Laje Alveolar Protendida

O que é Laje Alveolar?

A Laje Alveolar é um elemento estrutural que faz parte da superestrutura da edificação. É um tipo de laje protendida pré-moldada, caracterizada pela presença de vazios em seu interior, chamados de alvéolos, que são responsáveis pela redução do peso próprio do elemento.

Laje Alveolar
Laje Alveolar

Apresentam seção transversal constante e possuem fios protendidos que proporcionam uma elevada resistência à tração, com a distribuição transversal das cargas obtidas com o preenchimento através de graute ou concreto.

Este elemento deve ser considerado na concepção do Projeto Arquitetônico e dimensionado no Projeto Estrutural.

Utilização

É uma estrutura muito utilizada no Brasil desde a década de 70 em estruturas de grande porte, como: estacionamentos, shoppings e supermercados, devido a sua capacidade de superar grandes vãos e balanços.

Recentemente houve um aumento do seu uso em edificações sustentáveis, principalmente pela redução no uso de materiais e possibilidade de associação com os demais sistemas, como instalação elétrica, hidráulica e de ventilação.

Fabricação

A produção das lajes alveolares se dá em longas pistas contínuas através de fôrmas fixas, com a utilização de concreto protendido, responsável pela solidarização e transferência de carga entre partes distintas e juntas entre painéis, além disso receber compactação assegurada pelo vibrador.

Laje Alveolar Protendida Pré-Moldada
Laje Alveolar Protendida Pré-Moldada

Posteriormente é realizada a liberação da protensão simultânea com o auxílio de um macaco hidráulico, seguido do corte da estrutura no tamanho definido em projeto, eliminando a necessidade de improvisos.

A largura e espessura da laje é dada em função da largura da pista utilizada, podendo variar de 1,20m a 1,25m na largura e de 0,12m a 0,5m para a espessura.

É válido ressaltar que, durante todo o processo são realizadas rígidas inspeções de controle e qualidade de forma que todas as normas e critérios sejam amplamente atendidos.

Se estocadas em obra, devem ser levados em consideração a capacidade de suporte do solo e o perfeito alinhamento da pilha, evitando inclinações capazes de influenciar na qualidade da laje.

Execução

O transporte entre a fábrica e a obra é realizado por caminhão, respeitando as recomendações de cuidado para a estrutura, evitando assim que a laje sofra esforços não previstos no seu projeto.

As demais movimentações são realizadas com o auxílio de uma fita ou dispositivos de içamento, envolvendo a laje por baixo seguindo as distâncias especificadas em projeto. Todos os procedimentos devem ser realizados de forma lenta seguindo todas as recomendações das normas e do responsável técnico.

As lajes são então dispostas nas suas devidas posições, indicando ao montador a sequência a ser seguida.

Vantagens

  • Instalação rápida e prática;
  • Proporciona a execução de uma obra mais rápida;
  • Maior limpeza na obra;
  • Redução do número de vigas;
  • Elevada resistência ao fogo (aproximadamente 3 horas);
  • Fácil implementação do projeto;
  • Alta durabilidade e resistência a cargas elevadas;
  • Elimina a necessidade de cimbramento, andaimes e vigas;
  • Bom isolamento térmico e acústico;
  • Produto extremamente flexível quanto às inúmeras possibilidades de produção.

Desvantagens

  • Estrutura inflexível;
  • Maior atenção a prazos nos demais serviços, visto que é um elemento que chega pronto para uso imediato;
  • Exige equipamentos de grande porte para seu manuseio e instalação;
  • Concretagem in loco ainda necessária, visto que é necessário a aplicação de uma camada visando uniformização e solidarização;
  • Exige uma boa logística em todos os aspectos, como: viabilidade da obra, condição de fornecimento e transporte, além de ser fundamental analisar o espaço para armazenamento e montagem;
  • Baixo custo-benefício caso não haja um fornecedor próximo da obra.

Preço

De acordo com Gerador de Preços Brasil, uma estrutura de laje alveolar pré-moldada de concreto protendido, com espessura de o,2m, com juntas preenchidas utilizando concreto de classe C25, recomendado para locais com até 3 metros de pé direito, apresenta um custo médio de R$134,00.

Referência bibliográfica

  • NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto — Procedimento
  • NBR 14861 – Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido — Requisitos e procedimentos
  • Clímaco, J. C. T. S.. Estruturas de concreto armado: Fundamentos de projeto, dimensionamento e verificação. 2ª edição. Brasília: UNB, 2008