Light Steel Framing

O que é Light Steel Framing?

O Light Steel Framing (LSF), do inglês “steel = aço” e “framing” que deriva de “frame= estrutura, esqueleto, disposição, construção”, é um sistema construtivo autoportante caracterizado pela sua estruturação com perfis de aço galvanizados, geralmente formados a frio, que são utilizados para compor os painéis estruturais e não-estruturais, proporcionando rapidez e precisão na execução das obras.

Casa em Light Steel Framing

Conforme indica seu nome, o Light Steel Framing representa o esqueleto estrutural em aço, que tem como função absorver as cargas impostas à edificação. É um sistema que tem como fundamentos a estruturação por painéis alinhados e modulação de seus elementos.

Assim como o drywall, o Light Steel Framing (LSF) é um sistema industrializado e ainda não apresenta amplo uso no mercado brasileiro, quando comparado às estruturas de concreto armado e alvenaria de vedação, porém vêm apresentando bons resultados e crescente aceitação.

Tipos de Light Steel Framing

Os tipos de Light Steel Framing dizem respeito ao perfil utilizado no sistema construtivo, o qual são separados em três: perfis laminados, soldados e formados a frio.

Os perfis laminados e soldados são fabricados a quente, entretanto enquanto o laminado apresenta maior economia os perfis soldados são mais utilizados graças a sua versatilidade.

Os perfis de aço formado a frio são obtidos através de dobramento ou por meio de perfilagem de tiras de aço laminadas a frio ou a quente. Válido lembrar que o termo a frio refere-se à execução em temperatura ambiente.

Componentes

O sistema construtivo Light Steel Framing não se resume somente a sua estrutura, mas também aos seus vários elementos e “subsistemas” denominados como painéis estruturais, sendo composto por paredes, pisos e coberturas. Além disso, todos os elementos são constituídos por perfis leves de aço galvanizado formados a frio.

Os painéis estruturais do LSF se dão através da montagem pela combinação de seções transversais, “C” simples, “U” enrijecido (Ue) e “U” simples, unidas com parafusos e espaçadas igualmente entre si. com variação de 400mm a 600mm conforme os resultados do cálculo estrutural. Sua execução geralmente é feita em fábrica, sendo montado em obra somente se necessário.

Vantagens do Light Steel Framing

Quando comparado à construção convencional as principais vantagens são:

  • Os produtos utilizados são padronizados e sujeitos a rigorosos controle de qualidade;
  • O aço é um material com elevada resistência mecânica que, por consequência, influencia na durabilidade;
  • Fácil manuseio no transporte e montagem;
  • Facilita a execução de instalações hidráulicas e elétricas;
  • Construção mais rápida e limpa;
  • Aumento na produtividade;
  • Flexibilidade no Projeto Arquitetônico;
  • Estrutura leve, aplicando menos cargas na fundação.

Assim como as demais decisões de projeto, é necessário analisar todas características do sistema construtivo no planejamento e elaboração do Projeto Estrutural, assim como verificar a viabilidade técnica-financeira da solução através de estudo de viabilidade.

Métodos de Construção

Referente ao Light Steel Framing, existem cinco métodos de construção, sendo eles:

Método Stick

Esse método é indicado para situações em que não é viável a pré-fabricação, ou seja, a fabricação dos painéis é feita no canteiro de obras, sendo os painéis, lajes, colunas, contraventamentos e tesouras de telhados montados já no local. Assim, os perfis já apresentam as perfurações específicas destinadas às instalações hidráulicas e elétricas.

Método por Painéis

Os elementos são todos pré-fabricados e montados no local, tendo a junção feita conforme os modos convencionais com parafusos, proporcionando maior agilidade e alto controle de qualidade.

Método da Construção Modular

É um sistema construtivo totalmente pré-fabricado com a possibilidade de inserção ainda em fábrica dos elementos referentes ao acabamento interno como revestimentos, louças, mobiliário fixo e semelhantes, podendo ser estocados no próprio canteiro.

Método “Balloon Framing” e “Platform Framing”

Derivação do método Stick, remete-se ao modo de montagem, ou seja, para o método Balloon a estruturação do piso e através de fixação nas laterais dos montantes além dos painéis com tamanhos contínuos abrangendo mais de um pavimento, enquanto que no método Platform os pisos e as paredes são dispostos sequencialmente e os painéis não ultrapassam o tamanho referente a um pavimento.

É importante lembrar que todos os métodos demandam de estudo prévio ainda durante a concepção do empreendimento, de modo que seus benefícios sejam melhor aproveitados e implantados com segurança.

Referências

Atualmente não existem normas específicas referente à execução do sistema Light Steel Framing, porém a sua execução pode ser realizada com apoio de normas mais abrangentes relacionadas aos perfis de aço e dimensionamento das estruturas.

  • Normas Técnicas
    • NBR 6355 – Perfis estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização
    • NBR 8800 – Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mistas de Aço e Concreto de Edifícios
    • NBR 14762 – Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio
    • NBR 15217 – Perfilados de Aço para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall – Requisitos e Métodos de Ensaio
    • NBR 15253 – Perfis de Aço Formados a Frio, com Revestimento Metálico, para Painéis Estruturais Reticulados em Edificações – Requisitos Gerais