Retrofit

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:27/05/2023

O que é Retrofit?

O retrofit é uma técnica construtiva que busca a revitalização e reabilitação de edificações envelhecidas, sendo muito utilizada por engenheiros e arquitetos no Brasil, e já possui grandes referências em diversas partes do mundo.

Esse processo não se limita apenas a prédios e residência, podendo ser realizado em áreas urbanas, parques e outros espaços públicos.

Retrofit no Empire State
Empire State

Prédios antigos, obsoletos e que perderam a funcionalidade com a passagem dos anos, estão ganhando nova vida e novos usos, mantendo seus traços originais através do retrofit.  O uso de materiais recém-lançados, soluções avançadas e novidades tecnológicas são recursos que impulsionam cada vez mais essa área.

A junção das palavras “retro” (do latim, significa movimentar-se para trás) e “fit” (do inglês, significa adaptação, ajuste) deu nome a ação de adequar obras antiquadas às necessidades atuais.

Diferente de uma restauração, que restitui um imóvel ao seu estado original, e de uma reforma, que moderniza sem comprometimento com características anteriores, no retrofit são mantidas particularidades da arquitetura original.

Etapas do Retrofit

Assim como no Projeto Arquitetônico, são necessárias analisar diversas características para definir o escopo do projeto.

Levantamento de Necessidades

A principal função desta etapa é conhecer as necessidades do proprietário do imóvel, como a função dos cômodos, características que não devem ser alteradas, nova instalações, ou seja, aquilo que o cliente espera como resultado do empreendimento.

Estudo Preliminar

Após o levantamento inicial, o projetista deverá avaliar as soluções necessárias para atender as demandas do projeto, verificando por exemplo a disponibilidade de materiais e empresas da região, sistemas e técnicas construtivas que serão adotadas, entre outros.

Projeto

Com todas informações em mãos, é hora de dar vida ao projeto. Os projetos variam de acordo com os sistemas que sofrerão alterações no retrofit, sendo normalmente necessários pelo menos:

Quais as vantagens dos projetos de Retrofit?

O processo de renovação de estruturas ultrapassadas, adaptando-as às normas vigentes, se mostra vantajoso em muitos aspectos.

Veja, a seguir, os principais benefícios:

Economia

O consumo de água e energia é consideravelmente reduzido com a substituição das instalações elétricas e hidráulicas, dos pontos de vedação e dos sistemas de climatização e irrigação, por modelos mais novos e eficientes.

Segurança

Um bom projeto de retrofit inclui a troca e/ou manutenção de equipamentos, como elevadores e sistemas de alarmes, atendendo as normas e legislações em vigor e evitando acidentes causados pela deterioração, ocorrida com o decorrer dos anos.

Acessibilidade

As construções antigas geralmente não possuem boas condições de acessibilidade. O retrofit permite corrigir essa necessidade, incorporando rampas, elevadores e tornando os espaços mais inclusivos.

Sustentabilidade

De extrema importância em tempos contemporâneos, a sustentabilidade é uma das melhorias que o retrofit pode proporcionar às construções, através da reciclagem ou reuso de materiais e da incorporação de soluções eficientes com baixo impacto ambiental.

Preservação de Patrimônio Histórico

Se você leu até aqui, já deve ter entendido que a ideia central do retrofit é aumentar a vida útil das edificações mantendo sua memória e identidade. Sendo assim, essa técnica é ideal para a preservação histórica.

Valorização Imobiliária

Um imóvel “retrofitado” ganha maior valor de mercado e se torna mais competitivo em relação aos novos empreendimentos.

Com terrenos cada vez mais escassos para a construção, a revitalização de prédios antigos está se tornando um grande investimento e o retrofit é a nova aposta imobiliária.

Quando o Retrofit deve ser aplicado?

Nem toda edificação antiga precisa passar pelo processo de retrofit. Existem casos em que a restauração, reforma ou a reconstrução total serão mais convenientes.

Deve se levar em conta os objetivos, a importância histórica, a legislação local, adequação ao entorno, entre outros fatores de levantamento e estudo, antes de decidir qual a melhor opção de projeto.

E claro, a contratação de profissionais qualificados e experientes para avaliar, gerenciar e executar o projeto garantem melhores resultados finais.

Bons Exemplos de Aplicação

Retrofit no Empire State

Empire States – Nova York

O icônico edifício Empire States em Nova York passou por um retrofit de eficiência energética, que resultou em uma redução de mais de 38% do consumo.

O edifício de escritórios mais famoso do mundo é um grande exemplo de retrofit focado em Sustentabilidade.

Tetos Sola

Ponte Blackfriars – Londres

A maior ponte solar do mundo, está localizada junto à estação de trem de Blackfriars e acima do Rio Tâmisa, em Londres.

Resultado de um retrofit, 6.000 metros quadrados de teto solar abastecem a estação com 50% da energia necessária, evitando a emissão de 511 toneladas de CO2 na atmosfera.

Retrofit do Edifício Martinelli

Edifício Martinelli – São Paulo

Tombado pelo patrimônio histórico e marco da verticalização na cidade de São Paulo, o edifício de 1929 teve fachada e volumetria preservadas, mas seu interior foi requalificado com soluções modernas, implementadas para facilitar o cotidiano nos espaços de trabalho.

Retrofit em casa Marilia Sao Paulo

Marília- São Paulo

Para adequar essa casa de 1915 ao novo uso comercial, com a eficiência energética sendo um dos principais fatores e com aproveitamento máximo da estrutura, foram realizados muitos estudos de legislação e histórico do edifício.

Referências