O que é uma fachada moderna?
Apesar de ser o sonho de consumo de muitas pessoas, é muito difícil definir exatamente o que é uma casa moderna. Mesmo assim, é possível identificar diversos elementos construtivos que fazem parte desse estilo arquitetônico, veja alguns deles:
Elementos Arquitetônicos de Fachadas Modernas
Vidro
O vidro é um dos elementos mais importantes na construção civil, sendo utilizado principalmente em janelas para permitir a entrada de luz no interior da edificação. Em casas modernas é comum observar elementos de vidro de grandes dimensões, que só são possíveis graças aos avanços nas tecnologias aplicada na fabricação do vidro.
Outro detalhe importante é que o vidro, por ser um elemento de alta condutividade térmica, precisa fazer parte do planejamento de modo a garantir o conforto térmico da edificação. Tecnologias como vidro de baixa emissividade, vidro duplo ou triplo e películas se fazem necessárias quando ocupam uma grande área da fachada.
Aço
Assim como o vidro, o aço é um material relativamente recente na construção civil e vem evoluindo cada vez mais, se tornando mais resistente e durável. A introdução do aço na construção permitiu a aumentar cada vez mais a altura dos edifícios.
Antigamente, para uma edificação ser considerada ‘moderna’ bastava que fosse alta o suficiente para os padrões da época. Apesar do limite ter aumentado um pouco, a altura continua sendo um elemento que causa admiração nas pessoas.
Atualmente está em construção em Balneário Camboriú o Yacht House, que terá 274 metros de altura, se tornando o maior edifício do Brasil e maiores torres gêmeas da América Latina, e, mesmo não sendo o maior do mundo e ainda estando em fase de construção, já é admirado por muitos.
Volumetria
Uma fachada volumétrica possui elementos que “saltam” da edificação e, geralmente, possuem finalidade unicamente estética.
Geometria Definida
Apesar dos exemplos até agora mostrarem geometrias retangulares, é possível encontrar casas modernas com geometrias curvas. A parte mais importante é a precisão da geometria adotada, possível graças à evolução das técnicas construtivas. Mesmo utilizando materiais já bem conhecidos, é possível criar formas geométricas diferenciadas para dar um ar de modernidade nas edificações.
Elementos Esbeltos
Seja de aço ou concreto, quanto mais esbelto o elemento, mais moderno ele será. Essa característica é muito utilizada na arquitetura moderna pois somente é possível graças à evolução dos materiais, que vêm se tornando cada vez mais resistentes e duráveis.
Temos por exemplo o crescimento da aplicação de concreto de alto desempenho (CAD) nas edificações, que possui resistência cerca de 3 vezes maior que os concretos utilizados em construção de casas simples, possibilitando a redução dos elementos estruturais.
Estrutura em Balanço
Outro elemento que tira máximo proveito da evolução dos materiais e das técnicas construtivas é a estrutura em balanço, que pode ser em concreto ou aço. Apesar de não ser algo impossível de se executar, a estrutura em balanço normalmente possui um custo mais elevado e requer maior controle tecnológico na execução.
Também é necessário ter uma equipe qualificada, o que torna esse elemento mais exclusivo.
Ausência de Telhas
As telhas estão presentes em praticamente todas casas, sejam elas de padrão baixo, médio ou alto. Em busca de destaque, a arquitetura moderna se distancia desse elemento para adotar soluções como terraços abertos e coberturas verdes.
Mesmo quando as telhas são utilizadas, são construídas platibandas para escondê-las.
Pé-Direito Duplo
Apesar de ser um elemento presente no interior da edificação, o pé-direito duplo acaba proporcionando maior liberdade no planejamento das fachadas do projeto, pois permite o uso de vidros sem interrupção e estruturas que se unem à edificação sem atrapalhar seu interior.
Geometria Independente
É comum que, quando observamos uma fachada, consigamos dizer exatamente onde fica o primeiro e segundo andar. Porém isso não ocorre com algumas edificações modernas. A fachada independente possui vida própria e valoriza a edificação, pois torna cada projeto único.