O que é Laje de Isopor?
Laje de Isopor, também conhecida como laje de EPS ou lajes pré-fabricada, são lajes cuja estrutura de concreto é preenchida com placas de isopor (poliestireno expandido). A presença desse material faz com que esse tipo de laje se torne extremamente leve e contribui para o isolamento térmico.
Apesar do nome, a laje de isopor continua sendo de concreto. O material é apenas um componente para preenchimento de vazios da estrutura, onde não há solicitação de esforços.
Para o uso de lajes compostas por isopor é fundamental que o elemento seja considerado durante o desenvolvimento do Projeto Estrutural, levando em conta a finalidade e carga da estrutura, além do desempenho necessário.
Vantagens e Desvantagens
Algumas vantagens apresentadas pelo uso desse sistema são:
- Isolamento térmico e acústico – proporcionado através de particularidades do material;
- Baixo custo financeiro – através da redução de concreto e aço a serem utilizados;
- Fácil instalação – devido o formato de sua estrutura;
- Transporte e manuseio mais ágil – devido o peso do material as placas podem ser carregadas em maior quantidade possibilita a passagem de conduítes e eletrodutos de energia elétrica;
- Menor desperdício e maior organização dos materiais.
Quanto às desvantagens, como toda obra quando mal executada algumas podem ser intensificadas, sendo elas:
- Intensificação do calor ou frio – quando seu uso é mal planejado ou executado;
- Armazenamento – as placas de isopor não podem ficar expostas a variações climáticas, sendo necessário uma estrutura coberta
- Necessidade de aditivos – para reboco, emboço e semelhantes quando aplicados no teto;
- Efeito estético ruim – necessita uso de forro para cobrir.
Execução
Assim como qualquer laje de concreto armado, lajes de isopor necessitam de uma malha de ferro e vergalhões previamente montados junto às vigotas de concreto, que servirão de apoio para a disposição das placas EPS.
Sequencialmente, o profissional responsável insere e posiciona as placas em seus respectivos locais, seguido da concretagem da laje realizada com auxílio de instrumento mecânico responsável por agilizar o processo.
É fundamental que o lançamento de concreto seja acompanhado do nivelamento em toda a superfície, deixando a mesma totalmente uniforme. Após o nivelamento inicia-se o processo de cura e por fim a retirada dos escoramentos.
O processo assemelha-se à execução das demais lajes treliçadas, que pode ser visto no artigo: Laje Treliçada – Definição, Tipos e Execução
Reboco na Laje de Isopor
Quanto à parte interna, não é recomendável que seja aplicado um reboco tradicional, pois seu uso pode proporcionar frisos e rachaduras ao material poliestireno influenciando na qualidade, durabilidade e resistência. Em vista disso, é recomendado que haja aplicação de chapisco colante e um aditivo especial para o isopor.
Além disso, outra opção é a utilização de forro, que permite maior liberdade na escolha dos materiais e tipo de acabamento.
Referências
- Normas Técnicas
- NBR 14859 – Lajes Pré-Fabricadas de Concreto – Parte 3 – Requisitos
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento
- NBR 11752 – Materiais Celulares de Poliestireno para Isolamento Térmico na Construção Civil e Refrigeração Industrial