O que são Revestimentos de Parede?
Os revestimentos de parede tem a função de preservar a construção, decorar e melhorar o isolamento térmico e acústico. A etapa de revestimento é uma das que mais sofre com a falta de planejamento da obra, pois é uma das últimas a ser executada e com alto custo, o que a torna um alvo fácil para o corte de gastos.
Por isso, é essencial que seja feito um quantitativo e orçamento dos materiais que serão usados na obra. A economia não planejada com revestimentos aumenta o gasto com eletricidade e pode causar patologias na edificação.
Os revestimentos devem ser definidos no Projeto Arquitetônico e especificados no Memorial Descritivo, pois possuem grande influência no conforto térmico e acústico da edificação. Este artigo tem como objetivo apresentar as diferentes opções de revestimentos disponíveis no mercado.
Argamassa Cimentícia
A argamassa utilizada para revestimento de paredes pode ser dosada em obra ou industrializada, assim como a argamassa para assentamento de alvenaria. Usualmente a argamassa serve como base para outras camadas de revestimentos como tinta, textura e cerâmica.
Porém, quando bem executada, é possível utilizar a argamassa como camada final, tomando os devidos cuidados com sua impermeabilização, usando o traço correto e aditivos impermeabilizantes.
Chapisco
O chapisco é um revestimento de base utilizado para tornar a superfície mais rugosa e melhorar a aderência da camada seguinte. É utilizado principalmente em tijolos cerâmicos e blocos de concreto. O traço para chapisco é 1:3 ou 1:4 (cimento:areia) em volume de materiais. Ambos traços são indicados pela SINAPI, cabendo ao projetista escolher a melhor solução.
De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 28 dias após a execução da estrutura de concreto armado, ou alvenaria armada, para aplicar o chapisco.
- Para mais informações, leia o artigo: Chapisco – Guia Completo
Emboço
O emboço é a camada responsável por nivelar a parede e pode ser usado também como revestimento final e até mesmo como massa única, desde que bem executado. O traço para emboço indicado pela SINAPI é o 1:2:8 (cimento:cal:areia) em volume de materiais. Quando aplicado em paredes externas ou locais úmidos, o ideal é que se utilize aditivos impermeabilizantes para melhorar o desempenho da argamassa.
De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 3 dias após a execução do chapisco para aplicar o emboço, podendo ser reduzido para 2 dias em climas secos e quentes (acima de 30º).
- Para mais informações, leia o artigo: Emboço – Guia Completo
Reboco
O reboco, quando necessário, é utilizado para corrigir imperfeições do emboço e dar o acabamento final da parede. Esse revestimento pode ser dispensado quando certos tipos de acabamentos são utilizados, como a cerâmica e porcelanato, pois as imperfeições serão preenchidas pela argamassa colante.
De acordo com a NBR 7200 é necessário aguardar 21 dias após a execução do emboço para aplicar o reboco e 21 dias após execução do reboco para aplicação de acabamento posterior.
- Para mais informações, leia o artigo: Reboco – Guia Completo
Gesso
O acabamento de gesso é uma opção mais barata para revestimento, porém com menor resistência e durabilidade. É indicado apenas para locais bem arejados, sem exposição ao sol e sem umidade. A indicação é que a camada não ultrapasse os 5mm de espessura pois pode haver descolamento.
Apesar do custo reduzido, o revestimento com argamassa de gesso requer maior número de manutenções, quando comparado ao reboco com argamassa cimentícia, devido ao aparecimento de fissuras e desgaste.
- Para mais informações veja o artigo: Reboco de Gesso – Vantagens, Desvantagens e Execução
Massa Niveladora
Também conhecida como Massa Corrida, indicada para áreas internas e secas, e Massa Acrílica, indicada para áreas externas e internas úmidas, tem como função corrigir os desníveis da alvenaria após a aplicação do reboco. Também pode ser usada em substituição ao reboco.
Tintas
A tinta é um dos revestimentos de parede mais utilizados para acabamento devido à grande variedade de cores, proteção e facilidade de aplicação. Em função da grande quantidade de opções, é quase impossível estabelecer um critério para comparar o custo de cada uma. Como regra geral, quanto maior o rendimento, durabilidade e brilho, mais cara será a tinta.
As tintas podem ser classificadas de diversas maneiras, sendo a mais comum pela sua composição, pois define o local onde podem ser aplicadas. Outra maneira é pela sua qualidade, geralmente divididas em econômica, standard e premium; de acordo com a NBR 15079.
Há ainda a diferenciação no brilho das tintas, que podem ser fosca, semibrilhante, acetinada e brilhante; e também na base utilizada para diluição, que pode ser em água ou solvente.
Tinta Látex
A tinta látex, também chamada PVA ou Látex PVA, é indicada para ambientes internos e secos, pois possui um alto rendimento, baixo custo e baixa resistência à umidade. O nome PVA vem da substância contida na tinta, o Acetato de Polivinila.
Principais Características
- Indicada para Uso Interno em Áreas Secas
- Secagem Rápida
- Alto Rendimento
- Baixo Custo
- Difícil de Limpar
- Nenhuma Resistência à Chuva e Umidade
- Opções de Brilho: Fosco
- Pode ser aplicada em: Alvenaria, Argamassa e Concreto
Tinta Acrílica
A tinta acrílica possui maior durabilidade, quando comparada à tinta PVA, e é impermeável. Além disso, a tinta acrílica é mais resistente às ações da chuva, umidade e sol, tornando a escolha ideal para revestimento de paredes externas e em locais úmidos.
Além de mais resistente, a tinta acrílica ainda conta com mais opções de brilho. Outra vantagem é sua lavabilidade, que permite higienizar o ambiente com mais facilidade, sendo indicada para hospitais e outros ambientes que necessitem de limpeza constante.
Principais Características
- Indicada para Uso Externo e Interno em Áreas Molhadas
- Secagem Rápida
- Lavável
- Durável
- Impermeável
- Opções de Brilho: Fosco, Semibrilho e Acetinado
- Pode ser aplicada em: Alvenaria, Argamassa e Concreto
Tinta Esmalte
A tinta esmalte, também chamada de esmalte sintético, é a opção indicada para pintar superfícies metálicas e de madeira. Sua principal característica é a película formada após secagem, sendo possível “puxar” a tinta. Pode ser encontrada à base de água e solvente.
Principais Características
- Forma Película Protetora
- Lavável
- Durável
- Impermeável
- Anticorrosiva
- Opções de Brilho: Fosco, Semibrilho, Acetinado
- Pode ser aplicada em: Madeira e Metal
Tinta Epóxi
A tinta epóxi é considerada a “top de linha” pela sua durabilidade e resistência ao ataque de químicos, proteção contra corrosão e brilho. Esta tinta é indicada para indústrias, locais com alta agressividade ambiental e locais com alta movimentação de pessoas e automóveis. Também pode ser usada em substituição à cerâmica, com o devido preparo da argamassa da base.
Principais Características
- Resistente a Ataques Químicos
- Resistente a Abrasão
- Forma Película Protetora
- Lavável
- Durável
- Impermeável
- Anticorrosiva
- Opções de Brilho: Semibrilho, Acetinado e Brilhante
- Pode ser aplicada em: Qualquer Superfície
Textura
A textura é aplicada de forma semelhante às tintas e também possui diversas opções de composição, base e qualidade. Para escolher a textura adequada basta seguir as indicações dos diferentes tipos de tinta. A textura pode ser utilizada para personalizar o ambiente com formas únicas e fugir da simplicidade. Também é útil para esconder imperfeições da alvenaria.
Grafiato

O grafiato tem função exclusivamente decorativa e é semelhante à textura, porém se diferencia pelos grãos de areia presentes em sua composição, que criam ranhuras no acabamento.
Cerâmica

A cerâmica é o revestimento mais utilizado em áreas úmidas como banheiro, cozinha e lavanderia. Sua principal característica é a impermeabilidade, que impede a infiltração de água na alvenaria e a protege da umidade. Possui o melhor custo/benefício quando comparado às outras opções de revestimentos impermeabilizantes.
Porcelanato
O porcelanato é a versão mais “chique” da cerâmica e possui maior durabilidade, acabamento mais brilhante e homogêneo, maior resistência a impacto, é totalmente impermeável e, por conta disso, também é muito mais cara, chegando a custar cerca de 5x o valor da cerâmica.
Vidro

Assim como a cerâmica e o porcelanato, o vidro pode ser utilizado para proteger uma superfície devido sua impermeabilidade, mas sem a necessidade de escondê-la graças à sua transparência. É indicado que se utilize vidro temperado e, de preferência, com película protetora para evitar maiores danos em caso de acidente.
Pastilha

As pastilhas são como pequenas “cerâmicas” utilizadas para decorar e proteger a superfície. Sua aplicação, impermeabilidade e durabilidade variam de acordo com o material com que são feitas. Existem opções de pastilhas de vidro, cerâmica, porcelanato, mármore, pedras, entre outras.
Resina
A resina é utilizada para impermeabilização de superfícies porosas sem alterar seu aspecto original. É bastante utilizada em paredes de alvenaria exposta e concreto aparente. As opções mais comuns são as Resina Acrílica e Resina Epóxi, sendo a última indicada para ambientes mais agressivos.

As resinas são essenciais para manter a alvenaria protegida e aumentar seu tempo de vida. Além da proteção, sua aplicação dará mais brilho à superfície, deixando o ambiente ainda mais bonito.
Verniz
O verniz tem a mesma função da resina, porém é indicado para aplicação em madeira. Pode ser utilizado em pisos, portas, móveis ou qualquer material de madeira que seja interessante aumentar sua proteção e brilho.
Papel de Parede
Os papéis de parede são revestimentos simples e com uma infinidade de opções de cores e desenhos, sendo possível imitar o visual de todos os outros tipos de revestimentos e até mesmo utilizar desenhos encontrados na internet ou de autoria própria.

Assim como as tintas, existem diferentes tipos de papéis de parede que são indicados de acordo com a necessidade. Há ainda papéis de parede com preenchimentos em alto relevo e veludo, que dão um aspecto diferente ao material.
- Tradicional: Uso interno em áreas secas e sem muita circulação.
- Vinílico: Uso em áreas úmidas ou que seja necessário limpeza constante.
- Tecido Não Tecido (TNT): Semelhante ao vinílico, porém com aspecto de tecido.
Referências e Normas
- Normas Técnicas
- NBR 7200 – Execução de Revestimento de Paredes e Tetos de Argamassas Inorgânicas – Procedimento
- NBR 15079- Tintas para Construção Civil – Especificação dos Requisitos Mínimos de Desempenho de Tinta Látex nas Cores Claras
- Cartilha de Tintas Imobiliárias – SINDUSCON-MG