e semelhantes. Atualmente a legislação proíbe este tipo de fundação, em razão dos danos à saúde do trabalhador causados pela pressão hiperbárica.

Diante disso, é perfurado um poço através de ar comprimido e o fuste é encamisado com aço ou concreto, sendo essa sua característica principal. Por ser um serviço que envolve diretamente pressão, os trabalhadores presentes devem se atentar às mudanças bruscas de pressão e se encontrarem sob observação do responsável.

Execução

A fim de se assegurar a integridade e segurança da estrutura, é fundamental que seja feito um poço inicial, com diâmetro maior que o requisitado, com a finalidade de apoiar ou indicar a direção as formas de encamisamento que serão posteriormente inseridas.

Em sequência, se dá início a escavação realizada de forma manual ou mecânica até que se alcance o nível d’água. É importante que, o avanço na escavação seja acompanhado simultaneamente da camisa escolhida, seja metálica ou de concreto.

Alcançando o nível de água, retira-se a água através de bombeamento e insere a máquina responsável pela inserção de pressão, no caso a campânula de ar comprimido, até que a cota prevista em projeto seja alcançada e a base possa ser alargada.

Finalizando, o responsável técnico pela obra se prontificará a fazer a inspeção e posterior autorização da inserção das armaduras seguido da concretagem.

Vantagens

Em função da disposição da sua estrutura, algumas das vantagens dos tubulões são:

  • Permite análises e inspeções do solo durante a execução da obra;
  • Elevado custo-benefício quanto a mobilização e desmobilização dos equipamentos;
  • Pouca vibração e ruídos durante a escavação;
  • As dimensões podem ser alteradas caso necessário;
  • A escavação é capaz de penetrar vários tipos de materiais.

Desvantagens

As desvantagens provenientes desse tipo de fundação advém em grande parte da forma que é realizada sua execução, por isso a necessidade de um projeto correto e o acompanhamento de profissionais durante todo o procedimento. As principais desvantagens são:

  • Elevado risco de desmoronamento;
  • Risco de envenenamento do ar, afetando diretamente os profissionais atuantes;
  • Maior rigor nas verificações de pressão;
  • Além disso, há limitações para o dimensionamento em função do tipo de solo e nível do lençol freático, cujos quais devem ser previstos em projeto.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações
    • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
    • NBR 14931 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento
  • Normas Regulamentadoras
    • NR-18 – Condições de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção