CarLuc Engenharia

Inspeção Predial – O que é, Roteiro e Normas

O que é Inspeção Predial?

A inspeção predial é a atividade realizada com objetivo de caracterizar a edificação e seus sistemas, subsistemas, equipamentos e componentes, em seu atual estado de conservação e funcionamento, de forma a possibilitar a avaliação das condições de uso, manutenção, segurança, habitabilidade, durabilidade e, se necessário, planejamento das atividades de recuperação e preservação destes.

Inspeção Predial

A inspeção predial tem caráter fundamentalmente sensorial, portanto, não tem como objetivo detectar vícios ocultos que não tenham manifestado funcionamento inadequado, sintomas ou sinais aparentes, ou que somente possam ser identificados por ensaios específicos.

Etapas da Inspeção Predial

O desenvolvimento das etapas deve ser planejado conforme o tipo da edificação, consideradas suas características construtivas, idade, instalações, equipamentos e qualidade da documentação entregue ao profissional habilitado. Conforme NBR 16747, as etapas da inspeção predial são divididas em:

Levantamento de Dados e Documentação

O profissional habilitado deve solicitar acesso para consulta aos documentos que devem servir a análise. A listagem dos documentos solicitados deve ser confrontada com a fornecida, consignando-se no laudo técnico de inspeção predial.

Análise

O profissional deve verificar se os documentos técnicos, em geral, estão devidamente arquivados e em poder do responsável legal, proprietário, síndico ou gestor predial, conforme NBR 5674 e NBR 14037.

As não-conformidades e falhas constatadas na análise da documentação devem estar relacionadas e descritas no laudo técnico de inspeção predial.

Vistoria (Anamnese)

Vistorias da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes, com objetivo de obter informações e coletar dados, por meio de entrevistas, sobre a edificação e seu histórico, para instruir o profissional na realização da inspeção predial.

As vistorias devem considerar:

As vistorias podem ser realizadas por equipe multidisciplinar, conforme a complexidade e/ou especificidade das instalações existentes na construção.

Classificação das Irregularidades

Anomalias

Caracterizam-se pela perda de desempenho de um elemento, subsistema ou sistema construtivo e são ainda divididas em:

Falhas

Caracterizam-se pela perda de desempenho de um elemento, subsistema ou sistema construtivo, decorrentes do uso, operação e manutenção.

Recomendações

As recomendações devem ser apresentadas de forma clara e acessível e indicar ações necessárias para restaurar ou preservar o desempenhos dos elementos manutenidos, de acordo com o tipo de falha apresentada, seja pelo uso, anomalias, manifestações patológicas, documentação irregular ou baixo desempenho. Além disso, recomenda-se indicar manuais, ilustrações e normas pertinentes para facilitar as providências a serem tomadas.

As recomendações técnicas podem indicar ainda a necessidade de contratação adicional de profissional especialista (para inspeção predial especializada) e/ou serviços técnicos com ensaios e avaliações específicas, para emissão de relatórios e pareceres complementares ao laudo técnico de inspeção predial.

Priorização

As recomendações técnicas devem ser organizadas em patamares de urgência, conforme a seguir.

Prioridade 1

Ações necessárias quando a perda de desempenho:

Prioridade 2

Ações necessárias quando a perda parcial de desempenho, real ou potencial, tem impacto sobre a funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas e sem comprometer a saúde e segurança dos usuários.

Prioridade 3

Ações necessárias quando a perda de desempenho, real ou potencial, pode ocasionar pequenos prejuízos a estética ou quando forem programáveis e passíveis de planejamento, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor da edificação.

Avaliação da Manutenção e Uso

A avaliação consiste em analisar situações referentes às atividades e documentação das atividades de uso e manutenção, sendo exemplos:

Redação e Emissão do Laudo Técnico de Inspeção

O laudo técnico de inspeção predial é o documento completo resultante da inspeção realizada, que deve ter, no mínimo, as seguintes informações:

Para mais informações, veja o artigo: Laudo Técnico – Guia Completo 

Inspeção Predial é Obrigatória?

Até o momento não existem leis federais que obriguem a realização de inspeções prediais, porém, é importante lembrar que os sistemas possuem Normas Técnicas que exigem inspeção e manutenção periódica, sendo aconselhável segui-los para manter a segurança dos usuários e se proteger judicialmente.

Além disso, existem leis municipais e estaduais que tratam da inspeção predial periódica, portanto é necessário pesquisar a legislação aplicável para cada caso.

Exemplos de Elementos e Condições para Inspeção

Exemplos de Documentos para Inspeção

Referências

Sair da versão mobile