O que é Telha de Concreto?
A telha de concreto é um tipo de telha composta por cimento, agregado e, opcionalmente, aditivos e pigmentos; normalmente possui formato retangular e perfil ondulado. Sua principal vantagem em relação a outros materiais é a durabilidade.
O material foi utilizado pela primeira vez em 1844 e passou a ser usado no Brasil a partir de 1976, sendo normatizado apenas em 1997, através da NBR 13858.
Inclinação da Telha de Concreto
A inclinação da telha de concreto varia de acordo com as características do projeto, ficando entre 17º (30%) e 65º (214%). A inclinação mínima depende do comprimento do pano de telhado, de acordo com os critérios:
- Inclinação: 17º – Comprimento Máximo: 7 metros
- Inclinação: 20º – Comprimento Máximo: 9 metros
- Inclinação: 22º – Comprimento Máximo: 11 metros
- Inclinação acima de 22º – Comprimento Máximo: 14 metros
Instalação do Telhamento de Concreto
O Caderno Técnico de Composições para Telhamento para Cobertura do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI, traz as seguintes orientações:
- Na execução dos serviços os trabalhadores deverão estar munidos dos EPI’s necessários, sendo que os cintos de segurança trava-quedas deverão estar acoplados, através de cordas, a caibros, terças ou ganchos vinculados à estrutura (nunca a ripas, que poderão romper-se ou despregar-se com relativa facilidade);
- Em cada pilha de telhas disposta sobre o madeiramento não devem ser acumuladas mais do que sete ou oito telhas; os montadores deverão caminhar sobre tábuas apoiadas em caibros ou terças, sendo as tábuas providas de dispositivos que impeçam seu escorregamento;
- Antes do início dos serviços de telhamento devem ser conferidas as disposições de tesouras, pontaletes de apoio, terças, caibros, elementos de contraventamento e outros. Deve ainda ser verificado o distanciamento entre ripas (galga), de forma a se atender à projeção mínima especificada para os beirais e que o afastamento entre topos de telhas na linha de cumeeira não supere 5 ou 6 cm;
- A colocação deve ser feita por fiadas, no sentido da direita para a esquerda do pano e do beiral para a cumeeira, com as telhas sempre alinhadas na horizontal e na vertical; a largura do beiral deve ser ajustada para que se atenda ao distanciamento máximo entre as extremidades das telhas na linha de cumeeira; para se manter a declividade especificada para o telhado, as telhas nas linhas dos beirais devem ser apoiadas sobre ripas duplas, ou ripões com altura equivalente à espessura de duas ripas;
- No caso de beirais sem a proteção de forros, as primeiras fiadas devem ser amarradas às ripas com arame recozido galvanizado;
- Na colocação das telhas, manter sobreposição longitudinal de no mínimo 10 cm; telhas e peças complementares com fissuras, empenamentos e outros defeitos acima dos tolerados pela respectiva normalização devem ser expurgadas;
- Nas posições de águas furtadas (rincões), espigões e eventualmente cumeeiras as telhas devem ser adequadamente recortadas (utilização de disco diamantado ou dispositivos equivalentes), de forma que o afastamento entre as peças não supere 5 ou 6 cm.
Tipos de Telhas de Concreto
As telhas de concreto podem ser encontradas em diferentes tipos, a depender de sua altura, comprimento, largura, cor e perfil. No catálogo da Tégula é possível encontrar os seguintes modelos:
- Prime
- Plana
- Duo Plana
- Double S
- Tradição
Para a correta montagem da cobertura, além das telhas é necessário ainda utilizar outros componentes para a vedação do telhado, sendo eles:
- Capa Lateral
- Cumeeira
- Espigão
Manutenção
Como em qualquer tipo de cobertura, os telhados que utilizam telhas de concreto necessitam de manutenção periódica, para aumentar a durabilidade do material e garantir a vedação da edificação, protegendo contra infiltrações e ventilação indesejada.
Em vista disso, é imprescindível que sejam feitas inspeções periódicas, para verificação de trincas, rachaduras, alinhamento e estabilidades das peças, entupimento de calhas, entre outros. A manutenção se faz ainda mais necessária quando a telha de concreto é utilizada em conjunto com a platibanda, pois pode haver empoçamento da água, causando patologias construtivas desagradáveis.
Características da Telha de Concreto
Vantagens
- Aumento do Isolamento Acústico;
- Elevada durabilidade;
- Elevada resistência.
Desvantagens
- Aumento do peso da edificação;
- Aumento do custo do madeiramento;
- Custo elevado.
Variável
- Aumento da inércia térmica.
- Pode ser uma vantagem ou desvantagem, a depender das estratégias bioclimáticas adotadas para garantir o conforto térmico da edificação.
Referências
- Normas Técnicas
- NBR 13858 – Telhas de Concreto
- Parte 1: Projeto e Execução de Telhados
- Parte 2: Requisitos e Métodos de Ensaio
- NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho
- Parte 1: Requisitos Gerais
- Parte 5: Requisitos para os Sistemas de Coberturas
- NBR 13858 – Telhas de Concreto
- Folheto Técnico Telhas de Concreto Tradição, Double S e Plan. Tégula Soluções para telhado
- Ziegel – História da Telha de Concreto