Slump Test – O que é, Como Fazer e Normas

O que é Slump Test?

Slump Test, também conhecido como Ensaio de Consistência ou Ensaio de Abatimento, é um ensaio utilizado para analisar a fluidez do concreto e deve ser realizado pelo método do tronco de cone para concretos simples, conforme a NBR 16889, ou de espalhamento e habilidade passante em fluxo livre, no caso de concreto autoadensável, conforme a ABNT NBR 15823-2 e ABNT NBR 15823-3, respectivamente.

Slump Test

Para o concreto preparado pelo construtor, devem ser realizados ensaios de consistência sempre que ocorrerem alterações na umidade dos agregados e nas seguintes situações:

  • Na primeira amassada do dia;
  • Ao reiniciar o preparo após uma interrupção da jornada de concretagem de pelo menos 2 horas;
  • Na troca dos operadores;
  • Cada vez que forem moldados corpos de prova.

Para o concreto preparado por empresa de serviços de concretagem, o Slump Test deve ser feito a cada betonada. No caso de concreto autoadensável, a frequência de realização dos ensaios está estabelecida na NBR15823-1.

O Slump Test serve para verificar a fluidez do concreto e garantir que o material será capaz de preencher a fôrma e envolver a armadura corretamente. A informação também é essencial para analisar se o concreto atende às especificações de fluidez para ser considerado um concreto bombeável e/ou concreto autoadensável.

Equipamentos

Conforme NBR 16889, são necessários os seguintes equipamentos para realização do Slump Test:

  • Molde
  • Haste de Adensamento
  • Placa de Base
  • Trena ou Régua Metálica
  • Concha de Seção U

Procedimentos

Ensaio de Abatimento em Concreto (Slump Test)
  • Colocar a Placa de Base sobre superfície rígida, plana, horizontal e livre de vibrações;
  • Umedecer o Molde e a Placa de Base;
  • Colocar o Molde sobre a Placa de Base;
  • Preencher o Molde com concreto utilizando a Concha U;
    • Durante o preenchimento o operador deve colocar os pés sobre as aletas a fim de manter o Molde estável;
    • Deve-se preencher o molde em 3 camadas, com 1/3 da altura do Molde cada;
  • Adensar cada uma com 25 golpes utilzando a Haste de Adensamento;
    • Para a camada inferior, é necessário inclinar a Haste e efetuar metade dos golpes em espiral até o centro;
    • Para adensamento das camadas superiores, a Haste deve ultrapassar a camada adensada e apenas penetrar na camada anterior;
    • Caso o concreto fique abaixo da borda do Molde, é necessário preencher e realizar o arrasamento do concreto.
  • Limpar a Placa de Base no entorno do Molde;
  • Retirar o Molde;
    • A retirada do molde deve ser feita na vertical, cuidadosamente e com movimento constante, e deve levar entre 4 e 6 segundos;
    • Não devem ser feitos movimentos rotativos;
  • Imediatamente após a retirada do Molde deve-se medir o abatimento e a diferença entre altura do Molde e altura do eixo do corpo de prova.

Observações

  • O tempo decorrido entre as etapas de preenchimento do Molde e sua retirada deve ser no máximo 150 segundos.
  • A duração total do ensaio, a partir da coleta da amostra até a retirada do molde, não pode ultrapassar 10 minutos.

Referências

  • Normas Técnicas
    • NBR 8953 – Concreto para Fins Estruturais – Classificação pela Massa Específica, por Grupos de Resistência e Consistência
    • NBR 15823 – Concreto Autoadensável
      • Parte 1: Classificação, Controle e Recebimento no Estado Fresco
      • Parte 2: Determinação do Espalhamento, do Tempo de Escoamento e do Índice de Estabilidade Visual – Método do Cone de Abrams
      • Parte 3: Determinação da Habilidade Passante – Método do Anel J
      • Parte 4: Determinação da Habilidade Passante – Métodos da Caixa L e da Caixa U
      • Parte 5: Determinação da Viscosidade – Método do Funil V
      • Parte 6: Determinação da Resistência à Segregação – Métodos da Coluna de Segregação e da Peneira
    • NBR 16889 – Concreto — Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco de Cone

Matheus Carvalho

Engenheiro Civil na CarLuc Engenharia CREA - RS238065