O que é Claraboia?
Claraboia é um tipo de iluminação zenital, onde é possível otimizar a entrada de luz natural no ambiente. Trata-se de uma abertura na cobertura da edificação que permite a passagem de luz e, em alguns tipos, ventilação natural.
Apesar da iluminação zenital ser bastante associada à arquitetura de casas modernas, sua utilização começou durante a Europa Antiga, com a finalidade de iluminar e aliviar o peso estrutural das coberturas das grandes construções da época.
O uso da claraboia é uma excelente alternativa para ambientes que não têm ou possuem poucas janelas, como escadas, corredores e halls. No entanto, a instalação da claraboia pode ser utilizada em qualquer ambiente, até mesmo no dormitório, desde que seja utilizado sistema de fechamento para bloquear a luz quando necessário.
Vantagens
Devido a sua horizontalidade, a claraboia ilumina até oito vezes mais que uma janela de mesmo tamanho. Isto leva a uma redução da necessidade de iluminação artificial durante o dia e, consequentemente, há uma redução no custo de energia elétrica da edificação.
A circulação de ar promovida pela abertura movimenta o ar frio próximo do chão e libera o ar quente pela cobertura, proporcionando uma circulação natural do ar. O elemento é um grande aliado no planejamento da ventilação cruzada.
Elementos como a luz e ventilação natural são recursos inesgotáveis, renováveis e sem custo, tornando o projeto bem planejado e racional, bem como uma construção mais sustentável e econômica.
Tipos de Claraboias
Claraboia Fixa
Esse tipo de claraboia permite apenas iluminação, sem fornecer ventilação ao local. Pode ser utilizada em qualquer tipo de telhado, desde que projetado corretamente.
Claraboia com Ventilação
Além da iluminação do ambiente, esse tipo de claraboia contribui na ventilação. Geralmente seu uso é comum em espaços onde não há janelas ou que não contribuem para a ventilação do local.
A instalação de claraboia com ventilação em tetos muito altos requer que sua abertura seja de forma automatizada ou por meio de uma manivela que fique ao alcance da mão.
Claraboia de Policarbonato-Aerogel
Esse material substitui o policarbonato comum no intuito de evitar ações do tempo que levam ao amarelamento da peça. O policarbonato-aerogel também torna a claraboia energeticamente mais eficiente do que a de vidro e pode evitar problemas de sobreaquecimento e excesso de luz.
Claraboia de Vidro
Esse tipo de material é bastante utilizado em claraboias, no entanto é preciso ficar atento que com a passagem de luz, o calor também atravessa e pode causar alterações indesejáveis na temperatura do ambiente.
Outro ponto a ser observado é com relação a privacidade, a presença de construções mais altas no entorno da residência pode favorecer a visibilidade através da claraboia. A utilização de cortinas, vidros de maior qualidade ou camadas múltiplas podem ser adotados para resolver este problema.
Claraboia Tubular
A claraboia tubular, também conhecida como túnel de luz, é do tipo discreta e possui um sistema de reflexão de luz. Seu visual externo é arredondado e seu interior é composto por um túnel que permite que a iluminação alcance até 50m do ponto em que entrou. Sua principal função é a iluminação.
Claraboia em Banheiros
O banheiro é um ambiente muito favorecido pela entrada de luz natural, de modo que a claraboia se torna uma peça muito indicada para esses cômodos. Mesmo durante a noite, após o pôr do sol, a claraboia tem um efeito agradável.
Claraboia com Cortina
Em alguns casos, a incidência de luz natural constante da claraboia pode não favorecer o ambiente, como por exemplo em quartos e salas. Por isso uma solução muito utilizada é a colocação de cortinas para controlar a entrada de luz, também com controle automático ou manual, conforme a necessidade.
Claraboia em Lajes
O design da claraboia em laje promove um ambiente bastante elegante e pode ser utilizada tanto em lajes retas como inclinadas. Entretanto, é essencial que a cobertura seja projetada sua instalação. Não é recomendado o corte posterior da laje, que muitas vezes exigirá um reforço estrutural, não devendo nunca ser executado sem um laudo técnico e projeto estrutural.
Claraboia em Telhados
As claraboias também podem ser instaladas em coberturas de telhas cerâmicas e, nesses casos, podem ser instaladas depois da finalização da cobertura, sempre com o cuidado sobre a estrutura das telhas.
Claraboia Varanda
Recentemente desenvolvida, esse tipo de claraboia pode ser utilizada como varanda, devido ao seu sistema de abertura. Projetado para claraboias em telhados inclinados, o sistema é composto por uma janela onde suas folhas se abrem para fora da cobertura.
O caixilho da janela inferior abre-se para frente, criando uma barreira vertical resistente para a varanda e os trilhos movem-se para frente, criando um guarda-corpo em ambos os lados.
A folha superior da janela abre para cima em um ângulo de 45º, criando o espaço da varanda. A inovação promete transformar sótãos de maneira mais elegante e com design arrojado.
Instalação e Cuidados
O uso de claraboias deve ser previsto ainda na etapa de projeto arquitetônico, pois influencia em diversas características da edificação e requer planejamento de acordo com o sistema construtivo adotado e elemento onde será instalada, sendo necessário adotar medidas a fim de evitar infiltrações e aquecimento indesejado do ambiente.
O uso da claraboia exige cuidados com sua manutenção, como a verificação periódica da vedação contra a água da chuva e atenção especial ao uso do ambiente, para que haja proteção quanto à entrada de luz e calor gerado. Além dos cuidados com a temperatura interna, para que não apresente desconforto térmico na edificação.
Curiosidade
A Mitsubishi Eletric lançou um dispositivo que imita o efeito das claraboias, trazendo mais conforto para ambientes fechados como escritórios. O aparelho é composto por LED’s e reproduz sombras para simular a movimentação do sol ao longo do dia.