O que é Reboco?
O reboco é um tipo de revestimento, normalmente usado em paredes, feito em argamassa ou gesso, utilizado para dar o acabamento final em elementos de alvenaria de vedação ou alvenaria estrutural.
As especificações técnicas do reboco devem ser definidas no Projeto Arquitetônico e indicadas no Memorial Descritivo.
Utilização do Reboco
Atualmente é cada vez mais raro o uso do reboco em argamassa, visto que a massa única (emboço + reboco), se executada adequadamente, possui um acabamento final com qualidade suficiente, dispensando o uso de reboco.
Outro ponto importante para o gradual desaparecimento do reboco é que, de acordo com a NBR 7200, é necessário aguardar 21 dias após execução do emboço simples para aplicação do reboco; e mais 21 dias para aplicar o acabamento decorativo, como pintura ou papel de parede. Logo, a eliminação desse elemento reduz em 21 dias o tempo de execução da obra.
Na prática dificilmente os 21 dias de espera são obedecidos, o que acaba causando patologias construtivas como fissuras, esfarelamento e descolamento do revestimento.
Traço para Reboco
A definição do traço de argamassa depende principalmente do local de aplicação, umidade e orientação solar.
É indicado que a camada final seja mais impermeável que os elementos protegidos, principalmente em revestimento externos e áreas molhadas. Como o traço 1:2:8 é muito utilizado para argamassa de assentamento, a sugestão é que se utilize traços com menor proporção de areia como: 1:4 e 1:5, para traços de cimento e areia. Já com adição de cal é possível utilizar os traços: 1:0,5:4,5 e 1:1:6.
Lembre-se que quanto maior a proporção de areia, maior será a porosidade do acabamento e, portanto, mais permeável. Caso sejam utilizados aditivos impermeabilizantes é necessário seguir as recomendações do produto.
Observe nas imagens abaixo que é possível identificar com facilidade a posição dos elementos estruturais, pois possuem maior proporção de cimento e consequentemente menor porosidade, que reduz a absorção de água e evita a proliferação de mofo e acúmulo de sujeira.
Tipos de Reboco
Reboco com Argamassa Convencional (Dosada em Obra)
A argamassa para reboco é composta por cimento, areia fina e água, podendo conter ainda cal e aditivos, que podem melhorar o desempenho e reduzir o uso de cimento.
A composição pode variar dependendo do tipo de acabamento desejado, por exemplo, utilizando aditivos plastificantes é possível aumentar a trabalhabilidade da argamassa e criar acabamentos texturizados, como o grafiato.
É importante que a escolha do traço esteja alinhada com as demais decisões do Projeto Arquitetônico, como a definição do tipo de pintura, impermeabilização e periodicidade da limpeza e manutenção.
Reboco com Argamassa Industrializada
A argamassa industrializada é uma opção para quem deseja evitar possíveis problemas nos traços, visto que é produzida em indústrias e possui um alto controle tecnológico. Além disso, agiliza a execução da obra e reduz o espaço e cuidados necessários para armazenamento de insumos.
Apesar do preço normalmente ser maior, se analisados somente os custos dos insumos, é necessário levar em conta o ganho de produtividade, que reduz o gasto com mão de obra e agiliza a entrega do empreendimento.
Reboco de Gesso
O reboco de gesso é uma opção ideal quando o objetivo principal é economia; porém sua aplicação deve ser feita exclusivamente em locais secos e bem protegidos da umidade ou de qualquer contato com a água. Portanto, deve-se evitar:
- Banheiros
- Lavanderia
- Áreas Externas
A utilização do gesso em áreas úmidas/molhadas é um dos motivos mais comuns para o surgimento de patologias nas paredes e forros, como manchas e mofos.
- Para mais informações veja o artigo: Reboco de Gesso – Vantagens e Execução
Aplicação do Reboco
A aplicação pode ser feita com colher de pedreiro ou desempenadeira. Veja os vídeos:
Aplicação de Reboco em Argamassa
Aplicação de Reboco de Gesso
Referências
- Tipos de Areia para Construção
- Normas Técnicas
- NBR 7200 – Execução de Revestimento de Paredes e Tetos de Argamassas Inorgânicas – Procedimento
- NBR 13281 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Requisitos
- NBR 13276 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação do Índice de Consistência
- NBR 13277 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Retenção de Água
- NBR 13278 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Densidade de Massa e do Teor de Ar Incorporado
- NBR 13279 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Resistência à Tração na Flexão e à Compressão
- NBR 13280 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Densidade de Massa Aparente no Estado Endurecido
- NBR 15259 – Argamassa para Assentamento e Revestimento de Paredes e Tetos – Determinação da Absorção de Água por Capilaridade e do Coeficiente de Capilaridade
- Caderno Técnico SINAPI – Argamassas