Tipos de Extintores de Incêndio

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:28/08/2022

Para cada tipo de incêndio existem diferentes tipos de extintores para auxiliar no controle e combate das chamas. O fogo, por sua vez, possui a capacidade de se propagar rapidamente, transferindo-se de um material para o outro. Por isso os incêndios são divididos por classes, em função do material combustível. Desse modo, o agente extintor de cada tipo é responsável pelo combate de cada incêndio.

Extintor de Incêndio

O extintor é o principal Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) na elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) das edificações. De acordo com a norma NBR 12693 o extintor é um aparelho de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios contendo o agente extintor destinado a combater princípios de incêndio. Neste artigo serão apresentadas as classes de incêndio e os tipos de extintores recomendados para cada uma.

Classes de Incêndio

Classe A – Fogo que envolve materiais combustíveis sólidos como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e outras fibras orgânicas. Esses materiais queimam em superfície e profundidade e deixam resíduos.

Classe B – Fogo causado pela combustão de líquidos e/ou gases inflamáveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente na superfície.

Classe C – Fogo cuja origem envolve equipamentos e instalações elétricas energizadas.

Classe D – Fogo gerado por metais combustíveis como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio.

Classe K – Fogo originado por combustíveis cuja composição apresenta um nível de gordura saturada como óleos de cozinha e gordura.

Tipos de Extintores de Incêndio

Água (H20)

A base do conteúdo do extintor é água potável pressurizada. Sua utilização é recomendada para incêndios da classe A. A extinção do fogo ocorre por resfriamento, agindo em materiais como madeiras, tecidos, papéis. Seu uso é proibido para incêndios de classe B e classe C.

Gás Carbônico (CO2)

O extintor composto por dióxido de carbono realiza a extinção do fogo por meio do abafamento da chama e em seguida, o resfriamento. É indicado para incêndios de classe B e classe C, agindo em materiais combustíveis, líquidos inflamáveis e também contra chamas provenientes de equipamentos elétricos. No entanto seu uso não é recomendado para ambientes pequenos e sem ventilação, devido a sua substância ter propriedade asfixiante.

Pó Químico B/C

Seu princípio de extinção é através de reações químicas. Esse tipo de extintor é indicado para incêndios de classe A e classe C, controlando chamas oriundas de líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos.

Pó Químico A/B/C

Este tipo de extintor age por meio de reações químicas e abafamento (no caso de incêndios classe A). Seu uso é indicado para incêndios de classe A, B e C, sendo utilizado para o controle de incêndios de basicamente qualquer natureza.

Espuma Mecânica

Este extintor possui como agente uma substância semelhante a um detergente concentrado (LGE) e água. Quando entra em contato com o ar, durante o choque mecânico da saída do equipamento, é produzida a espuma. Essa, por sua vez, forma uma película sobre a chama, que abafa e resfria. Seu uso é indicado para incêndios de classe A e classe B e proibido para incêndios de classe C.

Extintor classe D

O agente extintor desse equipamento é à base de cloreto de sódio (NaCl), que isola o metal do oxigênio, levando o material ao resfriamento e à rápida extinção das chamas. Seu uso é indicado para incêndios classe D, combatendo as chamas de metais combustíveis como magnésio, sódio e lítio.

Extintor classe K

Sua composição possui uma substância alcalina denominada Acetato de Potássio diluída em água que reage com a gordura saturada formando uma espuma que abafa as chamas e controla os vapores e combustíveis quentes. É indicado para combater incêndios de classe k, por isso é geralmente encontrado em cozinhas industriais.

Curiosidade

Estudantes de Engenharia desenvolveram um extintor que combate incêndios com ondas sonoras. O aparelho é composto por um gerador de frequência e um amplificador que produz ondas sonoras na faixa de 30 a 60 Hertz, levemente audíveis para os ouvidos humanos. Nessa faixa de frequência, as ondas são capazes de separar o oxigênio do combustível no incêndio.

Extintor de Incêndio Sonoro
Extintor de Incêndio Sonoro

Referências

  • NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis
  • NBR 12693 – Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio
  • NBR 9695 – Pó para Extinção de Incêndio