O que é o Orçamento de Obra?
O Orçamento de Obra é uma etapa de projeto de grande importância para os projetos de engenharia e arquitetura, sendo necessário para diversas situações, como estudos de viabilidade, análise de custo-benefício e planejamento de recursos. De acordo com a norma técnica ABNT NBR 16636-1, é definido como:
Detalhamento dos custos de todos os elementos inerentes ao projeto e à execução de determinado objeto de construção.
Somente através do orçamento de obra o proprietário saberá se tem condições de comprar ou financiar o imóvel, seja para moradia ou investimento.
Tipos de Orçamento de Obra
Orçamento Expedito
O Orçamento Expedito é o tipo de orçamento com menor precisão. É uma estimativa de preço baseada em custos históricos, índices, gráficos, correlações e comparação com projetos similares.
Um dos índices mais conhecidos para elaboração do Orçamento Expedito é o CUB (Custo Unitário Básico), fornecido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que indica um valor de construção por m² de acordo com a Unidade da Federação e Padrão da Edificação.
Exemplos de Quantitativos Expeditos
- Área de Fôrma (m²) = Volume de Concreto x 12 (m³)
- Peso de Aço (kg) = Volume de Concreto (m³) x 100
- Volume de Remoção de Entulho = Volume de Demolição x 2
- Volume Total de Concreto (m³) = Área Construída x 0,16
- Área de Reboco = Área de Alvenaria x 2
Orçamento Preliminar
O Orçamento Preliminar é mais detalhado do que o Orçamento Expedito, pois utiliza o levantamento quantitativo do projeto analisado, além de utilizar valores reais para os insumos e serviços com maior impacto, identificados através da curva ABC.
Enquanto a avaliação expedita é utilizada no estudo de viabilidade, o Orçamento Preliminar costuma ser utilizado na fase de anteprojeto.
Apesar da maior precisão do Orçamento Preliminar, o orçamentista ainda pode fazer uso de levantamentos expeditos de algumas quantidades e atribuição de custos para alguns serviços. Nesse tipo de orçamento o objetivo é avaliar elementos e soluções que causam maior impacto no custo do empreendimento.
Orçamento Detalhado
O Orçamento Detalhado é elaborado utilizando composições de custos unitários, como a SINAPI e TCPO, e pesquisa de preços de insumos e serviços diretamente com vendedores e prestadores de serviço.
Esse tipo de orçamento precisa chegar a um valor bem próximo do custo real da obra, com uma reduzida margem de incerteza, sendo necessário que os projetos de engenharia já estejam concluídos, a nível básico ou executivo, para correta obtenção dos quantitativos.
Para o usuário final normalmente o orçamento é dado como um valor global para entrega da edificação, sendo de interesse das construtoras e orçamentistas calcular o custo real da obra e evitar desperdícios para conseguir um preço competitivo.
Planilha Orçamentária (Orçamento Sintético)
A demonstração do custo global de referência é feita por meio do orçamento sintético da obra, também conhecido como Planilha Orçamentária.
Conforme Baeta (2012), a Planilha Orçamentária é a relação de todos os serviços de uma obra com as respectivas unidades de medida, quantidades e preços unitários. Ou seja, o orçamento sintético é a planilha que demonstra a soma dos custos totais de referência dos serviços, de acordo com o conceito apresentado no Decreto nº 7.983/2013.
Elementos da Planilha Orçamentária
- Documentos
- Tabela de Insumos – Listagem de todos insumos previstos para a obra, preferencialmente em arquivo Excel para que seja possível atualizar o valor dos itens de acordo com novos orçamentos;
- Tabela de Serviços – Listagem de todos serviços previstos para a obra, preferencialmente em arquivo Excel e dividido em etapas que possam ser orçadas com diferentes prestadores de serviços e empresas.
- Informações
- Custo Unitário – Valor unitário para execução de uma unidade de medida do serviço previsto no orçamento de referência e obtido com base nos sistemas de referência de custos ou pesquisa de mercado;
- Composição do Custo Unitário – Detalhamento do custo unitário do serviço que expresse a descrição, quantidades, produtividades e custos unitários dos materiais, mão de obra e equipamentos necessários à execução de uma unidade de medida;
- Custo Total do Serviço – Valor resultante da multiplicação do quantitativo do serviço previsto no orçamento de referência por seu custo unitário de referência;
- Custo Global – Valor resultante do somatório dos custos totais de referência de todos os serviços necessários à plena execução da obra ou serviço de engenharia.
Referências
- BAETA, André A. Pachioni P. – Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas –. São Paulo: Pini, 2012. p. 62.
- Decreto nº 7.983, 08 de Abril de 2013 – Estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, e dá outras providências.
- Normas Técnicas
- NBR 16636-1 – Elaboração e Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos – Parte 1: Diretrizes e Terminologia
- NBR 12721 – Avaliação de Custos Unitários de Construção para Incorporação Imobiliária e Outras Disposições para Condomínios Edifícios – Procedimento
- Câmara Brasileira da Indústria da Construção
- Custo Unitário Básico (CUB) – Indicador dos Custos do Setor da Construção Civil