Calefação

O que é Calefação?

A calefação é um tipo de sistema de aquecimento artificial muito utilizado em regiões temperadas e polares, onde a temperatura atinge valores muito baixos e até mesmo negativos. No Brasil a calefação é utilizada com maior frequência na região Sul e em locais de grande altitude.

Calefação

De maneira geral, calefação é o nome que se dá ao processo de conversão de um combustível em energia térmica, dentro desse contexto surge a calefação residencial, que é realizada através de um conjunto de dispositivos, equipamentos e instalações que formam um sistema para proporcionar um conforto térmico para a residência.

Calefação Residencial

A calefação residencial pode ser feita de maneira local, em que o sistema atende a apenas um cômodo, ou de forma centralizada, em que um ponto é responsável pela geração de energia térmica que é distribuída aos demais locais por meio de radiadores ou tubulações instaladas nas paredes e pisos.

Existem basicamente dois métodos para a geração de calor nos sistemas de calefação, o que envolve a queima de um combustível (gás propano, madeira, óleo combustível e gás natural) e o que converte energia elétrica em energia térmica.

Tipos de Calefação

Sistema de Aquecimento de Água a Gás (SAAG)

Nesse sistema a geração de calor ocorre pela queima de combustíveis como gás propano, gás natural e gasolina. A energia gerada é conduzida a radiadores que aquecem a água presente na tubulação de distribuição. É um sistema mais usado como calefação central.

SAAGs que utilizam como combustível a gasolina são os menos recomendados, pois são os que mais agridem o meio ambiente, os menos seguros e de maior custo de funcionamento. Pensando na sustentabilidade ambiental, o sistema mais indicado é o que faz uso de gás natural .

Sistema de Aquecimento Solar (SAS)

O Aquecimento Solar é um método de aquecimento de água através do uso da energia solar. O processo ocorre através do Sistema de Aquecimento Solar (SAS), que é composto por coletor, reservatório (boiler), tubulação e, opcionalmente, sistema auxiliar de aquecimento.

Aquecimento Solar

O principal objetivo do aquecimento solar é a redução no consumo de energia elétrica, mas também pode ser uma opção para locais onde não há fornecimento de energia ou  para manter a disponibilidade de água quente durante interrupções do fornecimento.

Sistema de Aquecimento Elétrico

Nesse tipo de calefação a água é aquecida através de energia elétrica, assim como nos chuveiros elétricos. O sistema elétrico é indicado para auxiliar outros sistemas, pois apresenta elevado custo se comparado às demais alternativas. O aquecimento é realizado no boiler, onde a água quente é armazenada e direcionada para a tubulação de distribuição.

Piso Aquecido

Nesse tipo de calefação o calor pode ser gerado por energia elétrica, através de cabos de cobre, ou conduzido através de água ou ar, por meio da tubulação de distribuição. A instalação dos condutores fica localizada abaixo do piso de revestimento.

Piso Aquecido

O piso radiante elétrico é indicado para sistemas de calefação local, pois possui um consumo de energia elevado, dependendo da sua região.

Uma vantagem do piso radiante é que o termostato pode ser analógico ou smart com WIFI, possibilitando o controle da temperatura do piso pelo seu celular mesmo fora de casa, podendo ativar o sistema minutos antes de chegar em casa e desfrutar de um maior conforto térmico.

Ar-condicionado Split ou Compacto

A grande vantagem desse sistema é que ele é bem difundido no Brasil, pois possibilita tanto o resfriamento quanto o aquecimento do ambiente. Sua grande desvantagem como sistema de aquecimento é a baixa capacidade de retenção de calor no local.

Ar-condicionado Central

O ar-condicionado central é um sistema que possibilita a climatização de diversos ambientes de forma simultânea. O sistema possui apenas uma unidade condensadora externa e vários dispositivos internos que auxiliam na circulação de ar e controle de temperatura. Esse tipo de solução normalmente é utilizada em prédios comerciais e casas de grande porte.

O funcionamento do ar-condicionado central pode acontecer de duas formas: Sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável) ou Sistema de Dutos. Algumas vantagens do ar-condicionado central são:

  • Economia de energia;
  • Estética;
  • Economia em manutenção;
  • Redução de ruídos;
  • Temperatura homogênea.

Lareira

A lareira é um sistema de calefação que possui a estética como uma grande vantagem frente a outros sistemas; quando bem trabalhada no design de interiores o ambiente apresenta uma beleza única. O combustível utilizado nesse sistema é a madeira, que é uma fonte de energia renovável. É importante no ato da compra se certificar que a madeira tem origem de reflorestamento legal.

É um sistema de baixo custo de instalação e funcionamento, não existe norma regulamentadora para sua construção, necessitando que o projeto seja feito por um profissional familiarizado com o sistema para escolher os materiais corretos como blocos cerâmicos, argamassa e respeitar as dimensões adequadas, como altura de chaminé.

Como Escolher o Tipo de Calefação?

Para definir qual o melhor sistema utilizar em sua residência é preciso contratar um profissional que tenha experiência com os tipos de calefação disponíveis no mercado e na sua região. Algumas perguntas precisam ser respondidas, como:

  • Tempo de Funcionamento
  • Média de Temperatura
  • Incidência Solar
  • Custo de Energia Elétrica

Uma vantagem dos sistemas SAAG, sistema de aquecimento com energia solar e a lareira é que eles além de esquentar o ambiente eles podem esquentar a água da instalação hidrossanitária utilizando tubulações adequadas como tubos de CPVC, tornando o sistema multifuncional com mais conforto e economia.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão
    • NBR 7198 – Projeto e Execução de Instalações Prediais de Água Quente
    • NBR 13103 – Instalação de Aparelhos à Gás – Requisitos
    • NBR 15526 – Redes de Distribuição para Gases Combustíveis em Instalações Residenciais – Projeto e Execução
    • NBR 15569 – Sistema de Aquecimento Solar de Água em Crcuito Direto – Requisitos de Projeto e Instalação
    • NBR 15923 – Inspeção de Rede de Distribuição Interna de Gases Combustíveis em Instalações Residenciais e Instalação de Aparelhos a Gás para Uso Residencial — Procedimento
    • NBR 16057 – Sistema de Aquecimento de Água a Gás (SAAG) – Projeto e Instalação
    • NBR 16655 – Instalação de Sistemas Residenciais de Ar-Condicionado — Split e Compacto