O que é Concreto Usinado?
O concreto usinado, também denominado concreto dosado em central, é aquele resultante de um preparo prévio realizado em usinas e transportado para o canteiro de obras através de, geralmente, um caminhão betoneira. A norma que trata deste tipo de concreto é a ABNT NBR 7212.
A depender do tipo e complexidade do projeto, a escolha do concreto poderá ser feita no Projeto Arquitetônico ou Projeto Estrutural; e suas características especificadas no memorial descritivo.
O concreto é um material da construção civil utilizado desde as civilizações antigas, mais especificamente na construção do Império Romano, utilizando componentes como a cal hidratada e cinza vulcânica, que ao serem misturados com a água enrijecem.
Junto ao desenvolvimento da humanidade, essa mistura foi sofrendo modificações resultando no concreto que utilizamos hoje. Os avanços tecnológicos referentes à fabricação do concreto resultaram na criação de diferentes tipos, buscando a otimização em diversas aplicações, sendo um deles o concreto usinado.
Sua composição segue o modelo padrão, sendo aglomerante (cimento), agregado e água, com possível inclusão de aditivos, quando necessário, principalmente no que diz respeito a preservar as características do produto durante todo o transporte e assegurar que o tempo de pega não inicie antes do previsto.
Preço do Concreto Usinado
De acordo com informações do SINAPI, o concreto usinado bombeável tipo C20 composto por brita 0 e 1, Slump 100 +/- 20 mm, excluindo o serviço de bombeamento, apresenta atualmente o valor de R$416,00 por m³. Porém, é importante destacar que o preço varia de acordo com as características necessárias, como resistência, fluidez, tempo de pega, tempo de cura, entre outras.
Quando usar Concreto Usinado?
A escolha do tipo de concreto deve ser realizada pelo projetista estrutural, que irá analisar questões como: fornecimento, transporte e resistência necessária para os elementos estruturais. Seu uso é indicado para obras de grande porte, devido a quantidade de de concreto a ser utilizado e complexidade da verificação das características do concreto, como fluidez, resistência, entre outras.
O preparo do concreto usinado em empresa especializada assegura o racionamento de insumos e um maior controle tecnológico, garantindo a segurança e qualidade do elemento. O engenheiro responsável pela obra deixa de analisar a produção do concreto e passa analisar seu recebimento, reduzindo o risco de problemas e agilizando a etapa de concretagem.
De acordo com a NBR 7212, a escolha do concreto deve ser realizada em função da:
- Resistência característica do concreto à compressão (Fck);
- Consumo de cimento por metro cúbico de concreto;
- Composição do traço;
- Tipo de cimento;
- Características específicas;
- Propriedades e condições especiais.
Execução
O preparo do concreto é realizado obedecendo ao cronograma previamente definido, levado em consideração a capacidade de produção do fornecedor e etapas de concretagem. A NBR 7212 apresenta três formas de preparo da mistura, sendo elas:
- Central Misturadora: disposição dos componentes do concreto num misturador para homogeneização total, que quando concluída é disposta no veículo de transporte e encaminhado para a obra;
- Central Dosadora: os materiais que compõem o concreto devem ser inseridos no caminhão betoneira nas quantidades previamente determinadas realizando a mistura e sendo transportado no mesmo veículo até a obra, podendo ou não haver agitação;
- Mistura Parcial na Central e Complementação da Obra: todos os componentes são dispostos no caminhão betoneira de forma integral, exceto pela água, que é adicionada somente no local da obra; trata-se de um modelo que exige rigoroso controle de qualidade.
A escolha do tipo de preparo é essencial para definição dos cronogramas e atribuições das partes envolvidas.
É importante ressaltar que a adição suplementar de água ou aditivo somente é aceita quando o concreto apresenta abatimento inferior à classe de consistência especificada, para assim alcançar a faixa estipulada.
Quando a contratante realiza o acréscimo sem necessidade, a empresa de concretagem se torna isenta de qualquer responsabilidade quanto às características do concreto.
Transporte e Entrega
O veículo destinado ao transporte, geralmente caminhão betoneira, deve possuir um revestimento de material não absorvente para que não haja perda dos componentes. O mesmo é válido para o caminhão basculante e outros meios de transporte.
Ademais, o tempo de mobilização do concreto deve atender os seguintes critérios:
- O fim do adensamento não deve ocorrer após o início da pega;
- Se o veículo utilizado for um caminhão betoneira o prazo máximo é 90 minutos;
- Se o veículo não dispor de agitação, período máximo de 40 minutos;
Quando disposto na obra, a aceitação do produto deve ser realizada somente após conferência das características presentes no documento de entrega, devendo essas serem compatíveis às características do pedido.
Quando os prazos e características não são atendidos, o contratante deve recusar o lote e solicitar uma nova entrega, sem acréscimos do custo. É importante estar atento às condições da prestação do serviço para evitar desentendimentos.
Para a disposição do concreto usinado no local previsto para a concretagem, o prazo máximo é de 30 minutos após a chegada e de 150 minutos após a primeira adição de água quando o veículo possui agitação; caso não tenha, o prazo é reduzido para 60 minutos.
Vantagens do Concreto Usinado
Pelo fato do concreto usinado ser produzido através de dosagem e procedimentos mecanizados, fora do canteiro de obras, o seu uso apresenta diversas vantagens, sendo elas:
- Redução do espaço de estocagem;
- Maior limpeza do canteiro de obra;
- Redução da mão de obra;
- Maior controle de quantidade;
- Maior qualidade e resistência;
- Maior custo-benefício a longo prazo;
- Evita o surgimento de patologias;
- Aplicação única e uniforme.
Referências
- Normas Técnicas
- NBR12655 – Concreto de Cimento Portland – Preparo, Controle, Recebimento e Aceitação – Procedimento
- NBR 7212 – Execução de Concreto Dosado em Central