Janela Antirruído – Preço e Tipos

O que é Janela Antirruído?

Janelas antirruído, também conhecidas como janelas acústicas, são aquelas que proporcionam isolamento acústico ao ambiente, ou seja, reduzem a passagem de som entre ambientes internos ou vindos do exterior, como aqueles provocados por trânsito, aeroportos, estádios, entre outros.

Janela Antirruído
Janela Antirruído

Segundo a NBR 10151, para áreas mistas com predominância de atividades comerciais ou ambientes residenciais, o valor médio a ser atingido dentro dos ambientes deve ser de 55 dB. Janelas acústicas podem ser assim consideradas quando o isolamento acústico proporcionado é acima de 30 dB.

Normas Técnicas

Atualmente, no Brasil, ainda não existe nenhuma norma que trata especificamente esse tipo de janela, porém, existem normas que abrangem janelas e esquadrias de forma geral e que podem ser utilizadas.

Usualmente, recorre-se a NBR 10821, dividida em 5 partes, que referem-se às esquadrias para edificações de forma geral. Além disso, existem disponíveis a NBR 10151 e a NBR 10152, sendo a primeira relacionada à medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas e a segunda aos níveis de pressão sonora em ambientes internos das edificações.

Estrutura

A estrutura das janelas antirruído é composta por duas ou mais lâminas de vidros com espessura de até 10mm, conectadas por câmaras acústicas e borrachas amortecedoras, podendo chegar até 20mm de espessura total. Algumas características podem exercer grande influência na qualidade do elemento, como a adoção de espessuras elevadas e diferentes entre as lâminas.

Alguns dos vidros que podem ser utilizados são:

  • Temperados;
  • Laminados;
  • Monolíticos.

A esquadria da janela também é de extrema importância, visto sua sua influência na eficiência do isolamento. Recomenda-se que seu material seja de alumínio revestido com borracha, fibra de vidro ou semelhantes, além de dispor de preenchimento com espuma de poliuretano expansível e colas impermeáveis nas juntas de dilatação.

Essas características são definidas em função, principalmente, da intensidade, distância e o tipo do ruído que se deseja conter, sendo fundamental um estudo prévio dos ruídos no local para escolher a solução mais adequada.

Tipos de Janelas Antirruído – Comuns e Sobrepostas

Janelas antirruídos do tipo comum são aquelas previstas em projeto, cujo o elemento é produzido com a finalidade de proporcionar o isolamento adequado, logo, a esquadria acústica deve ser instalada na edificação ainda durante sua construção. Suas dimensões e materiais são predefinidos e geralmente seguem recomendações padrão para esse elemento.

Janelas Antirruído

A janela antirruído sobreposta são aquelas utilizadas quando há a necessidade de impermeabilização sonora em um ambiente já construído, ou seja, aquelas acrescentadas diretamente na esquadria sem a necessidade de modificação da alvenaria. Sua instalação deve ser feita na parte interna e são tidas como ideais para locais em que se deseja preservar a fachada.

É importante lembrar que, para ambos os tipos, o cuidado em relação aos produtos de limpeza deve ser ampliado, visto que a química presente neles pode afetar a qualidade do isolamento.

Preço

O preço relativo a essa esquadria é extremamente variável em função do isolamento e formato requisitado, justificando a necessidade prévia de uma análise para assim obter um elemento de qualidade quanto a sua função.

Segundo o site Habitissimo, o valor de janelas acústicas podem variar de R$ 1900,00 a R$ 5400,00, dependendo da necessidade do cliente. Esses valores também podem apresentar variação diante do valor da mão de obra local e semelhantes.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 10151 – Acústica – Medição e Avaliação de Níveis de Pressão Sonora em Áreas Habitadas – Aplicação de Uso Geral
    • NBR 10152 – Acústica – Níveis de Pressão Sonora em Ambientes Internos a Edificações
    • NBR 10821 – Esquadrias para Edificações
      • Parte 1: Esquadrias Externas e Internas – Terminologia
      • Parte 2: Esquadrias Externas – Requisitos e Classificação
      • Parte 3: Esquadrias Externas e Internas – Métodos de Ensaio
      • Parte 4: Esquadrias Externas – Requisitos Adicionais de Desempenho
      • Parte 5: Esquadrias Externas – Instalação e Manutenção
  • Artigos e Páginas