O que é Estaca Hélice Contínua?
A estaca hélice contínua é um tipo de fundação profunda moldada in loco. Sua execução é feita através de um trado helicoidal contínuo e a injeção de concreto se dá pela própria haste central do trado.
A retirada do solo ocorre de forma simultânea à perfuração, sendo realizada a concretagem na sequência e por fim a colocação da armadura.
A profundidade e o diâmetro da estaca variam de acordo com o empreendimento, sendo suas características definidas no Projeto de Fundação. Os principais equipamentos disponíveis no mercado apresentam diâmetro de 700 mm a 1500 mm e a profundidade pode ultrapassar os 35 metros.
Equipamentos e Execução
O equipamento para a execução da estaca geralmente consiste em uma escavadeira hidráulica, adaptada com um trado com haste central. Após a locação das estacas deve ser feito uma escavação prévia no mesmo diâmetro da hélice, com uma profundidade de 30 cm para o posicionamento inicial do trado.
Sua execução é monitorada por equipamentos eletrônicos durante todo o processo, controlando a profundidade, inclinação e verticalização do trado helicoidal, velocidade de rotação e avanço do trado. Isso garante maior segurança dos elementos da fundação e do controle das etapas.
Graças ao monitoramento realizado, esse tipo de estaca também é conhecida como Estaca Hélice Contínua Monitorada.
Perfuração
A primeira etapa é a escavação realizada por meio da rotação da hélice através de um torque até a profundidade estabelecida em projeto. No entanto, é feita apenas a introdução da hélice, sem a retirada do solo, certificando a estabilidade das paredes do furo até a concretagem.
A introdução completa da hélice no solo garante que não haja alívio significativo do terreno, tornando possível sua execução tanto em solos coesivos como arenosos, na presença ou não de lençol freático.
Para aprender mais sobre as características do solo veja os artigos:
Concretagem
A injeção do concreto é iniciada após a hélice atingir a profundidade definida no Projeto de Fundação. O concreto é bombeado pela haste central do trado, que é retirado do terreno sem rotação. Nessa etapa a velocidade de extração da hélice está diretamente relacionada com a pressão e o excedente no consumo de concreto.
Não deve haver vazios entre a retirada da hélice do terreno e o preenchimento da perfuração com concreto, isso evita possíveis estrangulamentos ou seccionamentos do fuste da estaca. A norma estabelece que o concreto deve apresentar resistência característica de 20 Mpa com consumo mínimo de cimento de 350 kg/m³.
Armadura
Neste tipo de estaca, a armadura só pode ser instalada depois da concretagem. A armação, em forma de gaiola, é introduzida por gravidade ou com o auxílio de um pilão de pequena carga.
Para aprender mais sobre a função da armadura nos elementos de concreto veja o artigo: Concreto Armado – O que é? Uso e Composição
Sequência Executiva
Terminada a execução de uma estaca, o operador posiciona o equipamento para a próxima perfuração. Entretanto não é recomendado que duas estacas próximas sejam produzidas no mesmo dia, sendo indicada uma distância mínima de 5 vezes o diâmetro da fundação em questão.
Caso se trate de um bloco com 4 estacas, são executadas duas estacas na diagonal e no dia seguinte o restante.
Aplicação da Estaca Hélice Contínua
Essa estaca é uma das mais utilizadas no Brasil por sua versatilidade e praticidade, possuindo uma ampla aplicação nos mais diversos tipos de solos; entretanto não deve ser utilizada em terrenos com a presença de rochas ou matacões.
Por isso é necessária análise prévia do solo por meio de sondagens para certificar a inexistência desses materiais.
Vantagens e Desvantagens da Estaca Hélice Contínua
Por se tratar de uma estaca que não utiliza cravação, não gera vibrações nos arredores da obra, o que torna essa fundação uma ótima escolha para construções no centro urbano, pois não causará interferência nas estruturas vizinhas.
Sua execução também é rápida e possui baixa geração de ruídos, além da pouca sujeira no canteiro de obras. Outra vantagem é sua elevada produtividade quando comparada a outros tipos de estaca e pode ser executada em grande profundidade, inclusive com a presença de lençol freático.
Entretanto, o equipamento para a execução da estaca apresenta algumas desvantagens como seu tamanho, que necessita de uma ampla área na obra, e de terreno plano ou pouco inclinado para sua instalação.
Quanto a sua aplicação, também há uma restrição em terrenos com presença de rochas e matacões, que podem ocasionalmente danificar o equipamento.
Seu custo é relativamente alto quando comparado com outros métodos de execução de fundações, principalmente pela mobilização dos equipamentos.
Preço
O preço da estaca hélice contínua varia de acordo com o tamanho e quantidade exigida no projeto. Como exemplo, tem-se uma estaca com 40 cm de diâmetro produzida com os seguintes características:
- Concreto C25;
- Aço CA-50 com quantidade aproximada de 5,6 kg/m;
- Brita 0;
- Classe de agressividade ambiental II;
- Consistência S160 dosado em central.
O preço da estaca, incluindo material, mão de obra e o monitoramento das etapas de execução, é de aproximadamente R$135,00 por metro de estaca.
Conclusão
De maneira geral a estaca hélice contínua pode ser utilizada em qualquer tipo de solo, desde que sejam materiais possíveis de serem perfurados pelo equipamento. Contudo cabe ao profissional responsável fazer o levantamento correto do terreno e escolher a melhor opção para seu projeto.
Referências
- NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações
- NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento
- Gerador de Preços